Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
27 de Outubro de 2025, 11:58 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Comando não tranca/destranca laguna
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Comando não tranca/destranca laguna (Lida 12190 vezes)
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
Localidade: Loures
Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
Comando não tranca/destranca laguna
«
em:
26 de Setembro de 2015, 14:17 pm »
Boas a todos..
Estou aqui com um pequeno problema, que estive à procura no fórum, mas não encontrei respostas que me ajudem a esclarecer o mesmo.
É o seguinte, ontem, de repente ao estacionar o carro e ao sair do mesmo, tive de destrancar pelo comando (o carro não reconhece quando abro a porta do condutor e por isso se quero ir à bagageira ou assim e não destranco por dentro, só destrancando com o comando), o que se sucedeu foi que o comando acendeu o led vermelho, mas o carro não destrancou nada, tive de abrir a porta do condutor e destrancar por dentro.
Depois ao tentar trancar o mesmo problema, não trancava mas o led vermelho acendia, dando o sinal que portanto os botões do comando estarão a funcionar mas por algum motivo o carro não reconhece o mesmo.
Depois tive a ideia de então destrancar com a chave manualmente, coloquei o cartão no leitor, e vi que o carro reconhece o cartão.
Para o trancar, deixo a porta do condutor aberta, carrego no botão do carro para trancar (junto do travão de mão) e ele tranca, fecho a minha porta, e verifico que está tudo trancado (vi aqui no fórum que diziam que se tinha de deixar a porta traseira aberta, e seria através dessa porta que acedÃamos ao botão e mandávamos fechar, comigo resultou pela do condutor).
Lembrei-me depois de verificar a pilha, apesar de ver que o led acende, e fui hoje comprar uma pilha nova.
Coloquei no comando, acende o led novamente em qualquer botão que carregue, chego à carrinha, carrego no botão para destrancar, ou trancar e nada. Mais uma vez verifico que abrindo manualmente e fechando como referi anteriormente tudo ok.
Então coloquei o comando junto do topo do vidro do condutor, carreguei no botão, e ele destrancou, carrego no botão para trancar, e ele trancou.
Passado um minuto voltei a tentar, e desta vez nada.
O segundo comando que tenho, só posso usar para accionar o motor pois os botões estão soltos (ao abanar o mesmo ouvem-se os mesmos a bater, e se carregar nos botões o led não acende apesar de ter lá pilha nova).
Este comando é o sem fios (tem os três botões, apesar de a função de destrancar automaticamente ao aproximar-me do carro e colocar a mão no puxador e trancar ao afastar,nunca ter funcionado).
Alguma ideia do que poderá ser? Já andei a procurar na internet também e vi que houve casos idênticos mas que nem acusaram erro na clip.
Este erro sucedeu-se após o sensor de estacionamento ter deixado de funcionar (coloco a marcha atrás e ele limita-se a fazer um apito intermitente como se tivesse um obstáculo mas se colocar um obstáculo ao pé, não sinaliza o mesmo, logo durante todo o tempo que deixe a marcha atrás engrenada, ele limita-se a apitar, por este motivo estou a ponderar ir ligar o carro à clip para perceber se será erro da central ou de algum sensor).
O carro em questão é uma Renault Laguna 2 break ph2 Privilege de 2001.
Obrigado desde já a todos, e votos de bom fim de semana
Registado
MárioLaguna
1.2 TCe
Localidade: V.N.Gaia
Gasolina ou Diesel Que Importa e Ter um Renault
Garagem : Renault LagunaII 1.6 16V prévilege /OpelVectra 1.7TD
Re: Comando não tranca/destranca laguna
«
Responder #1 em:
27 de Setembro de 2015, 12:54 pm »
Boas,
Vamos começar pelo básico já verificas te a bateria e alternador do carro, ultima vez que tive um problema com alternador coisas muito estranhas me estavam a acontecer.
Abraços
Registado
Enviado do banco de trás do meu T3 prévilege
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #2 em:
27 de Setembro de 2015, 13:12 pm »
Obrigado pela resposta
A bateria suponho esteja okay. Eu quando fui ver o carro em maio antes de o comprar, ele estava com um carregador ligado à bateria, e garantiram-me que a bateria estava okay (se é verdade ou não eu não sei). Nunca senti problemas de arranque mesmo a frio nem sequer senti problemas de luzes a falhar ou mais fracas. Só me recordo sim que às vezes desligando o carro e ligando logo de seguida ele pega à primeira mas fica como se a bater algo e o relantim nas 450 e dps sim volta ao normal. Poderá estar relacionado? Queria ver se esta semana ia a uma oficina ligar à máquina e ver também. De qualquer forma não sei se será alternador ou não.. E o comando fazer isto na mesma semana que os sensores de estacionamento começaram a deixar se funcionar.. Estranho.. coincidência ou não
Registado
MárioLaguna
1.2 TCe
Localidade: V.N.Gaia
Gasolina ou Diesel Que Importa e Ter um Renault
Garagem : Renault LagunaII 1.6 16V prévilege /OpelVectra 1.7TD
«
Responder #3 em:
27 de Setembro de 2015, 14:39 pm »
Boas,
Já me aconteceu uma fez a bateria e agora recentemente o alternador e estes carros não deve ser só estes mas, ficam todos passados e erros entupidos por falta de bateria.
Esse problema dos sensores já tive pesquisa um pouco e vez me a falar , eu tive de trocar a central dos sensores,!quanto as rotações e bater deve ser outra coisa.
