Autor Tópico: Espace III 2.2 DCI motor JEOK05  (Lida 10380 vezes)

Offline Pedro Oscar Dias

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: lisboa
  • Garagem : Renaul Espace III 2.2 DCI
Espace III 2.2 DCI motor JEOK05
« em: 19 de Julho de 2015, 22:59 pm »
Boas noites

Derivado à minha Espace III 2.2 DCI com motor JEOK05 de abril de 2001, estar com falta de potência em baixas, e depois de ter ido à Renault e a vários mecânicos com programas Renault que me informaram que não detetaram nenhuma avaria, resolvi mandar fazer uma reprogramação.

Quando o técnico que fez a reprogramação obteve os mapas da centralina antes da reprogramação, chamou-me e disse-me que o meu carro tinha 150CV de origem, pelo menos é o que está escrito nos mesmos mapas. Insisti com ele que não era possível, pois não existem Espaces III 2.2 DCI de Abril de 2001 com 150 CV, só existem com  130 CV. Procurei em todo o lado e realmente não encontro nenhuma com 150 CV, só a Espace IV.

Gostaria de saber se já aconteceu a mesma situação a alguém, ou se é possível o carro que foi comprado novo por mim em Portugal tenha vindo com 150CV de fábrica

Obrigado

Xmarine

• Visitante
Re: Espace III 2.2 DCI motor JEOK05
« Responder #1 em: 19 de Julho de 2015, 23:18 pm »
Eu por acaso acho duas coisas estranhas...

Temos um reprogramador que lê potencia do motor num mapa de centralina.... é unico no mundo!!

O carro tem um problema de motor e qual melhor coisa a fazer? Reprogramar, claro...

Ps: mais uma coisa que acho estranho... em todo o lado o 2.2 dci é um G9T...não tem o codigo do chassis do carro.

Sent from my german saloon car with a blow up turbocharger
« Última modificação: 19 de Julho de 2015, 23:24 pm por Estique La Pisse »

Offline Pedro Oscar Dias

• 1.0 SCe
  • *
Re: Espace III 2.2 DCI motor JE0K05
« Responder #2 em: 20 de Julho de 2015, 11:08 am »
Bom dia,

Obrigado pela resposta

O nº. que está no livrete e também no carro é VF8JE0K**********.

Conforme informei de todas as tentativas que fiz para saber porque é que o carro, em baixas não puxava bem, o que me disseram foi que colocando a máquina, não existia nenhum erro que pudesse estar a provocar este problema.

Marquei um teste de estrada e um de máquina na Vesauto em Alfragide. Fui lá com o carro no dia marcado. O chefe de oficina foi comigo dar uma volta, e disse-me que era natural que o carro com perto de 170.000 Km já não tivesse a mesma forma de reagir. Disse-me que nem valia a pena ligar à máquina pois se existisse algum erro, apareceria no quadrante.

Depois fui a um mecanico independente, que tinha um clip Renault, que foi ligado ao carro e também não foi descoberto nenhum erro.

Após isto fui a 2 oficinas com máquinas sem serem da Renault, e o resultado foi o mesmo.

Por ultimo fui a um mecanico que trabalha na Renault, e tem uma oficina. Ligou o carro à máquina da Renault, e também não descobriu nada. Também me informou que com a idade do carro e os KM era natural que o carro já não puxava tão bem em baixas

Se poder responder com os dados que estou a dar agradecia

Pedro Dias
« Última modificação: 20 de Julho de 2015, 16:00 pm por Rui »

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 20 de Julho de 2015, 13:25 pm »
Isso é o numero de chassis, não o codigo de motor. Que como disse é G9T
Não é de todo boa ideia divulgar um numero de chassis de um carro pela internet aberta... quando deres por isso tens o carro no nome de alguém que nunca viste na vida... mas pronto. Tu é que sabes...

Só acho que se o carro tem um problema, não é de certeza solução fazer uma alteração ao carro sem conhecer onde está o problema...e dado a fama e o proveito que esses motores padecem...só estas a arranjar maneira de acabar de vez com o motor...

Com tanta maquina de diagnostico ligada (que como já foi dito aqui no forum, pouco ou nada serve se o problema for mecânico), foi feito teste de compressão, teste aos injectores e à bomba de AP?

Esse colector de admissão que também é tampa de valvulas costuma rachar. Isso foi visto?

Offline Pedro Oscar Dias

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 20 de Julho de 2015, 16:47 pm »
Boas continuo a agradecer a sua paciência e boa vontade

Em relação a ter divulgado o nº. de chassis, é pura ignorância da minha parte. Não estou muito habituado aos fóruns.

