Autor Tópico: Retirar conector do comando volante  (Lida 21456 vezes)

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Cuidado com o Bird :D ele está Angry :P ihihi
  • Garagem : Clio "Sport" Ph2 1.5 Dci xD
Re: Retirar conector do comando volante
« Responder #15 em: 25 de Maio de 2015, 12:08 pm »
Deixa lá ver se percebo o que queres, visto que já espalhaste o problema por vários tópicos e a coisa fica um bocado confusa....

Montaste o visor que tem as informações do rádio, temperatura, etc, certo? e neste momento falta-te as informações do rádio nesse visor, certo? E o que queres é ir buscar essa informação para transportar para o visor, certo?

(eu tinha criado um topico para este assunto ontem a noite, agora não o vejo :( eliminaram-no pelos vistos...)

Sim Luis :) neste momento so preciso que o visor leia as informações do radio como (estações, menus e etc..) e actualmente so mostra relógio e temperatura... mas como os fios nao estao ligados a ficha cinzenta, precisava de saber quais as terminais próprias para colocar la os fios.. e como nao sei e prefiro tirar a duvida com vocês antes de colocar mãos a obra :)

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #16 em: 25 de Maio de 2015, 12:47 pm »
Se reparares o tópico novo que abriste já está fundido neste, tal como faz sentido, pois o problema ainda é o mesmo que originou tudo isto, apesar de já estar espalhado por 3 ou 4 tópicos diferente. E isso é o que torna mais confuso e complicado ajudar-te como deve ser.
Agora o problema, pelo que já pude ver do esquema que colocaram algures do circuito do rádio(com visor), do comando de volante vai ao visor e depois sai do visor para o rádio, ora tu não tendo visor, ia directo do comando ao rádio, sendo a tal ficha amarela(mini-ISO) que já mostraste no teu DB. Portanto e agora digo, o que te falta é intercalar o visor no meio desse circuito(Comando<->rádio. Em principio(e confirma isso) as cores que tens na ficha do comando há-de bater certo com as que tens na ficha mini-ISO no rádio). Não seria mais fácil passares a cablagem que agora chega ao rádio para a tal ficha cinzenta do visor e depois construires a cablagem que vai do visor para o rádio?
Não conhecendo a instalação electrica do CLio, mas olhando para o esquema que já foi colocado algures, penso que seja isso o que te falta e que seja o mais fácil.
Mas por outro lado também não sei se no meio dos vários tópicos onde já falaste no assunto, perdi alguma informação...

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #17 em: 25 de Maio de 2015, 13:27 pm »
Concordo com o assunto em relação ao tópico que foi eliminado :) ja algum tempo atrás também já notificaram para separar assuntos em tópicos diferentes, é verdade :) mas sabendo que tenho de separar, eu sem querer falo num assunto e depois falo num outro que nao tem nada a ver com o tópico correspondido lol.. mas é algo que vem de mim, sou uma pessoa que falo bastante e depois parece que nao ha um botao "OFF"  :laugh: :laugh: é como um livro, quando começo a falar nao existem pontos finais  :grin: :laugh: mas peço desculpa pela confusão que originou a ti e a tantos outros.. :)

Quanto ao assunto.. quando coloquei o sensor temperatura, tive que verificar de onde vinha outros fios que por la andavam espalhados e reparei que a mini ficha ISO do radio está dependente do comando do volante, logo os fios sao iguais, tenho confirmação disso :) a mini ficha ISO está na zona do radio, só preciso de levar a cablagem para o visor tal e qual como dizes, e saber se as terminais dos fios do comando que tirei, adaptam-se a ficha cinzenta :)
Amanha ponho em pratica a tentativa de colocar os fios na ficha, só que precisava de ter uma certeza... :smiley:

