Autor Tópico: Laguna II (dúvidas + revisão)  (Lida 6497 vezes)

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
Laguna II (dúvidas + revisão)
« em: 05 de Fevereiro de 2016, 22:57 pm »
Boas a todos.
Apesar dos muitos relatos que tenho lido pela net fora acerca dos problemas electrónicos dos Laguna II Phase I (como é o meu caso), não encontro informação referente ao problema que me tem atormentado..

Então é o seguinte : Sempre que ligo a Laguna a frio, se carregar ao acelerador, ela parece engasgar, é ver uma discrepância entre o momento em que carrego no acelerador e o conta rotações sobe (um atraso na resposta). Se ao ligar a laguna, contar até 10, desligar, contar até 10 e a voltar a ligar, o problema, deixa de existir.
Posso carregar no acelerador que ele não tem mais esse problema.
Caso não o faça, ao acelerar ao inicio, ele tem o dito atraso, e depois as rotações caem drasticamente sendo que leva a que 90% das vezes o carro se desligue (caso o desligue e volte a ligar, já isto não acontece como referido anteriormente).
Se arrancar com ele sem o desligar, e ele por acaso, não se for abaixo, noto dificuldade em que ele se desenvolva nos primeiros 2minutos , inclusive o pedal do acelerador fica mais rijo.

Outra situação que vejo acontecer-me e esta, acontece aleatoriamente, seja 1x por semana ou mais de 5x em 1h como hoje foi o caso: O carro, pode ir nas 3000rpm a reduzir a velocidade (ou seja sem ir a acelerar, indo portanto a travar), por exemplo na proximidade de uma curva, e lá se desliga ele (nem sempre mas por vezes acontece), já me aconteceu desligar-se na descida dos túneis de benfica e não ia em ponto-morto. Outras vezes e isto com mais frequência, desliga-se quando estou parado num semáforo, ou ao desembraiar na proximidade de um semáforo fechado, também se desliga (pode acontecer várias vezes ou se for preciso nem acontecer ou seja é aleatório mas 99% das vezes, nestas situações). Também já verifiquei, que o problema é potenciado quando está o tempo chuvoso, ou depois de lavar o carro (leva-me a pensar um mau contacto)
Alguém tem conhecimento deste tipo de problemas?

Por ultimo, o carro já conta com 275 mil, tirando estes problemas, anda que é uma maravilha (motor 1.6 com GPL de 2001), e vai fazer a revisão daqui a 2500km. O anterior proprietário tinha colocado oleo BP 5W40, na oficina onde vou (agora multimarcas mas foram durante muitos anos representantes da renault), dizem que o recomendado a este carro é o 10W40 e querem colocar 10W40 da motrio, haverá problema? Eles também lá têm a CLIP, mas o ultimo diagnóstico feito aquando da substituição do radiador da sofagem (em dezembro), não acusou nada. Vou pedir que repitam o teste mas queria ao menos ter algumas "luzes" do que me poderá esperar..  :angry:

Obrigado a todos e peço desculpa do texto enorme..

Xmarine

• Visitante
Re: Laguna II (dúvidas + revisão)
« Responder #1 em: 05 de Fevereiro de 2016, 23:09 pm »
Se o carro sempre usou 5w40 que até é o mais correcto, não entendo a necessidade de trocar para o 10w40. Ainda por cima óleo Mótrio....LOL  aliás.... entendo... depois vendem um turbo, uma reparação de motor.... :D

Se nessa oficina não sabem que óleo usar num carro vão saber usar uma máquina de diagnóstico? Não ter erros registados não significa que não exista uma avaria.

O que podes e deves fazer é arranjar um mecânico competente. Ver sistema de ignição e pressão da bomba de gasolina.

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #2 em: 05 de Fevereiro de 2016, 23:13 pm »
Este sendo um 1.6 a gasolina, não tem turbo. O oleo 5W40, quanto pude confirmar pelo manual de reparação que tem alguns dados de intervenções neste carro desde 2012, passou a ser aplicado aquando da reparação da junta do motor. Eles pelo menos, até agora do que pude ver, não tenho razões de queixa, e souberam com a clip verificar um erro que tive à uns tempos com a marcha atrás que não sabia se era da central, de um sensor ou outra coisa, e viram logo ser a central..
O diagnóstico clip foi mais no sentido de dizer que eles lá têm a clip para poder ver algo se possível.
Quanto ao óleo era outra duvida, qual aconselham então? porque a motrio nunca tinha ouvido falar, depois informaram-se ser uma "espécie" de marca branca da renault, mas o melhor será qual? Elf??
E obrigado desde já pela ajuda  :wink:

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 05 de Fevereiro de 2016, 23:49 pm »
Elf, Castrol, Liqui Molly, Mobil...