Foi feito um teste de retorno aos injetores. Todos estavam iguais a nível de retorno. Também foi visto se existia algum injetor que estava a "babar", ou a perder compressão. Estava 1 a babar e outro a começar. Foram limpos, e substituídas as anilhas(após a limpeza do sitio onde entram os injetores). Após isto é que foi feito o teste de retorno. Isto foi o que eu vi.

Não sei o que é a bomba de AP. poderia por favor informar?

Onde posso ver qual é o motor que está no carro? O que eu achei estranho foi o mecânico me ter dito que o software instalado originalmente era de 150 CV, e não de 130 CV conforme eu sempre pensei.É possível que isto aconteça, sabendo eu que tudo o que vi é que o meu carro é de 130 cv?

Obrigado

Xmarine

• Visitante
« Responder #5 em: 20 de Julho de 2015, 16:57 pm »

Onde posso ver qual é o motor que está no carro? O que eu achei estranho foi o mecânico me ter dito que o software instalado originalmente era de 150 CV, e não de 130 CV conforme eu sempre pensei.É possível que isto aconteça, sabendo eu que tudo o que vi é que o meu carro é de 130 cv?

Obrigado

Bomba AP: bomba de alta pressão.

Se tens no DUA que o carro é de 130cv, e se o carro não foi alterado, sim tens os 130cv... e não,  através de leituras de mapas não consegues saber potência. Os mapas provavelmente até são é muito parecidos.

Podes ver o codigo de motor no proprio motor. Ou então através do codigo de chassis e com o programa dialogys.

Offline Pedro Oscar Dias

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 20 de Julho de 2015, 17:30 pm »
Ok,

Obrigado.

Penso que a bomba de alta pressão não foi vista, penso eu, pois não sei tudo o que fizeram no carro.

Não tenho o DUA (documento único automóvel), não sei se estou a responder bem. O que tenho é o livrete...

Podes por favor informar onde está no motor o código de motor?

Pois não tenho o programa dialogys...

Enviei-te uma mensagem privada. Recebestes?

Obrigado
Pedro Dias

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #7 em: 20 de Julho de 2015, 17:51 pm »
Um chefe de oficina que diz, que um motor Renault 2.2dCi, com 170000km está estafado...dass...

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #8 em: 20 de Julho de 2015, 18:30 pm »
sempre conheci o 2.2 dci com 150cv no laguna e espace

Offline Pedro Oscar Dias

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 20 de Julho de 2015, 19:11 pm »
Boas,

O meu é uma Espace III 2.2 DCI

Podes-me indicar onde é que vistes com 150 CV ?

Se vires aqui no fórum em http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4919.0

vais ver que não existe.

A minha duvida é só saber se é possível ter vindo de fábrica com o software de 150 cv

De qualquer das formas obrigado pela tua resposta

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #10 em: 20 de Julho de 2015, 19:17 pm »
Blurr o 2.2 dCi saiu com várias versões com entre 90 e 150cv. E saiu também nas Master e no Vel Satis.

Estique, no DUA a potência do motor vem em KW (kilowatt). Por isso se for de 130 aparece 97kw e se for de 150 aparece 112kw

Pedro dúvido muito que o software tenha vindo de fábrica ou que tenha sido feita alguma alteração na fábrica para o motor ter 150cv já que o de 150cv salvo erro só saiu em 2002
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Pedro Oscar Dias

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 20 de Julho de 2015, 19:19 pm »
Um chefe de oficina que diz, que um motor Renault 2.2dCi, com 170000km está estafado...dass...

Pois pode acreditar, porque é verdade...o carro também tem 14 anos, mas sempre nas minhas mãos desde os zero km.

Xmarine

• Visitante
« Responder #12 em: 20 de Julho de 2015, 19:20 pm »
Estique, no DUA a potência do motor vem em KW (kilowatt). Por isso se for de 130 aparece 97kw e se for de 150 aparece 112kw

Sim, obviamente que sim. É só fazer a conversão

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 20 de Julho de 2015, 19:23 pm »
Podes por favor informar onde está no motor o código de motor?

Nesse motor especificamente não sei dizer. Mas normalmente, nos motores renault fica no bloco na zona da vareta. Normalmente está escondido por muitos acessórios.

O carro consome óleo?

O turbo foi revisto?

Tubos de vacuo, estão ok?

Tudo coisas que deveriam ter sido verificadas...

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #14 em: 20 de Julho de 2015, 19:29 pm »
Segundo este manual - http://www.matrasport.dk/Cars/Espace/vault/JE/3736A_G9T_COMMON_RAIL_SYSTEM.pdf - está aqui o código do motor.

YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!