Primeiro passo ver bateria e alternador se está tudo bem, poderá ser o leitor dos cartões também mas logo confirmo isso se não funcionar bem pode causar de não fechar as portas logo testo se não tiver ligado o leitor não fecha por isso se tiver alguma avaria pode não fechar a portas.
Registado
Enviado do banco de trás do meu T3 prévilege
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #4 em:
27 de Setembro de 2015, 14:42 pm »
O leitor lê, reconhece o cartão e arranca o carro. Nenhum problema nesse aspecto nem no trancar em andamento nem no trancar e destrancar do botão do carro. O unico problema está no comando.
Quanto aos sensores, isto aconteceu no dia 20 de Setembro, depois voltou a funcionar e no mesmo dia voltou acusar o mesmo erro. Dia 21 fui ver a central, e tinha lá um liquido e um bocadinho oxidada. Limpei com Kontakt 60 mas continua igual.. Foi tudo acontecer na mesma semana o que sugere algum problema electrónico ou pura coincidência..
Alguma forma de testar o alternador ou bateria? algum sinal que dão sem ter de se ligar um multÃmetro etc?
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #5 em:
27 de Setembro de 2015, 15:38 pm »
O carro tem uma serie de antenas a volta do carro. Verifica se estão todas bem ligadas e se não apresentam simais de humidade ou outro tipo de problemas.
Ha uma a frente junto ao pilar do vidro da frente do lado do condutor por baixo do forro do tejadilho, outra na traseira, se não me engano escondida por dentro do para choques, verifica se junto a essas zonas consegues trancar e destrancar o carro.
Alem disso verifica se não ha fusÃveis queimados.
«
Última modificação: 27 de Setembro de 2015, 15:42 pm por Tony do atrelado
»
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #6 em:
27 de Setembro de 2015, 15:56 pm »
A antena que fala junto da traseira, será um fio que parece um laço e que está junto de um dos sensores de estacionamento?
Experimentei agora destrancar, nada.. só manualmente, fui a trancar, do lado do pendura ele deu, logo a seguir exactamente na mesma posição tentei destrancar e ele destrancou. Voltei a tentar trancar na mesma posição nada. Espero 2 minutos volto a tentar e nada.. Isto é estranho porque parece que às x ele funciona (mas apenas próximo do carro com o comando quase encostado à parte superior do vidro), e depois na mesma posição deixa de funcionar..
Próximo passo será verificar os fusiveis.. Quanto às antenas sei que a do pára-choques está um bocado suja pela sujidade ali vai entrando (estive com ela na mão na segunda feira quando andei a ver dos sensores de estacionamento e a colocar kontakt 60 neles), e nem sabia que era a antena..
E seguindo o fio dela não consegui ver nenhuma ficha..
A antena da frente, está junto do pilar do cinto do condutor, ou junto da pala do sol do condutor ? é que já vi dizerem ambas as situações..
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #7 em:
27 de Setembro de 2015, 19:48 pm »
E existem novidades.
Fui tentar abrir a carrinha próximo do para-choques traseiro ou do vidro superior e nada. Abri manualmente e fui dar uma volta com ela. Tranquei-a por dentro, e deixei-a 1h30m parada. Voltei a ela, destrancou à primeira junto do pára-choques traseiro e fui embora. Chego a casa vou a trancar com comando e foi na boa e agora está a trancar e destrancar sem problemas seja de que lado do carro for e à distancia de antes..
Registado
S0usa
0.9 TCe
Garagem : renault
«
Responder #8 em:
27 de Setembro de 2015, 20:56 pm »
O cartão ainda é o de origem do carro?
Se ainda for o original acho que o teu problema é o cartão que está nas últimas, os cartões têm duas pilhas, uma que se muda e outra interna que só se pode mudar abrindo o cartão, o que não é nada fácil.
A pilha interna em teoria recarrega quando o cartão anda inserido no leitor.
No teu caso acho que como nunca tiveste o sistema mãos livres a trabalhar a pilha interna já se foi e daà por vezes o sistema reconhecer o cartão e outras não dar nada.
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #9 em:
27 de Setembro de 2015, 21:09 pm »
Não sei se será o de origem. Dos três que vieram com o carro dois desbloqueiam o imobilizador e o terceiro acho que é só a carcaça apesar de ter danos nas laterais como se ja tivesse sido utilizado.
até porque a chave manual dele não tem nenhum traço está completamente limpa.
Os outros dois cartões, um tem o botão de destrancar a funcionar e o trancar partido.
O cartão principal que uso está bastante gasto até nos botões, mas isto nunca me tinha acontecido..
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #10 em:
28 de Setembro de 2015, 01:30 am »
Experimenta com os outros cartões a ver se o comportamento é igual
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #11 em:
28 de Setembro de 2015, 06:09 am »
Com o cartão que deu este problema, está a funcionar como se nada se tivesse passado. Com o cartão que só destranca, está a destrancar bem (não tranca pq tem botão partido).
O terceiro comando não faz nada de nada mas esse nunca fez mesmo nada nem funcionou nem desbloqueava o imobilizador
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #12 em:
28 de Setembro de 2015, 07:59 am »
Isso é sintomas de mau contacto/ mau funcionamento, se calhar o problema está mesmo no cartão e não no carro.
Vai vendo o comportamento dele a ver se volta ao mesmo ou não.
Registado
Gonçalo Miguel
Initiale Paris
0.9 TCe
«
Responder #13 em:
28 de Setembro de 2015, 09:40 am »
Desde Junho que a tenho isto nunca me aconteceu.. Curioso foi que depois de ter conduzido o carro voltou a funcionar normalmente..
Obrigado pela atenção desde já.
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica