Autor Tópico: Clio 1.2 16v - Óleo com "nhãnha"  (Lida 8249 vezes)

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Cascais
  • Garagem : Clio
Clio 1.2 16v - Óleo com "nhãnha"
« em: 30 de Janeiro de 2016, 23:51 pm »
Olá pessoal.

Hoje sinalizei um carro que me parece ter um problema. O carro é para a minha cara metade e após muitos carros vistos e orçamento baixo, vimos hoje um que está perfeito mas para mim tem um grande senão....aliás dois. Um é não ter a 2ª chave ( mandar fazer, custa uns 100 e picos €?).

O outro é o seguinte. Abri a tampa do óleo do carro.
E se me perguntassem eu dizia logo "este carro tem a junta queimada". Tem um bocado de porcaria.
No entanto na vareta o óleo está limpo. No vaso de expansão, a agua ( é água mesmo ) está limpa. Mas pode ter sido mudada pelo vendedor (daqueles vendedores de esquina). O vaso está sujo, mas é aquele ranço das paredes, típico de anticongelantes de baixa qualidade...consegue-se ver lá para dentro.
O carro é de 2002 e tem apenas 114 mil kms. Já vi muito e é o primeiro que vejo com a pintura muito boa, e interiores muito, muito bons.

Antes de dar a palavra final andei a pesquisar na net. Li alguns, mas poucos relatos do mesmo sintoma noutros motores 1.2 16v. Diziam que era da humidade... Humidade?
Dei uma voltinha com o carro e pareceu-me tudo OK, tem um trabalhar certinho. Ontem vi um que até me assustei, chocalhava por todo o lado.

Só tem a luz do airbag acesa, mas isso é "natural" pelo que leio. A IPO foi feita assim e com a direcção desalinhada...que LOL
De resto desgaste do volante, pedais, manete, chapa por fora  ( parafusos do cofre do motor estão virgens ) parece tudo bater certo.
Tem de mudar já correias pois têm 8 anos apesar de apenas 50 e picos mil kms! De qualquer modo qualquer carro que comprasse isto teria de se mudar...
Agora se a junta estiver queimada, terei de pôr mais 300€(?) de reparação...tendo em conta o muito, muito que já vi talvez valha a pena. Isto se não for da tal humidade.

Mas queria que vocês me explicassem se souberem obviamente.
Muito obrigado pela vossa atenção.
Cumprimentos.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2016, 23:54 pm por A_S »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 1.2 16v - Óleo com "nhãnha"
« Responder #1 em: 31 de Janeiro de 2016, 02:47 am »
Carros que fazem normalmente trajectos curtos, tem tendência a acumular humidade no óleo e têm esse sintoma, pois aquecem o suficiente para se formar condensação dentro do motor, mas não aquecem o suficiente para evaporar a humidade que se forma.
Isso com uma mudança de óleo e limpeza da nhanha e fica resolvido.
Luz do air bag, é feitio, ainda ontem um amigo meu comprou um clio de 2005 e estava igual, de luz acesa  :laugh:

Agora isso com uma revisão a sério e fica bom. Quanto à questão da junta, é ver se há consumos ou não de água.
Como isso tem mau aspecto, é trocar por anti-congelante, e aproveitas a leva e substitui também o oleo dos travões que o mais certo é ainda ser o de origem  :laugh:

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 31 de Janeiro de 2016, 13:22 pm »
Desde já muito obrigado pela tua ajuda.
Entretanto também encontrei aqui no fórum alguém com um Módus 1.2 16v, também com o mesmo problema na altura.
Vamos lá a ver se o negócio corre bem e a seguir que seja só isso.
Bem, se for a junta terá de se arranjar, ao menos saberei com o que posso contar.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #3 em: 31 de Janeiro de 2016, 20:48 pm »
Parabéns pela compra e na certa que não será nada de extraordinário:)

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 02 de Fevereiro de 2016, 22:32 pm »
Bem, hoje lá fui buscar o carro. Como me ajudaram, sinto-me na obrigação de mostrar o que falei. :cool:
Não tinha reparado que não tem direcção assistida. Mas a direcção é tão levezinha que mete impressão.
Vou aqui postar as fotos tiradas já ao fim do dia.

