Autor Tópico: Saber quando se desfazer de um carro  (Lida 8939 vezes)

Offline jmnp

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II 1.2 RN (2000)
Saber quando se desfazer de um carro
« em: 15 de Fevereiro de 2015, 22:14 pm »
Boas,

Se não se importarem, gostaria de colocar aqui uma dúvida existencial. Sou dono de um Clio 1.2 RN (1º registo em Maio de 2000, só faltam 3 anos e pouco para ele ter direito de voto  :grin:). Comprei-o em segunda mão há 3 anos, por 2 mil euros.

No último ano tem dado alguns problemas que fizeram alguns estragos na minha carteira, coisas relacionadas com o sistema de fechadura das portas, com o radiador, e já não sei que mais. Ainda agora gastei 300 euros. Penso que vou ter de trocar os pneus dentro de meses ou de um ano. Em julho tenho uma revisão. O carro anda bem, mas necessita de reparações com alguma frequência (vai à oficina umas 3-4 vezes por ano por problemas variados). Acontece também que estou a pensar em comprar um carro de maior dimensão, mas esta compra até pode esperar uns 2-3 anos. No fundo, estou um pouco indeciso.

A minha questão é: a partir de quando, de que limite de despesas, deveria considerar desfazer do Clio? Se for à revisão em Julho e me derem um orçamento elevado (qual o limite de "elevado"?), compensa avançar com as reparações ou mais vale desfazer-me do carro? Como é que vocês decidem desfazer-se de um automóvel cujo de fim de vida se aproxima? ("Fim de vida" é um claro exagero, mas não encontro outra expressão.)

Cumps

Offline Bruno moff

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Megane breakdci 105 2008
Re: Saber quando se desfazer de um carro
« Responder #1 em: 15 de Fevereiro de 2015, 22:41 pm »
Venho entao dar a minha opiniao,deixando os pontos que eu acho importantes nestes casos:Quantos kms fazes anualmente?Se trocares o teu por um carro de 2006/2007,qual a garantia que este nao te vai dar os mesmos problemas que o teu tem/teve?Estás na disposiçao em dares anualmente 100,150 euros de iuc,se adquirires um carro de 2008 em diante?Estas com folga financeira para ficares agarrado a uma prestaçao durante alguns anos?Eu normalmente faço as contas anuais,se gastares 600,700e anuais divides isto x 12 meses da te um valor simpatico de despesa.Se o carro chega para as tuas necessidades actuais e nao queres mostrar carros ao vizinhos,pensa bem se vale mesmo a pena.Isso do fim de vida é relativo,ninguem melhor que tu para avaliar o estado real do carro.Eu vim dum 525 tds grande carro mas com consumos elevados e tenho uma megas de 2008,80kk feitos apos a compra e a diferença de consumo de gasoleo 2,5-3 lts aos 100 deu para todos os gastos que tive com a carrinha,capas das bielas,4 pneus,revisao da distribuiçao,todas as restantes revisoes e ai uns 3 iuc.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #2 em: 16 de Fevereiro de 2015, 10:35 am »
Vou deixar a minha experiência: eu sou dono de um Citroen C2 VTR 1.4Hdi de 12/2007 e estou ultra satisfeito com o carro que comprei em Agosto de 2012.

No entanto, e tendo em conta que o carro foi comprado usado, os anos começam a pesar, e este ano teria uma nota preta para gastar nele de forma a pô-lo em condições para poder rular na melhor maneira possível nos próximos 3/4 anos:

-Amortecedores novos;
-2 pneus novos;
-Arranjar alcatifa do descanso do pé da embraiagem
-Palas do sol.

Como podem ver, teria aqui uns bons 700/800€ para gastar.

Aproveitando o facto do carro ainda ter algum valor comercial e poupando a minha carteira, optei na quinta feira passada por trocar de carro e formalizei a compra de um Clio IV 1.5dci Luxe.

Concluindo: há que ponderar quantos anos vamos ficar com o carro, se no estado em que ele está compensa arranjá-lo e mantê-lo por mais uns anos e finalmente se podemos aproveitar o facto de o carro ainda ter algum valor comercial para nao o vendermos ao desbarato. Para mim as questões dos IUC já são paralelas, porque neste momento comprar um carro que não "apanhe" o novo IUC já começa a não compensar pois são carros com mais de 7 anos e meio...

Offline JCAFERRA

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Garagem : Skoda Fabia 1.4TDI(2008);DaciaLogan MCV 1.2GPL(2015)
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro de 2015, 11:43 am »
Eu sou da mesma opinião
Um carro vale aquilo a que nos propusermos!
Qualquer carro comprado novo ou usado tem os seus encargos e mensalidade.
Se o carro que temos serve para aquilo que precisamos a sua manutenção sai sempre mais barata que adquirir um outro novo ou usado com os problemas que podem trazer.
Esse tens e sabes o que trocas e que quando trocas faz mais x quilometros.
Resta apenas veres se o que queres do carro é o que ele te dá e se vale apena o risco de adquirir um novo/usado e a sua manutenção face a este

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #4 em: 16 de Fevereiro de 2015, 12:02 pm »
Eu acho que devemos trocar de carro, quando a mulher começar a dizer que ligamos mais ao o carro do que a ela...lol

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline JCAFERRA

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Garagem : Skoda Fabia 1.4TDI(2008);DaciaLogan MCV 1.2GPL(2015)
« Responder #5 em: 16 de Fevereiro de 2015, 12:54 pm »
Nesse caso não é ainda pior ou ela também fica grudada no carro? :)
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2015, 12:57 pm por Chico-do-Besouro »

Offline jmnp

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.2 RN (2000)
« Responder #6 em: 16 de Fevereiro de 2015, 17:46 pm »
Obrigado pelas respostas.