(Isto porque não tenho garagem, nao tenho local onde possa estar á vontade para estas coisinhas e so tenho a vantagem de amanha haver greve de metro e estar num parque de estacionamento do metro da minha zona que fica totalmente vazia lol :grin: por estas coisinhas é que desejava ter uma garagem  :sad: ou se fosse possível, estar com alguém que tivesse disponibilidade para acompanhar-me nestas coisinhas :) :embarrassed:
« Última modificação: 25 de Maio de 2015, 13:40 pm por Tony do atrelado »

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #18 em: 25 de Maio de 2015, 13:36 pm »
Já agora vê lá este tópico a ver se te diz alguma coisa ;) http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8238.0

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #19 em: 25 de Maio de 2015, 13:45 pm »
essa ficha cinzenta é outra das manhosas, primeiro, nos topos tens umas molas que tens que soltar para sair uma "cassete" ounde estão os terminais enfiados, e só depois soltar os terminais num sistema semelhante à outra ficha.
Não é preciso garagem, basta ter uma boa lanterna e isso faz-se em qualquer sitio  :laugh:

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #20 em: 25 de Maio de 2015, 13:58 pm »
Ja vi e entendi Luis :) se existe algum problema em usar o botao "citar" entao nao voltarei a usa-lo... apenas uso com intuito de nao haver confusão com quem estou a falar.. ;) neste caso falo do assunto tratando aos users pelo nick..

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 25 de Maio de 2015, 14:08 pm »
Rodinhas :) em qualquer sitio nao da pah  :grin: eu moro numa zona onde so existe predios e mais predios, vizinhas a janela que muitas delas conhecem-me e outras nao e ficam se for preciso o dia inteiro na janela a cuscar quem passa ou nao passa  :laugh: nao me sinto muito a vontade... mas preferia estar num local mais discreto para estas ocasioes  :grin: mas voltando ao assunto, recordo-me e mostrando-te na foto em baixo, a ficha cinzenta em baixo so tem uns pontinhos para encaixar os pinos do visor... onde é que tiro as molas?  :rolleyes: e dizes bem... manhosas  :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #22 em: 25 de Maio de 2015, 14:37 pm »
Nos topos da ficha, tem uns recortes em forma de "u" , esse plático é um trinco, tens que o puxar para fora (sem partir) de um lado e do outro conforme as setas ao mesmo tempo, depois puxas pelos fios e sai uma "cassete" com os terminais lá enfiados, tem um sistema de trincos semelhantes a esses das laterais e da outra ficha, levantam-se ligeiramente e puxam-se os terminais para fora, ou neste caso, como é para enfiar, não é preciso fazer nada. basta tirar a cassete, e enfiar o terminal na posição correcta.

No sitio acinalado com a bola, caso seja necessário podes auxiliar com uma chaves de fenda, fininha ;)

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #23 em: 25 de Maio de 2015, 15:01 pm »
Obrigado pela tua explicação detalhada Rodinhas :) dito desta forma percebo melhor para depois pôr em pratica ;)
Amanha de manha vou de imediato começar a mexer as maozinhas :D no entanto, se possível tiro fotos hehe  :happy:

Só mais uma coisinha... tu sabes quais seriam as terminais dos fios da ficha cinzenta?  :huh:
(pelo sim e pelo não, só para saber o tipo de terminal se sao iguais ou nao dos fios que vou colocar..)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #24 em: 25 de Maio de 2015, 23:29 pm »
Trincos nos topos da ficha, tem que se soltar os 2 ao mesmo tempoe puxar a cassete de terminais

Depois soltar os trincos que prendem cada termina àl, existe um de cada lado e tem que ser solto os dois ao mesmo tempo.
Para colocar os terminais, basta enfialos na posição correcta, ver como estão os outros.

