Viva,
A minha Laguna II (motor MR9) apareceu-lhe no inÃcio desta semana uma mensagem no CB de "Verificar injeção". Não é ainda luz vermelha, é "apenas" a laranja, mas como não gosto muito deste tipo de avisos, fui a um concessionário Renault para que fosse feito o diagnóstico.
De referir que a carrinha não apresenta nada de anormal no seu funcionamento, anda bem, responde bem, não deita fumos, não aquece, não noto a ventoinha a trabalhar mais, mudanças e ralenti tudo ok. De diferente noto apenas o seguinte: um cheiro mais intenso dos gases de escape e quando a desligo, noto um desligar diferente, ou seja, faz um barulho que acaba de repente e que não é suave (normalmente desliga de forma progressiva, natural).
Na Renault fizeram-me um diagnóstico um pouco estranho: não sabem dizer o que está a provocar a mensagem porque a bateria não está a dar a energia que a carrinha precisa. Segundo eles, a centralina precisa de 80% ou 85% de carga da bateria, mas esta apenas está a fornecer 60%. Deste modo, apenas trocando a bateria (e eu pagando quase Eur 200) poderiam saber a verdadeira origem do problema.
Achei estranho e como não noto nada de mal na bateria (que é de gel, e com quase 3 anos, portanto, muito recente), disse para não fazerem mais nada e testei a bateria em casa. Com um multÃmetro e com a ajuda de um amigo, acusou 12.1V com a ignição desligada e mais de 14V com o motor a trabalhar. Conclusões do meu amigo: a bateria está em bom estado e o alternador está a trabalhar bem, que também é a minha opinião.
Face a isto, estou tentado a ir a outra Renault...
Até lá, peço que quem tenha conhecimentos suficientes que alvitre o que pode estar a originar esta mensagem e se vêm mal em andar com a carrinha nos entretantos?
Obrigado pela ajuda que possam dar.
P.S. a luz do filtro de partÃculas até ao momento não acendeu e ainda há pouco tempo (menos de um mês) fiz viagem em condições para que a regeneração se tivesse feito... só falo disto porque no passado já tive esta mensagem no VB e a mesma resultou de não ter feito as regenerações na altura devida.