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #4 em: 05 de Fevereiro de 2016, 23:57 pm »
Mantenho então o 5W40 correcto? Eu só a tenho desde Junho, trocou o óleo em Abril segundo o livro de revisão que vinha com ela, e faltando apenas 2500km para a revisão, ela no computador de bordo informa que tem metade do óleo (passou esta semana para metade).. Pelo que não sei se será Muito consumo ou não, mas também acho que depende muito da condução..

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 06 de Fevereiro de 2016, 03:18 am »
O nível de óleo vê-se na vareta ;)
O pedal do acelerador não fica mais rijo porque é electrónico, quanto muito isso é efeito psicológico devido ao facto do motor não responder bem.

Eu tive um problema semelhante, mas no meu caso acendiam as luzes de erro, e o problema é mau contacto nas fichas que vão ao calculador.

Se com ambiente húmido o problema agrava-se é limpar as fichas com spray de limpeza de contactos eléctricos, nas fichas que vão do calculador de injecção até ao habitáculo, talvez assim eliminas algum mau contacto.
Quanto ao arranque eu também noto, uns soluços enquanto o gpl não entra em funcionamento, não será isso?
Não perdes nada em pedir ao instalador de gás que verifique se está tudo bem afinado em relação ao gpl.

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #6 em: 06 de Fevereiro de 2016, 09:29 am »
Eu sei que o pedal é electrónico mas ontem senti mesmo que tive de fazer mais força, mas talvez tenha sido efeito psicológico já nem sei.. Quanto ao gpl, esqueci de referir que isto acontece tanto a GPL como a gasolina, e não acontece até o gpl entrar em funcionamento, porque se for preciso, como disse anteriormente, eu ligo o carro, espero 10segundos desligo, espero novamente 10 segundos e volto a ligar e aí já não tem nenhum problema com o arranque nem nada disso.. Também já notei que quando coloco o cartão no leitor na totalidade, oiço uma espécie de apito vindo do compartimento do motor junto da zona da borboleta, e uns sons "mecânicos" como se houvesse algum mecanismo ali a mexer, suponho que os sons possam ser normais visto que é quando ele faz os testes ao sistema antes do arranque, de resto.. E o som de dentro do carro não se houve, só mesmo estando com o capo aberto e atento para ouvir alguma coisa..

Quanto aos calculadores.. Onde estão localizados essas fichas?

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #7 em: 06 de Fevereiro de 2016, 10:10 am »
Viva
Também tenho um carro a gpl e já reparei que se andar uma temporada, praticamente só a gpl, o carro fica com sintomas estranhos, tais como ; desligar em desaceleração, dificuldade em pegar, por vezes não pega mesmo, só deixando passar uma meia hora. Etc

O que sugiro é que passas alguns dias a gasolina, periodicamente, para lhe limpar os "pulmões"

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #8 em: 06 de Fevereiro de 2016, 10:24 am »
Obrigado pela sugestão  :smiley:
Acontece que à uns tempos li algo sobre isso, e ainda a semana passada andei 150km a gasolina, mas o problema persistiu.. Ou devo andar mais do que 150km?

Edit: Este nunca lhe custa a pegar, mas quando se vai abaixo em desaceleração ou parado,  mesmo que em ponto morto, tenho de pressionar a embraiagem a fundo e tirar, voltar a pressionar e aí carregar no start e pega logo, ontem sim notei que bem que carregava no botao e ele nada, tive de manter o dedo no botão uns três segundos e lá pegava ele como se nada fosse, mas uma das vezes pegou, continuei parado no semáforo e segundos depois voltou a desligar-se (tive de repetir o mesmo processo e voltou a pegar e lá fui embora)..
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2016, 10:27 am por Gonçalo Miguel »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #9 em: 06 de Fevereiro de 2016, 15:20 pm »
Os calculadores estao no compartimento do motor, talves junto a bateria, ou coisa parecida.
Eu faço muitos km a gpl e não noto diferenças nenhumas.
Se tiveres o gpl desligado o problema se mantem?