E por fim, ao terminal ;)

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #25 em: 27 de Maio de 2015, 23:28 pm »
Rodinhas :) ontem de manha desmontei o tablier e certificar se as terminais das fichas do comando do volante davam para colocar na ficha cinzenta... e... nao  :sad: sao grandes o suficiente para nao encaixar... acontece que por varias tentativas la consegui tirar a "parte preta" dentro da ficha cinzenta e tirar as terminais e resultado... sao muito mais pequenas, ou seja... tenho que comprar.. fui a Lisboa a uma loja de material electrico, automóvel e etc.. o chamado: http://www.mauser.pt/ :) o dono da loja nao tinha 100% certeza de que poderia ser a terminal certa... comprei algumas que poderiam dar e nao dao :sad: pensei em ir aos sucateiros e hoje fui a Porto Alto tirar a ficha ISO (amarela) é com esta ficha que tem os fios que preciso e com as ditas terminais.. e apercebo-me que a ficha amarela está junta de outros fios da cablagem... nao sei se tinha que tirar tudo ou nao.. uma pessoa sozinha sem estar muito dentro do assunto fica um pouco perdida :shocked: tou triste e sem saber como encontrar estas terminais..:cry:

Amanha vou a Renault.. a ver se consigo ter sorte..

Ta complicado conseguir esta procura destas terminais pois pelos vistos parece que nem os electricistas têm.. :rolleyes:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #26 em: 27 de Maio de 2015, 23:42 pm »
nabo!  :laugh:

Foste ao porto alto e tinhas trazido uma ficha que liga ao visor com umas pontas de fio de tamanho suficiente para soldares aos fios que vem do comando, depois era só soldar os fios e colocar na ficha que tens ;)
Quem diz ligar ao visor, diz as que ligam ao quadrante, são iguais ;)

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #27 em: 28 de Maio de 2015, 00:01 am »
Ahaha  :laugh: :laugh:

Opahhh é como te digo... vou sozinho para ali e nao me ocorreu de trazer mais uma ficha do comando... realmente  :facepalm: la taaaa!! duas cabeças pensam melhor que uma :laugh: :grin: no momento tive a intuição de tirar a ficha ISO amarela, porque pensei que essa ficha fosse independente das restantes, afinal estava entrelaçada com outros fios e tapada com a fita preta.. pensei, bem.. tinha que tirar tudo e com o calor que se fazia :shocked: 35º :laugh: eu a torrar ali no carro a desmontar o tablier de um Clio Dynamique.. ate o airbag desmontei a pensar que pudesse tirar a ficha... precisava de outra cabeça pa pensar melhor :laugh: :laugh:

Mas por outras palavras dizes tu para trazer + 1 ficha do comando.. é verdade que os fios e as terminais sao iguais.. mas queres dizer-me em cortar as pontas dos fios (do comado) com as terminais junto e colar/soldar os meus fios.. é isso?  :huh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #28 em: 28 de Maio de 2015, 03:26 am »
Eu até fazia um desenho, mas não estou com paciência para isso  :laugh:

é simples, se tens os fios do comando com uns terminais que não dão na ficha do visor, e não tens terminais novos para poderes substituir, só te resta arranjar uns terminais usados com uma ponta de fio e soldar ao fio do telecomando, depois de retirar o terminal que lá está ;)

Se deres uma volta pelo fórum, vais ver que é uma solução comum quando é necessário construir cablagem ;)

Offline Birdzinho85

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #29 em: 28 de Maio de 2015, 11:45 am »
 :laugh: :laugh: nao nao.. nao faças desenho nenhum pah :) mas obrigado pela tua vontade de o fazeres ;) ontem o dia de trabalho deixou-me K.O e ja tava a entrar num modo em fechar os olhos de cansaço  :grin: e surgiu esse momento de dizer-te que "nao tava a perceber o que tinhas dito.."  :smiley: devido ao cansaço do dia.. mas hoje acordo e revi a tua mensagem e sim.. percebi logo :) enfim.. sao dias em que tenho a cabeça a mil e depois acontece que fico meio taralhoco  :laugh:

Depois do almoço dou um salto ao Porto Alto... outra vez :laugh: nao me importo, serve de passeio :laugh: no entanto, para soldar, tenho que pedir a alguem que o faça ou entao faço eu... como nunca fiz, acabo por aprender ;)