Dois apontamentos. A tampa do vaso de expansão deve estar estragada. Não faz pressão quando a desenroscamos. Não sei se por isso a temperatura vai sempre a menos de meio no manómetro. Porventura o termostato também já era.
E os dois tubos que vão para o radiador da sofagem...duros que nem pedra...qualquer dia tem a rapariga água dentro do carro.

Aqui ficam as fotos do óleo. Depois de ter andado 50 kms, foi só trazer, a porcaria desapareceu um bocado, fiquei mais satisfeito. Espreitei e tem lá borras de óleo, mas vou deixar aqui.

Cliquem duas vezes depois de abrirem o link que ficou com o zoom original.
Amanhã é ir alinhar a direcção apenas, andar muito pouco até mudar as coisas todas.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #5 em: 02 de Fevereiro de 2016, 23:43 pm »
Porque é que dizes que não tem direcção assistida?

Xmarine

• Visitante
« Responder #6 em: 02 de Fevereiro de 2016, 23:47 pm »
Um clio 2.2 sem direcção assistida?
Carro raro. Único no Mundo mesmo :)

Sent from my dead french cars with my german dead car

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 02 de Fevereiro de 2016, 23:55 pm »
Digo porque não vejo o reservatório. E a bomba com a respectiva correia?
É apenas eléctrica?

Epá eu sou um gajo do passado. :laugh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #8 em: 03 de Fevereiro de 2016, 00:05 am »
Sim. Tem motor electrico na coluna de direcção.

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 03 de Fevereiro de 2016, 00:09 am »
Ah ok.
É que os meus carros como são do século passado têm a bomba e a restante tralha. Assim é mais porreiro não há necessidade de trocar o óleo. Mas quando avaria secalhar é mais caro... :cool:

Xmarine

• Visitante
« Responder #10 em: 03 de Fevereiro de 2016, 00:26 am »
Nos Renault até são bastante fiáveis. Que me lembre nunca vi um clio 2 com problemas na direcção eléctrica.

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #11 em: 03 de Fevereiro de 2016, 17:52 pm »
Não vejo nada de mais na zona da tampa do óleo  :wink:

O reservatório também me parece estar com um aspecto normal, no entanto parece-me que tem água em vez de anticongelante (mas pode ser da foto), mas se realmente for água, sugiro trocares por anticongelante porque os radiadores de sofagem e afins não gostam muito de água...
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline A_S

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 03 de Fevereiro de 2016, 18:48 pm »
Rodrigopt, infelizmente é verdade.
Aquilo é água da torneira. Tenho os tubos que vêm da sofagem, duros que nem pedra. Deve ser calcário ou ferrugem. Secalhar mais tarde vou ter alguma surpresa no radiador da sofagem....já tive num Corsa B usado que tive, mas para retirá-lo foi apenas preciso tirar um plástico. Na maioria dos carros é preciso desmontar a consola toda. =\
O tubo que sai da bomba de água tem um pouco também.
Conto tirar os tubos e tentar limpar, não sei bem como ainda, antes de ir pôr o carro na oficina.

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 03 de Fevereiro de 2016, 19:16 pm »
Se os tubos estão assim.... a não ser que pretendas fazer uma reparação a fundo no sistema de refrigeração, aconselho a nem mexeres. O teu caso é um daqueles em que a merd@ que está lá dentro, está a tapar coisas piores....

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #14 em: 03 de Fevereiro de 2016, 21:45 pm »
Sim é melhor não mexeres. Já no carro de um amigo meu, depois de eu lhe trocar a correia de distribuição e bomba de água limpámos o circuito e lá começou a perder água do radiador.