Autor Tópico: Derrame Óleo Clio IV 1.5 DCI 90cv com poucos km e menos de 1 ano! Pesadelo!  (Lida 11080 vezes)

Offline Dyk

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Garagem : Clio IV DCI
Comprei um Clio novo à 11 meses, conta com 16K, já tive problemas com os travões, falta de eficácia, gastaram antes dos 15k e riscaram os discos todos, quando fui mudar as pastilhas apercebi-me que existe um derrame de óleo na zona da tampa de válvulas!

Com o cuidado que tenho tido, especialmente quando pego no carro ao sair de casa, deixo-o sempre aquecer um pouco e ando com muita calma até atingir temperatura ideal assim como nunca o desligo logo após terminar a viagem, sempre com andamentos normais (pé leve) como é possível já ter um derrame de óleo desta forma? Será isto o inicio de um pesadelo chamado Clio?  :angry:

Obviamente vou ir lá reclamar mas já começo arrepender-me em ter comprado um Renault, mora cá em casa um PSA 207 HDI com 6 anos e 90K e problemas até a data são 0.

« Última modificação: 08 de Maio de 2016, 12:37 pm por Dyk »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
O carro já fez alguma revisão?
Se o óleo esta à parte de cima da tampa de válvulas, é mais plausivel que tenha sido um derrame acidental quando estiveram a por óleo no carro, do que uma fuga ;)
No entanto isso é uma situação que deve ser vista, pois mesmo que tenha sido um derrame, devia ter sido devidamente limpo.
A questão dos travões, é um defeito de fabrico reconhecido pela renault com OTS em vigor para reparação desse mesmo problema.
Todas as marcas têm sempre problemas de defeitos de fabrico, como é normal ;)

Offline Dyk

• 1.0 SCe
  • *
Obrigado pela resposta..
Ainda não fiz nenhuma revisão, esta prevista a 1ª dentro de poucos dias, quando comprei o carro não havia qualquer tipo de derrame e a única coisa que eu fiz ao abrir o capô foi repor liquido do limpa vidros, acidentalmente apercebi-me deste derrame!

Sobre os travões e apesar das minhas reclamações em vários lugares, a marca recusou qualquer defeito assim como recusou resolver, acabei por desistir mas este derrame preocupa-me muito mais, não entendo como pode surgir algo assim em tão pouco tempo! :(

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Sem ser um derrame acidental, pode ser uma fuga pela junta da tampa de válvulas, turbo, perdas por vapores de óleo pelo respiro do motor, etc.
Mas antes de mais é perceber qual a origem do óleo, pois este espalha-se com muita facilidade dando a sensação de ser um grande derrame, mas na verdade é coisa muito pouca.
Tens notado algum consumo de óleo ou não?

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Só de me lembrar que tenho um Clio IV até me assusto a ler estes relatos de problemas...

Infelizmente esse problema dos travões, já conhecia um caso e foi um dos meus maiores receios quando comprei o carro e felizmente em praticamente 40000kms ainda não senti nada de anormal, bem pelo contrário, estão a ter o desgaste normal que os travões podem ter...

Offline Dyk

• 1.0 SCe
  • *
Em toda volta da tampa de válvulas, ou junta da mesma vejo vestígios de óleo, o turbo fica mais acima (na segunda imagem) e esta seco. O plástico de protecção que fica no fundo não vi qualquer vestígio de óleo, ainda assim vou ver se vejo melhor com mais atenção...
Sobre o consumo, actualmente tenho 11 meses com o carro e quase 17K, ontem verifiquei e tinha a vareta do nível de óleo entre o mínimo e o máximo..
Tenho marcada a primeira manutenção para daqui a uma semana e uns dias...

Só de me lembrar que tenho um Clio IV até me assusto a ler estes relatos de problemas...

Infelizmente esse problema dos travões, já conhecia um caso e foi um dos meus maiores receios quando comprei o carro e felizmente em praticamente 40000kms ainda não senti nada de anormal, bem pelo contrário, estão a ter o desgaste normal que os travões podem ter...

Sobre o derrame, eu não encontro em lado nenhum alguém a relatar algo parecido o que me faz ainda sentir mais azarado, ainda assim não noto nenhum comportamento diferente no desempenho do carro, tem andado bem até agora.

Sobre os travões, a marca do sistema de travagem do meu é ATE, desconheço se possa ter saído outros Clios com um sistema de travagem diferente de outra marca mas até tinha curiosidade em saber, as pastilhas do meu são minúsculas (imagem abaixo), totalmente desadequadas e têm duas ref. para as mesmas: 410602581R ou 410605612R

« Última modificação: 09 de Maio de 2016, 14:12 pm por Dyk »

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
Relativamente à baba de óleo, conheço um caso de um ClioIV 1.5 DCi em que isso aconteceu.

Não sei se se limitaram a trocar a junta da tampa das válvulas ou se além da junta também substituíram a tampa das válvulas, em garantia.

Offline Dyk

• 1.0 SCe
  • *
Já passei na oficina, o sr. mal olhou e disse logo que era da junta da tampa das válvulas, não me parecer nada surpreendido!
Estou muito desiludido com o meu primeiro Renault...

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
Não te sintas assim... Imagina teres um Clio tirado do stand 0kms e 412kms dar entrada novamente para trocar a caixa de velocidades ;)

Desde então, estou super satisfeito com o comportamento dele ;) Se o problema se ficar só pela tampa das válvulas não me parece exageradamente grave, apesar da chatice que dá, claro!!!

Pensamento positivo ;)

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
Um horror
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Acontece, não é o primeiro nem será o último carro a sair com defeitos de fábrica. Pior são aqueles que são um defeito desde que são desenvolvidos pelas marcas :laugh: :laugh: :laugh:

Estarias pior se isso fosse uma Espace 2.2 dci :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Offline Dyk

• 1.0 SCe
  • *
O que me preocupa é que pela imagem, para retirar aquilo para trocar a junta parece que vão sair uma data de peças, não acho piada ter o carro tão novo já mexido! :(
Outra coisa que não compreendo é como isto acontece, aparentemente em toda volta da tampa esta a verter óleo...

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Nem tanto, é mais simples que aquilo que parece.

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Junta defeituosa, defeito de fabrico e não de montagem. Acontece pois o controlo de produção não é infalível.

Enviado com aprovação Jacques Cousteau

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
Concordo com o RenaultTurbo: quando tive o problema da caixa de velocidades com o meu carro e no dia seguinte ao ter deixado lá, fui lá ver como andavam as coisas e assustei me com o aparato que vi (motor pendurado, sem as rodas da frente, caixa de velocidades no chão...  :shocked: )

Apesar da chatice que isso dá, e do que a gente tem de espernear para ver as coisas resolvidas (isso NUNCA deveria acontecer!!!) isso vai ser de fácil resolução... confiança e ainda vais ter muitas alegrias com o Clio ;)