Como o prometido é devido, aqui fica:

Se repararem aquilo está tudo sujo ao lado.
É que, pelo que eu tenho reparado, aquilo pinga água por lá. Se aquilo ali ficar irá ter de levar com um silicone ou assim.
De resto, troquei filtros e óleo. Comprei o óleo mais barato da casa de peças onde costumo ir, um Champion 10w40 (Active Defefence B4) de 22€. Só queria que vocês vissem o estado do óleo, grosso, parecia sangue de porco!

E o filtro do óleo? Duro que nem pedra e mirradinho!!

Filtro do habitáculo nem tinha e o filtro do ar preto. Levou tudo novo.
Este óleo não é para lá ficar é só para limpar.
Agora esta semana a ver se a minha cara metade e o pai se decidem. Eu já pedi orçamentos a casas de confiança certificadas in loco, mas como o meu "sogro" também tem confiança nos outros que costuma arranjar o carro dele, não sei. No meu caso o que tenho é de pessoal que trabalha com Renaults principalmente. Vamos ver...
Tenho o carro comigo para tentar perceber se existem mais problemas ou assim. Sei que a tal "nhanha" que me fez abrir o tópico desapareceu. "Só" ficou dentro do motor pelo que vejo aquelas borras de óleo, que por si só já é mau, mas pronto.
Estou a gostar muito do carrito, super confortável e trava muito bem mesmo. Tem uns pormenores à "Renault" que fazem a diferença. Para as estradas merdosas que temos este carro é muito bom. Ainda não passei das 3 mil rpm, porque não confio no que lá está, mas ele parece querer desenvolver a partir destas rotações. O conforto acústico bate o meu carro aos pontos ( japonês dos anos 90 ).