Autor Tópico: distribuiçao laguna 2 1.9 dci  (Lida 3238 vezes)

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: ...
  • Garagem : ....
distribuiçao laguna 2 1.9 dci
« em: 16 de Maio de 2016, 05:45 am »
pois é a laguna esta ca, e o antigo dono disse que a distribuição so aos 240 mil esta agora com 228 e queria fazer agora manutenção toda pa andar descansado, oleo, filtro, distribuição e bomba de agua, eu safo-me bem em questões mecânicas e nao é ai o meu "problema"...

a minha duvida recai sobre algo com o qual me deparei a quando das pesquisa que fiz em relação ao assunto..

vi que indica que a afinação do tensor da correia de distribuição deve deixar uma tensão de 11Nm na correia, isto é algo novo para mim pois ate hoje lidei com tensores automáticos ou afinação "a olho" e nao tenho a dita ferramenta e para medir a tensão da correia...

gostava de saber se essa dita tensão de 11 Nm na correia é algo mesmo mesmo mesmo obrigatório ou é daquelas "marquises" da marca para fazer com que "curiosos" não mexam e façam manutenção em casa..

alguém tem info sobre isto? alguém ja mudou correia sem fazer a tal medição de tensão?

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: distribuiçao laguna 2 1.9 dci
« Responder #1 em: 16 de Maio de 2016, 10:16 am »
Quando a marca estipula uma medida de tensão na certa não se tratará de um preciosismo, mas sim uma directriz que foi estudada/avaliada e testada por quem desenvolveu a constituição do motor e seu funcionamento.

TRata-se da mesma situação que quando tens um furo numa roda, procede-se à substituição se não forem respeitados os apertos existe a possibilidade de algo correr mal, na prática ou fica apertado demais e podes partir os pernes, danificar o cubo de roda etc, ou fica mal apertado e mais tarde vai desapertar por completo.

Em resumo :

Se numa roda não vale a pena arriscar, porquê arriscar numa distribuição?

Na prática mais vale respeitar as indicações :)

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #2 em: 16 de Maio de 2016, 16:55 pm »
Eu no meu laguna quando mudei a distribuição em casa não vi em lado nenhum mencionarem a tensão em Nm, mas sim em Hz, é fase 1 ou fase 2 o teu (tua) laguna?

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2016, 17:21 pm »
é uma laguna 2 phase 1 1.9dci 120cv

vi em varios sitios primeiro a tal tensao de 11Nm e apos umas "voltas" ou algo assim a mediçao final em hz que falas...

nao sei ao certo pois assim que me apercebi que falavam em equipamentos que nao tenho nao merecia a pena ler tudo em detalhe

fizes-te a muda em casa tal como eu queria fazer, pois nao é nada complicado so tens 2 pontos (cambota e cam) e poupas uma data de euros, so que eu nao tenho nada para medir tensao ou hz, como fizes-te a tua muda? tens algum desses equipamentos ou foi aperto a old school, "a olho"?

se der pa fazer em casa sem nada disso seria optimo pois teria uma bela poupança visto que oriento umas peças a uns belos preços

oleo 5W40 100% sintetico norma MB 229.51
correia distribuilçao
tensor
bomba de agua
correia de assessórios
filtro de oleo
filtro de ar

tudo isso por cerca de 150 euros e material bom garantido, pessoa da casa de peças é de confiança

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #4 em: 16 de Maio de 2016, 17:54 pm »
Eu para ver se ficou tensionada tive de medir com este aparelho:

E são precisas também estas ferramentas:

Se falar de chaves normais e chaves dinamométricas ;)
« Última modificação: 16 de Maio de 2016, 18:01 pm por angelocampia »

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 18 de Maio de 2016, 22:50 pm »
sem que este post vai levantar controvérsia mas soube de fonte segura que a mudança de correia nao necessita obrigatoriamente de ser afinada com os ditos aparelhos...
nao vou dizer exatamente quem me deu a dita info mas veio de quem tem mais de 20 anos de oficina renault....

ora bem fazendo a muda como é logico nao vamos deixar uma correia muito folgada nao é logo nao ha risco de ficar larga, e se ficar muito esticada o unico "mal" é que a quente vai chiar um bocado,caso aconteça será so folgar um pouco mas muito raramente tal coisa acontece...