Autor Tópico: Clio II 1.2 16v - Erro sensor de pressão de colector  (Lida 14935 vezes)

Offline Jk_Alentejano

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio II Fase II 1.2 16v
Clio II 1.2 16v - Erro sensor de pressão de colector
« em: 13 de Maio de 2015, 19:26 pm »
Boa tarde, então aqui o Clio já a uns meses que por vezes ligava a luz da resistência no quadrante e durante o tempo que tivesse acesa o carro pedir força, o ralenti fica muito inconstante podendo mesmo o carro ir abaixo e ouve-se um barulho tipo com a cadencia de um relógio mais mais grave parecendo vir da zona por detrás do porta luvas.

Ligando o carro à maquina dá um erro no "sensor de pressão de colector- pressão incoerente" ou algo do género. Pensou-se assim que fosse o dito sensor avariado, e enquanto tive à espera do mesmo cada vez mais o carro entrava nesse modo a falhar que  dura cerca de 30s-1m. Hoje o sensor veio, substitui-se mas o comportamento do carro continua igual e o mesmo erro voltou a aparecer.

Alguém tem ideia do que poderá ser?

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Clio II 1.2 16v - Erro sensor de pressão de colector
« Responder #1 em: 13 de Maio de 2015, 19:46 pm »
O que poderá ser, não sei e há por aqui malta que percebe mais disso do que eu e que pode dar algumas dicas.
Um dos erros frequentes ao lidar com avarias num carro, é de substituir o que está a dar leituras erradas, sem se pensar que o lê esses dados (sensor) até pode estar em condições.
Se não há pressão é porque pura e simplesmente ela está a escapar-se por algum lado. Não há fugas no circuito de alimentação ao rail/colector? A bomba de pressão está ok?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Jk_Alentejano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 13 de Maio de 2015, 19:57 pm »
Obrigado pela a ajuda Rui, reli o que escrevi e não disse que era no colector de admissão. Como me disseram que havia outros carros a ter esse problema assumiu-se que também fosse, estou a ver agora que provavelmente erradamente.
Assim como verifico se a bomba de pressão está boa? E não noto haver fugas de combustível mas podem haver sem eu saber.

Offline Jk_Alentejano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2015, 20:13 pm »
Aproveitei e vou dar uma olhadela no cofre, fora algum óleo babado não vi nada que indicasse fugas de combustível, mas tirei fotos e pode ser que algum olho mais treinado encontre algo errado.

O sensor é esse que diz FAE

Estas duas são na zona por baixo do filtro de ar:

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #4 em: 13 de Maio de 2015, 20:32 pm »
Pelo que tenho visto e ouvido por aí é muito raro estes sensores periféricos avariarem, espera que alguém mais entendido te dê uma opinião melhor, não gastes dinheiro sem ser bem empregue

Offline Jk_Alentejano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 13 de Maio de 2015, 21:31 pm »
Sim senick é o que estou a tentar fazer, noutro fórum li o seguinte de um clio com sintomas parecidos:
"Esse problema tem a ver com os colectores de admissão. Têm que ser desmontados e colocadas novas juntas. O que acontece é que com o tempo começa a haver um ligeiro empeno dos colectores que são em plástico e entra ar, assim a sonda não consegue fazer as leituras correctas originando em alguns casos o ralenti irregular e em outros"

Que acham?

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #6 em: 13 de Maio de 2015, 21:47 pm »
O jogo de 4 vedantes mais o grande são referências com muita saída na loja de peças da Renault

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #7 em: 13 de Maio de 2015, 21:52 pm »
Esquece o meu comentário da bomba de pressão, pensei que fosse diesel.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Jk_Alentejano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 13 de Maio de 2015, 22:08 pm »
Ok Rui, obrigado pela tentativa de ajuda na mesma  :smiley:

Isto das juntas do colector realmente estava a fazer algum sentido, só que pensando melhor isto é um problema que se manifesta por um período de tempo definido, e nem é quando aperto com o carro, acontece até quando vou devagar, talvez até só em desacelerações. Assim acho que aponta para algum mau funcionamento de um componente que tenha electrónica em vez de algo exclusivamente mecanico.

Lembrei agora de uma coisa que nos diesel costuma ser problemático, inclusive no meu já limpei, como isto acontece a baixa rotação será que isto pode ser um problema da EGR? Não digo estar entupida mas a funcionar mal, tem maneira de desligar sem ser na maquina para testar?

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #9 em: 13 de Maio de 2015, 23:16 pm »
E onde está a EGR no teu Clio? Já a viste alguma vez?

Offline Jk_Alentejano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 13 de Maio de 2015, 23:36 pm »
Não vi nem sei se tem, isto sou eu a pensar alto, normalmente não sou eu que ando com este carro, como agora fui com ele à inspecção vi que estava muito abandalhado e resolvi arranjar eu antes que fique ainda pior.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #11 em: 14 de Maio de 2015, 08:06 am »
A borboleta é interna, se os vedantes do colector, nunca foram mexidos, os da borboleta, também devem nunca ter sido mexidos, e podem não estar a vedar bem.
Alem dos vedantes dos colectores, as borrachas da tampa de válvulas ali dos tubos das velas também devem ser substituídas pois já deixam sair óleo e entar humidade ;)
Alem disso estas borboletas costumam dar raia ;)

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #12 em: 14 de Maio de 2015, 08:35 am »
Aquela luz da resistência num carro que não tem pré-aquecimento por norma não é sinal da caixa da mariposa a dar erros? Pergunto eu?

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #13 em: 14 de Maio de 2015, 18:47 pm »
Boa tarde, então aqui o Clio já a uns meses que por vezes ligava a luz da resistência no quadrante e durante o tempo que tivesse acesa o carro pedir força, o ralenti fica muito inconstante podendo mesmo o carro ir abaixo e ouve-se um barulho tipo com a cadencia de um relógio mais mais grave parecendo vir da zona por detrás do porta luvas.

O meu quando acontecia isso, era a borboleta de admissão toda suja... experimentem limpar a borboleta e fazer um "reset" dos valores da mesma com a CLIP a ver se resolve...
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Jk_Alentejano

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 15 de Maio de 2015, 01:49 am »
Amanhã tenho que ir à oficina e vou falar com eles a ver o que pensam também, mas pelo que vi limpar os colectores e a borboleta pode ser uma solução, assim como trocar os vedantes.
Obrigado pela ajuda, amanhã digo mais algo-