Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
17 de Abril de 2026, 13:55 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Laguna II - Erro carga bateria
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Laguna II - Erro carga bateria (Lida 11183 vezes)
ruifduarte
1.0 SCe
Localidade: Sintra
Garagem : Laguna II - 1.6 16v
Laguna II - Erro carga bateria
«
em:
05 de Maio de 2015, 15:14 pm »
Olá a todos,
estou com um problema no quadrante da minha carrinha
aparece a mensagem de 'ERRO CARGA BATERIA'
imagem do erro -»
Já esteve na oficina representante da Renault, mas não me resolvem o problema.
Será que alguém por ai me pode dar uma ajudinha ?
Abraços a todos
«
Última modificação: 06 de Maio de 2015, 13:43 pm por Tony do atrelado
»
Registado
nelsonjrgomes
1.5 DCi
Localidade: Lisboa
Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Laguna II - Erro carga bateria
«
Responder #1 em:
05 de Maio de 2015, 15:25 pm »
Viva,
A minha também, de vez em quando, se lembrava de me brindar com essa mensagem de erro (dava-me a sensação de ser mais frequente no tempo húmido). Se estiver tudo bem com o alternador (que acredito ser a primeira coisa a verificar), o que me disseram num concessionário da marca é que era problema no próprio quadrante, e que só a substituição do mesmo solucionaria o problema.
Eu andei uns 3 ou 4 anos com o carro assim, e nenhum mal veio ao mundo.
Lembro-me de um colega aqui no fórum relatar que podia ser problema de falta de massa no carro, e que teria resolvido o problema dele deste modo, mas nunca soube como foi o desfecho.
Assim, se for uma mensagem ocasional, e se o alternador estiver a carregar bem a bateria (que é o mais importante), faz como eu... deixa andar...
Registado
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...
ruifduarte
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
05 de Maio de 2015, 16:06 pm »
Boas,
a minha carrinha também começou assim, com as mensagens ocasionais, mas foi aumentando a frequência até que ficou permanente e fiquei empanado sem bateria
Na oficina... uma bateria nova €€€
o problema ficou na mesma e disseram-me que seria o alternador, mais um alternador novo €€€
mas não resolveu nada.
Conclusão, já meti bateria e alternador novo, muitos €€€€€, e agora dizem-me que é o erro do quadrante que não envia sinal ao alternador (não excita o alternador) para começar a carregar quando ligo o carro.
Provisoriamente, tenho um botão no interior do carro (12v) para excitar o alternador manualmente e ai ele começa a carregar e já não tenho problemas.
Gostava de resolver esta coisa, mas também não me garantem que o problema seja mesmo do quadrante, só metendo o quadrante novo €€€€ e depois logo se vê... e eu a pagar !!!
Abraço
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
«
Responder #3 em:
05 de Maio de 2015, 16:07 pm »
Colocas um quadrante em segunda mão.
Registado
ruifduarte
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
05 de Maio de 2015, 16:15 pm »
E será que ao colocar um quadrante em 2.ª mão, ele vai ter que ser programado, ou basta substituir um pelo outro ?
Abraço
Registado
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
«
Responder #5 em:
05 de Maio de 2015, 16:22 pm »
Depende dos extras que tenhas e depende dos extras que tenha o carro de onde veio o quadrante . Eu só disse isso no sentido de nao estares a comprar um novo se não sabem a 100% que é disso e evitas gastar mais €€ desnecessarios
Registado
nelsonjrgomes
1.5 DCi
Localidade: Lisboa
Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
«
Responder #6 em:
05 de Maio de 2015, 17:20 pm »
Li por aqui algures que é só trocar, mas os km são guardados no quadrante, portanto o carro vai ficar com os km que marca o quadrante "novo". Atenção que há 2 ou três tipos de quadrantes diferentes, sendo o que tens o high end - outros não têm o CB
Registado
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...
joaocarlosneto
1.0 SCe
Localidade: Algoz
Garagem : Laguna II phase II 2.0dci 150cv
«
Responder #7 em:
05 de Maio de 2015, 17:57 pm »
Tambem já tive esse problema na minha Laguna, no meu caso foi mesmo o alternador que deixou de carregar a bateria.
Aqui no forum há um topico sobre isso, na altura que me aconteceu, andei a pesquisar e realmente o problema pode nem ser do quadrante nem do alternador nem da bateria, havia um user aqui do forum que tinha um mau contacto no quadrante, pelo que percebi o quadrante tem um fio ligado ao alternador, que se estiver com mau contacto dá origem a essa mensagem de erro, o quadrante fica a "pensar" que o alternador não está a carregar, mas é apenas um mau contacto.
Faz uma pesquisa aqui pelo forum que deves encontrar.
Registado
Laguna Break 2.0 dci 150hp
Pedro Silva
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
05 de Maio de 2015, 18:19 pm »
Boas, na minha laguna volta e meia lá vinha um erro idêntico que aparecia quando a quente custava a pegar. Começou a ser persistente até deixar de pegar. bateria deu as ultimas, solução: trocada por nova
Registado
Xmarine
Visitante
«
Responder #9 em:
05 de Maio de 2015, 18:39 pm »
Por isso é que existe uma ferramenta preciosa para despistar problemas no circuito de excitação do alternador: um busca polos!
Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #10 em:
06 de Maio de 2015, 13:53 pm »
Essa do circuito de excitação desconhecia
esse circuito é a luz avisadora de que a bateria não está a ser carregada, que basicamente é uma resistência (lâmpada avisadora) à massa ligada ao 2º fio que sai do alternador?
Registado
Xmarine
Visitante
«
Responder #11 em:
06 de Maio de 2015, 14:05 pm »
É esse mesmo fio que dá o "sinal" para o alternador começar a carregar. Nos carros mais antigos é o fio que alimenta a lampada do quadrante. O alternador recebe o sinal 12v que atravessa a lampada como "ordem" para trabalhar. E quando começa a gerar corrente, dá 12v no sentido contrario do fio e a luz desliga.
Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #12 em:
06 de Maio de 2015, 16:54 pm »
Se calhar é por isso que o alternador do meu tractor não carrega a bateria
tenho que ver como é essa ligação e fazer o mesmo ao trator, ele anda com esse fio desligado...
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #13 em:
06 de Maio de 2015, 23:43 pm »
Li noutro fórum que houve quem tivesse este problema e resolveu com o desmontar do quadrante e refazer as soldaduras das fichas.
Quem o fez aconselha a que seja feito por quem perceba de eletrónica por causa do calor nos circuitos integrados.
Não deve ser fácil mas pelo menos tem solução
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica