Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
25 de Setembro de 2025, 20:00 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Motor
»
Laguna II phI 1.9 dci "soluça"
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Laguna II phI 1.9 dci "soluça" (Lida 6883 vezes)
Jovim
1.0 SCe
Localidade: Jovim
Garagem : Renault Laguna Break III 1.5dCi
Laguna II phI 1.9 dci "soluça"
«
em:
05 de Junho de 2015, 11:01 am »
Boas pessoal ultimamente tenho reparado numa coisa que me anda a deixar preocupado e até estou com medo de ter que largar umas notas valentes na carrinha.
então o problema que tenho é o seguinte: ultimamente tenho andado a tentar ver qual é o mÃnimo consumo que consigo sacar da carrinha, e como faço muito AE costumo andar bastante em 6ª com o cruise control definido para 80km/h mas nos últimos km que tenho feito tenho sentido por vezes uns breves soluços... não consigo perceber se por momentos ele acelera mais e depois volta ao normal se é ao contrario... mas como é uma coisa muito rápida noto que não é normal porque o cruise control costuma trabalhar de uma forma muito suave e linear e não costuma dar "cheirinhos de acelerador".
outra coisa que acontece também é ao ralenti tem estado instável, por vezes sobe e desce (fica todo maluco parece que eu estou ali a carregar e a largar o acelerador) e vai variando entre o normal do ralenti e por vezes baixa um pouco seguindo uma aceleração até cerca das 1200rpm e volta ao normal, por vezes só sinto a aceleração...
outra coisa que faz por vezes é que ao puxar pelo carro durante algum tempo com o acelerador a fundo aparece o erro de deficiência na injecção e entra em safe (fico sem força no carro) e quando desligo e volto a ligar volta ao normal...
alguém me pode dar umas luzes ou umas ideias sobre o que pode ser e se pode ou não ser facilmente resolvido quem sabe até por mim...
obrigado a todos desde ja
Registado
Rui Nunes
0.9 TCe
Localidade: Yeovil, UK
Garagem : Renault Laguna 1.9 dTi RXE Volvo S80 2.4 D5
Re: Laguna II phI 1.9 dci "soluça"
«
Responder #1 em:
05 de Junho de 2015, 12:31 pm »
Hum... Poupas alguma coisa por andares a velocidades tão baixas? Em 6ª a essa velocidade duvido que o motor esteja a trabalhar na zona de binário óptima e acabas por sujeitá-lo a mais esforço só para ir ali a aguentar o andamento.
Registado
Diário de bordo Laguna I ph. 2 1.9 dTi RXE
Diário de bordo Volvo S80 2.4 D5
aacc
1.5 DCi
Localidade: Coimbra
Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
«
Responder #2 em:
05 de Junho de 2015, 13:17 pm »
É espantoso que o cruise control, aceite binários tão baixos. O construtor com certeza nunca se lembrou dessa possibilidade
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #3 em:
05 de Junho de 2015, 13:19 pm »
em AE a 80k e em 6ª acho que vais acabar por entupir a carrinha
se é que já não está atrofiada
Registado
Jovim
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
05 de Junho de 2015, 13:22 pm »
se poupo? sim consigo fazer medias (indicada no CB porque a real é superior à indicada no CB) de 5.2 em comparação a 5.5/5.6 a andar a 100km/h, mas claro que não ando sempre em 6ª por exemplo se apanhar uma subida que exiga que o motor esforce mais engreno a 5ª até porque se não o fizer acaba por consumir mais porque ele perde velocidade... em retas ele não vai em esforço de todo. acredito que realmente o problema se tenha manifestado por estar a conduzir assim mas não me parece que seja esta a causa
Registado
Jovim
1.0 SCe
«
Responder #5 em:
05 de Junho de 2015, 13:26 pm »
será que terá a ver com a EGR?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #6 em:
05 de Junho de 2015, 13:39 pm »
Pode ser isso, pois é um componente que entope com facilidade.
Mas se queres fazer consumos, deixa o cruise de parte, consegues fazer melhores médias se poseres o cb, no consumo instatanio e controlares os consumos com o acelerador, e podes ir à vontade a 100km/h e fazeres menores consumos do que a 80, é só aprenderes a usar o pé direito
Deixar de acelerar quando não é preciso ou quando se prevê que vai ser necessário abrandar, etc, que são coisas que o cruise não sabe fazer, e ai consegues poupar muito
Registado
Jovim
1.0 SCe
«
Responder #7 em:
05 de Junho de 2015, 13:55 pm »
sim de facto eu tenho a noção disso... em termos de consumo não é o mais eficiente porque nas descidas o ideal seria aproveitar para "embalar" mais usando pouco combustÃvel para depois na subida não precisar de tanto esforço e ir diminuindo a velocidade até ao fim da subida... mas sejamos honestos isso dá muito trabalho lol, eu tenho feito isto um pouco como desafio pessoal porque aquilo que poupo no consumo daria para fazer talvez mais uns 100km por deposito (nada de especial visto assim mas se formos a ver que traria uma poupança potencial de 120litros de combustÃvel anuais já é qualquer coisa).
mas se de facto for EGR os sintomas seriam estes?
«
Última modificação: 05 de Junho de 2015, 14:02 pm por Tony do atrelado
»
Registado
angelocampia
1.5 DCi
Localidade: Viseu
Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
«
Responder #8 em:
05 de Junho de 2015, 16:34 pm »
ainda não encontrei nenhuma AE que numa subida tenha de reduzir para 5ª ou mais baixa, a menos que tenha transito, ou esteja a entrar na AE... pois se fores a 2200RPM o carro tem binario suficiente para aguentar uma subida e 6ª na AE...
Registado
Jovim
1.0 SCe
«
Responder #9 em:
05 de Junho de 2015, 18:25 pm »
a essa rotação sim mas para ires em 6ª a essa rotação já tens que ir a 120 ou mais enquanto que se for a 80 como eu tenho feito nem às 1500rpm vou ou seja o motor nao tem tanto binario a essa rotação daà ter que reduzir em certas subidas com maior inclinação para evitar estar a esforçar tanto o motor...
mas aqui o que me interessa realmente é o problema que descrevi do relanti todo maluco... a válvula egr suja pode causar aquele sintoma?
«
Última modificação: 06 de Junho de 2015, 10:05 am por Tony do atrelado
»
Registado
angelocampia
1.5 DCi
Localidade: Viseu
Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
«
Responder #10 em:
05 de Junho de 2015, 20:32 pm »
o carro só começa a ter binário decente à s 1600rpm andar assim só para poupar no combustÃvel não sei se depois não largas mais nas reparações... acho que andar a 100 110 é o ideal para poupar neste carro...
Quanto ao problema não julgo que a EGR tenha esses sintomas... não será por exemplo o medidor de fuxo de ar?
Registado
Jovim
1.0 SCe
«
Responder #11 em:
06 de Junho de 2015, 16:24 pm »
tens razão não deve dar muita saúde principalmente a apoios de motor e volante bi-massa.
alguém sabe dizer qual é a referencia certa do medidor de massa de ar para a minha laguna? (laguna grandtour 2001 1.9dci 120cv) será esta: 7700314057 / 5WK9609
«
Última modificação: 07 de Junho de 2015, 08:59 am por Tony do atrelado
»
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #12 em:
07 de Junho de 2015, 09:03 am »
Não entendo, qual é a razão para começar a trocar componentes, sem primeiro fazer um diagnóstico para ver o que é que está a causar os problemas, pois pode muito bem não ser uma falha electrónica, mas sim um problema mecânico que causa valores errados nos sensores...
Registado
Jovim
1.0 SCe
«
Responder #13 em:
07 de Junho de 2015, 17:43 pm »
Pois realmente é verdade, o melhor será mesmo passar no mecânico...
Aproveito para deixar aqui um vÃdeo que mostra o sintoma ao
ralenti.
!
No longer available
«
Última modificação: 09 de Junho de 2015, 15:25 pm por luisnogueira
»
Registado
Jovim
1.0 SCe
«
Responder #14 em:
09 de Junho de 2015, 18:34 pm »
Bem, isto realmente está a ficar preocupante... E ultimamente o carro ao mÃnimo esforço da erro de injeção deficiente... Julgo que não é algo relacionado com o ralenti maluco mas é apenas um palpite de quem não entende muito destes motores... Reparei também que agora quando acelero ouço um sopro como se um tubo do turbo estivesse roto... Já li por aqui que quando o turbo está para entregar a alma ao criador é normal ouvir um assobio mais forte... Será que este é o mesmo sopro? já não estou à espera de um diagnóstico apenas uma opinião... obrigado a quem puder dar uma palavra. Abc a todos
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»