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #10 em: 06 de Fevereiro de 2016, 15:39 pm »
Sim, eu quer ande a gasolina, ou a GPL, o problema mantém-se.. A título de exemplo, a descida da IC17 em Lisboa em direcção a Algés, para quem conhece, descreve uma curva, independente da velocidade a que ali vá, seja a gasolina ou a GPL, quando descia em 4a ele ia-se abaixo.  Tive de começar a fazer as descidas, sejam essas ou outras, a 3000rpm trabalhando com a caixa de velocidades, mas mesmo assim, se for preciso ele desliga-se..

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #11 em: 08 de Fevereiro de 2016, 13:02 pm »
Essa tua descrição tive-a com a minha 1.9dci e o problema sempre foram os sensores de ponto morto superior. Da 2ª vez era tb cablagem danificada além do sensor. Na renault fazem-te o diagnóstico em 3 tempos disso
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline draper

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #12 em: 08 de Fevereiro de 2016, 16:30 pm »
Boas a todos.
Apesar dos muitos relatos que tenho lido pela net fora acerca dos problemas electrónicos dos Laguna II Phase I (como é o meu caso), não encontro informação referente ao problema que me tem atormentado..

(...)
Por ultimo, o carro já conta com 275 mil, tirando estes problemas, anda que é uma maravilha (motor 1.6 com GPL de 2001), e vai fazer a revisão daqui a 2500km. O anterior proprietário tinha colocado oleo BP 5W40, na oficina onde vou (agora multimarcas mas foram durante muitos anos representantes da renault), dizem que o recomendado a este carro é o 10W40 e querem colocar 10W40 da motrio, haverá problema? Eles também lá têm a CLIP, mas o ultimo diagnóstico feito aquando da substituição do radiador da sofagem (em dezembro), não acusou nada. Vou pedir que repitam o teste mas queria ao menos ter algumas "luzes" do que me poderá esperar..  :angry:

Obrigado a todos e peço desculpa do texto enorme..
O motor K4M pode usar óleo ACEA A3 ou A5 com viscosidade 10w-40, 5w-40 e 5w-30.
O Motrio 10w-40 pode ser usado.

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #13 em: 08 de Fevereiro de 2016, 20:43 pm »
E é um bom óleo? Não tem problema passar de um 5W40 (suponho que tenham usado esse pela reparação da junta da cabeça do motor) para um 10w40? Ou os benefícios não se irão notar e por isso não compensa?
Mais uma situação que hoje me aconteceu, além de ele se desligar em andamento, desta vez quando premi a embraiagem ele aumentou as rpm até aos 6000 e tal, tive logo de colocar uma mudança para baixar as rpm (ia em andamento mas não tinha acelerado para justificar este aumento súbito das rpm), é como se a borboleta tivesse ficado aberta e com isso ao embraiar ele ter aumentado as rpm..

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #14 em: 14 de Fevereiro de 2016, 22:22 pm »
Bom pessoal. Quanto ao problema de ele se desligar em andamento, por incrivel que pareça, consegui resolver substituindo o botão de start/stop.
Na passada 5ª feira, ao colocar o cartão no carro, o mesmo ligou sozinho sem eu carregar no botão. Isto levou-me a questionar até que ponto o botão estaria em condições. Ao chegar a removi o mesmo (tem 3 patilhas que o fixam, uma localizada às 6h, outra às 10h e outra às 3h, sendo que o melhor é primeiro soltar a das 6h). Removido o botão, desliguei da ficha, soltei o botão, e verifiquei que o mesmo tem uma borracha, que funciona como mola para o botão ao ser premido volte ao ponto inicial. Verifiquei também que essa borracha tem dois pontos que são os que fazem o contacto com o circuito. Essa mesma borracha tinha um dos pontos danificado, ou seja cada vez que carregava no botão corria o risco de a borracha ficar com esse ponto a fazer contacto o que levava o circuito erradamente a pensar que tinha sido premido o botão.
Após a substituição do mesmo, noto que este botão tem a borracha em bom estado e que o mesmo até cria mais resistência a ser premido (isto porque o anterior tinha a borracha danificada). O problema ficou resolvido. O carro já não se desliga em andamento nem em descidas mesmo que em ponto morto (era remédio santo para se desligar).
Quanto à revisão, vou optar por me manter no 5W40, mas não irei colocar motrio.
Obrigado a todos pela vossa ajuda  :wink: