Renault laguna II 1.9 dci
Ao ligar o carro aparece "Service"
Sintoma. Em 6 e apenas nessa mudança entre 100 a 120 km/h dá erro de "injecção deficiente" e entra em safe mode. Ao desligar o carro passa.
Ligasse a máquina (que não é clip) e dá erro DF301 circuito de admissão de ar, circuito de regulação da pressão de sobrealimentação; pressão excessiva.
Sem pensar parti para o sensor map. Desmontei, a ficha não estava em condições e por isso dei um jeito. Os contactos da válvula tinham algum verdete e como tal procedi à limpeza. Montei.
Fui testar e tudo na mesma.
Bom toca a puxar pela cabeça. Se é excesso de pressão tem de ser proveniente do turbo. Toca a equacionar:
- Tubos de vácuo. Parecem ok
- Membrana de Actuador do turbo. Coloquei-a em vácuo e também não parece ter fuga. Mas movimentou-se pouco
- andei a ver a geometria e aquilo mexia-se muito pouco. Lá forcei um pouco mais e já passou a abrir mais, mas mesmo assim parece-me pouco.
- valvula pierburg - não sei como testar mas aquilo depois dos teste e quando o carro já estava parado ficava a fazer barulho (bloc, bloc, bloc). Será normal?
Entretanto já passava da hora de jantar e antes que a minha mulher se chateasse decidi voltar para casa.
Na volta a casa, ficou um pouco melhor, passou só a dar erro a 140 km/h. O estranho é que dá erro apenas em 6, mas antes estiquei-lhe uma 3 e uma 4 e não deu erro apesar de supostamente nessa ocasião a pressão do turbo deveria ser bem superior.
Onde é que estou a ver mal a coisa?