Autor Tópico: Luz controlo de gases de escape nao quer apagar  (Lida 5537 vezes)

Offline optimusprime18

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Não
Luz controlo de gases de escape nao quer apagar
« em: 19 de Maio de 2015, 09:47 am »
Boas pessoal.

Tenho aqui um problema no meu carro que me anda já a dar umas dores de cabeca.
Pa comecar tenho um megane 1.4 16v de 2002 com 336mil kms. Sei que são muitos kms mas ate hoje o carro nunca me deixou apiado em lado nenhun.

Quanto a respectiva luz, ha cerca de um ano, a luz comecou a acender sempre que passava por alguma poca com agua, pois depois supostamente de srcar a luz apagava e nao acendia mais. Passou o verao passado todo sem a mesma se ligar, e neste inverno ligou mas desta vez nao se apagou mais. E ha cerca de 3 meses é que conecei a sentir uns sintonas esquesitos, barulho vindo de baixo do carro, algo a ver com o sistema de escape e tambem perca de forca. Tendo em conta que nao percebo muitp de mecanica mas la vou fazendo as coisas mais basicas, e la vou fazendo manutencao ao carro, e sei que problema das bobines nao era, pois testeias todas, velas tambem nao, pois troqueias a 5mil kms atras, e tambem testei e o problema persistiu.
La levei o carro a uma oficina aqui da zona que me informou que o carro precisava de levar umas juntas novas no motor tanto na saida dos gases como na entrada de ar e ja que ia desmontar o sistema fez tambem limleza a borboleta. Paguei 135€ e vim com o carro a funcionar perfeitamente bem. Tanto que me espantei foi que sempre fiz medias no carro de 7.6, e agora milagrosamente baixou para 7.2. Passado 15 dias la voltou a acender a luz de controlo de gases d escape, voltou um ligueiro ruido e apareceu uma ligueira vibracao que so noto mesmo com o carro parado. Como de vez em quando a luz apagava aproveitei para o levar a inspecao e passou sem qualquer anotacao, perguntei acerca dos gases e disseram que estavam com k valores normais, mas mal sai da inspecao pumba luz volta a ligar. E ate hoje por falta de tempo para o levar a oficina ainda anda assim.

Sujestoes, ou o que poderá ser?

Todas as sujestoes sao bem vindas, o qje preciso sao de ideias la ver se resolvo o problema

Xmarine

• Visitante
Re: Luz controlo de gases de escape nao quer apagar
« Responder #1 em: 19 de Maio de 2015, 13:24 pm »
Se o carro tem uma avaria é normal que a luz acenda.

Acho que pode ser problema de ignição. No entanto, para ter certezas só com um diagnostico ao carro aprofundado. Assim de ler e sem saber que luz é essa, o que se pode dar são apenas palpites.

Sent from my german saloon car with Quim Barreiros playing "Cabritinha" on the radio.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 19 de Maio de 2015, 13:52 pm »
Não poderá ser a sonda lambda que fica a seguir ao catalisador? é a que está mais sujeita a humidades e vibrações.
Como por vezes o fio fica pendurado, pode estar danificado, ou a ficha mal encaixada.
é facil de ver, basta levantar o carro com o macaco e espreitar para a zona do catalizador.

Offline optimusprime18

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Não
« Responder #3 em: 20 de Maio de 2015, 00:28 am »
O carro já foi ligado as maquinas na norauto e na oficina onde levei o carro, em ambos os computadores, assinalou erro no catalisador, mas desculpem a minha ignorância, se o catalisador estiver danificado, supostamente na inspecção não iria detectar gases a mais?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 20 de Maio de 2015, 14:18 pm »
O erro que dá é leituras fora do normal na sonda do catalisador, tanto pode ser o catalisador estragado como a sonda, e o mais provavel até é ser a sonda.
Se o catalisador estiver bom não dá problemas nos cases, se estiver estragado, já não te sei dizer, mas o mais certo é dar algum valor fora do normal, julgo eu.