Autor Tópico: Vareta óleo partida  (Lida 11285 vezes)

Offline PedroS

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Garagem : Renault Scenic 1.9dCi 2001
Vareta óleo partida
« em: 21 de Março de 2015, 17:10 pm »
Boas,
hoje depois de verificar o óleo ao colocar a vareta na minha Scenic I (2001) senti um estalar, volto a desapertar e a vareta estava partida +- a meio  :sad:. Já liguei a alguns amigos e ouvi diferentes opiniões mas gostava de saber se há mal em deixar andar (é meia vareta, não é um pedacinho) ou se devo conseguir tira-la sem stress, ou se devo levar a quem perceba mais que eu.
Só a liguei para colocar dentro da garagem, 5metros e desliguei logo.

Obrigado desde já.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Vareta óleo partida
« Responder #1 em: 21 de Março de 2015, 17:19 pm »

Offline PedroS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 21 de Março de 2015, 17:23 pm »
Vou tentar retirar o que lá ficou por cima, senão só tirando o carter fora ne?  :lipsrsealed:

Offline PedroS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 21 de Março de 2015, 18:15 pm »
Vi alguma coisa sobre retirar o tubo que serve de guia, dizem ser só 1 parafuso e desencaixar do carter... Verifica-se?

Offline PedroS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 22 de Março de 2015, 14:39 pm »
Bem, hoje um amigo meu veio cá dar uma ajuda visto perceber mais de mecânica do que eu e tiramos o tubo ("guia") por onde a vareta se enfia. E esta já não está lá. Aquilo faz uma curva em direção ao bloco. Provavelmente ao cárter não? Ele disse que o melhor era tirar o cárter fora e remover a vareta (se é que ela lá está) mas vi noutros fóruns pessoal a dizer que depende da constituição do bloco e que na maior parte dos casos a vareta acaba por não fazer mal. Mas agora estou com medo de pegar no carro. Alguém me tranquiliza?

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #5 em: 22 de Março de 2015, 15:30 pm »
Já passaste no tópico que te indicaram lá em cima?

Offline PedroS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 23 de Março de 2015, 07:30 am »
Sim passei. E foi daí que tirei a ideia de tirar fora o tubo de ligação ao cárter. Só que esta já não está lá. A minha dúvida é se nem sequer devo pegar no carro ou se posso ver isso para a semana. À partida tem rede que não permite a vareta chegar dentro do motor não?

Offline PedroS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 01 de Abril de 2015, 18:07 pm »
Visto ninguém conseguir ajudar eu tenho arriscado andar com a carrinha. Mas há desenvolvimentos. Comprei uma vareta nova e ao colocar a mesma ela não entra,o que significa que a outra ainda lá está certo :huh: Para além disso verifiquei que o pedaço que caiu ainda foi de cerca de 30 centímetros. Na guia de plástico que falam no outro tópico ele já não se encontra mas depois ainda tem o ??tubo metálico?? para baixo que faz ligação ao cárter. Alguém tem dica para resolver?

Obrigado mesmo por qualquer ideia ou sugestão  :lamp:

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #8 em: 01 de Abril de 2015, 20:24 pm »
retira o carter e tira a dita por baixo

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #9 em: 01 de Abril de 2015, 20:42 pm »
Visto ninguém conseguir ajudar

Ajudamos-te tu é que não quiseste dar ouvidos, se lesses o tal topico que eu te indiquei e depois o luisnogueira voltou-te a relembra tinhas lido nesse mesmo topico isto

Carter Fora  :cry:

Offline PedroS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 01 de Abril de 2015, 22:43 pm »
Obrigado pela ajuda. Se a única solução é tirar o cárter vou ter de deixar para quem sabe pois isso vai além daquilo que sei fazer...

Xmarine

• Visitante
« Responder #11 em: 01 de Abril de 2015, 23:06 pm »
Há muitos motores em que o suporte/tubo da vareta dá para retirar. Costuma estar segura com um parafuso. Convém depois ao monta-la, colocar vedantes novos. Se não der, tens mesmo de tirar o carter.

Mal de andar assim... depende da sorte.Normalmente ela fica no fundo do carter e não há grande mal. mas se por acaso calha a entupir a bomba de óleo... aí sim... pode o motor ficar em plenas condições de fazer uma mesa de centro para a sala :P

Gostava de ajudar mais que isto mas no tópico só diz que é uma Scenic 1. E como sabemos existem ainda uns quantos motores diferentes em Scenic 1 (tanto gasolina como diesel.... que também não é esclarecido no tópico). Acho por isso estranho que se exija ajuda quando é vedado aos possíveis ajudantes as informações mais basicas ;)
« Última modificação: 01 de Abril de 2015, 23:12 pm por Estique La Pisse »

Offline PedroS

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 02 de Abril de 2015, 11:20 am »
Tens razão, desculpa ;) Por lapso esqueci-me de indicar que é uma Scenic 1 Fase 3 1.9dci 102cv...
Quanto ao tirar o cárter, tens ideia de quanto me podem levar para fazer isso?
O meu drama é que o óleo que lá está tem cerca de 1000km e foi do melhor (e mais caro) que arranjei, não o queria desperdiçar.
De qualquer forma a vareta continua no tubo de acesso porque a nova não entra (está obstruído). Tirei o tal tubo que falas-te e ela está mais para baixo, depois da parte extraível, mas não deve estar muito (pelo tamanho que partiu), só que aquilo curva bastante e não dá para espreitar lá para dentro.
Eu liguei para um amigo meu que tem uma pequena oficina, ele tem uma garra daquelas com uma "mão" na ponta. Mas ele só me pode ajudar na próxima 4ª feira. Será que com uma garra desse estilo consigo obter a vareta sem desmontar o cárter?
Obrigado pelas dicas que me deste ;) Disponibilizo a informação que for necessária... Foi mesmo esquecimento porque quando criei o tópico ainda estava em pânico  :embarrassed:

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 02 de Abril de 2015, 16:39 pm »
Sim. Com uma "garra" dessas es capaz de conseguir. Isso vende-se nas lojas dos chinocas e é barato. Até  podes conseguir uma  antes de 4a feira.

Sent from my german car with Angela Merkel on the boot!