Com o Clio costumo andar à volta de 10-11 mil km por ano. Serve essencialmente para uso urbano (casa-trabalho), mas faço frequentemente Lisboa/Aveiro + Aveiro/Viseu, neste tipo de viagem é que sinto falta de algo um pouco mais confortável e potente. Quando falei em comprar carro novo, expressei-me mal, estava a pensar num automóvel de 2008-2009, do género Opel Astra, Fiat Bravo, algo nesta categoria, usado portanto mas mais recente, à volta de 10 mil euros.

Por agora, creio que o Clio ainda pode durar uns anos, e acho que seria desperdício trocá-lo já.

Obrigado

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #7 em: 16 de Fevereiro de 2015, 18:37 pm »
A altura certa é quando já estás farto do carro ou queres algo melhor.

Desfazer do carro por avaria nem sempre é a solução mais correta, isto porque:
-Ou vendes o carro ao desbarato para conseguir vender ou é uma avaria que consigas passar a batata quente a outro sem se aperceber;
-Compras um outro carro usado e se calhar de um carro que já está pago em que tinhas que gastar 500€ para andar, compras-te um a 10mil € que 1 mês depois dá uma despesa de 1000 ou mais;
-Passas de um carro extremamente fiável para um cheio de problemas crónicos (aí depende do carro em si mas já vi muita gente a cometer esse erro);

O ponto negativo de reparar o que tens passa apenas para o caso de vires a ter mais avarias e dares por ti com bastante dinheiro enterrado no carro.

Acho que por pneus e revisão não vale a pena, isto porque depois o carro que comprares tens que gastar dinheiro na revisão na mesma (pode até ser mais cara) para além que podes ter também que trocar pneus e de um carro em que se arranja pneus a menos de 60€ cada, provavelmente passas para um carro paí de jante 16 ou 17 em que não arranjar pneus a menos de 100€ cada.

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro de 2015, 19:47 pm »
Tudo muito complicado.. O meu vermelho já passei essa fase que deveria ter desfeito dele.. Agora estou a levar com as consequências..

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
« Responder #9 em: 16 de Fevereiro de 2015, 22:34 pm »
Eu acho que devemos trocar de carro, quando a mulher começar a dizer que ligamos mais ao o carro do que a ela...lol

Cumptos

No meu caso foi quando ela começou a dizer que já gastava mais dinheiro no carro que com ela... Ainda pensei em trocar de mulher por uma mais nova mas depois apercebi-me que uma mais nova tinha mais gastos para a mimar inicialmente. Optei então por trocar de carro por um mais novo, pelo menos não me da despesas para ja

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro de 2015, 14:08 pm »
Isto é um assunto demasiado ambiguo, onde cada cabeça terá a sua sentença, e muitas vezes isso só serve para complicar/confundir quem tem de tomar a decisão...

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #11 em: 17 de Fevereiro de 2015, 19:07 pm »
Eu sei quando é que me desfazia do meu... era quando tivesse dinheiro para um novo... certamente que não andava a enterrar dinheiro neste cangalho  :laugh: :laugh:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #12 em: 17 de Fevereiro de 2015, 19:21 pm »
rodrigo só te digo uma coisa...

:happy: :happy: :happy: :happy: :happy: :happy: :happy:

muito bem dito

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 17 de Fevereiro de 2015, 20:25 pm »
É daquelas coisas onde tem que se por a matemática em prática.
Há que analisar o valor do investimento com a aquisição de um outro veiculo vs fazer manutenção ao que já temos.
Normalmente um carro novo, começa a ser um carro velho a partir dos 5 anos, pois é normalmente nesta altura que começa a ter que levar amortecedores, correia de distribuição, etc manutenção que se torna cara comparativamente com o valor comercial do carro.
Por isso há que fazer contas e ver se temos dinheiro que chegue para comprar outro veiculo ou manter o que temos.

Depois há outras situações a ter em conta, o aumento do valor do seguro, dos impostos etc, e ver se compensa ou não fazer a manutenção ao que já temos.

Depois vem a componente de risco. Todos já sabemos que em caso de acidente, os danos são sempre avultados, e a não ser que seja uma coisa ligeira, normalmente as companhias de seguros criam dificuldades em pagar.
Se tivermos um carro "novo" e que esteja a ser pago a credito, e se tivermos um acidente, corremos o risco de ficarmos sem carro mas mantermos na mesma o credito para pagar.

Por isso, na minha opinião, caso o carro que tenhamos cumpra com as nossas necessidades, vale a pena investir numa manutenção de qualidade, pois o valor do investimento é muito menor do que o investimento que iria ser feito com a aquisição de outro veiculo.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #14 em: 17 de Fevereiro de 2015, 20:31 pm »
Rodinhas, mas depois incorres noutro problema, como ainda na semana passada vi: quando começas a ter um carro dito "velho" o valor comercial começa a baixar drasticamente,  e infelizmente essa pessoa que conheço teve um acidente sem culpa alguma, mas como ele tem um Renault Clio de 92 ou 93 e o valor comercial é uma valente treta, a seguradora chegou-se à frente com 650€ e ele tem de comer e calar porque o valor comercial do carro é em muito inferior ao valor da reparação...

Por isso tem de se ponderar muito bem que tipo de reparação é necessária fazer e por quanto mais tempo vamos ficar com o carro..