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Tópico das dúvidas estúpidas
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Tópico: Tópico das dúvidas estúpidas (Lida 10375 vezes)
c0mpu73r
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Garagem : Honda Civic 1.4 LSI 4p / Renault Clio 1.2 Oasis
Tópico das dúvidas estúpidas
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em:
16 de Maio de 2016, 12:53 pm »
Boas,
Aà está, o tópico das dúvidas estúpidas que por vergonha ninguém fala (e acredito que andaram a pesquisar no fórum/google). Independentemente dos anos de carta ou quantidade de carros, a verdade é que cada um tem a sua área do saber e às vezes a mecânica automóvel não é uma delas.
Desta forma, se a malta puder ajudar, tenho aqui uma série de dúvidas genéricas do tipo "estúpidas" e "nem devias ter carta se não sabes isso pah!"
que tenho receio de colocar ao mecânico com receio que ele se aproveite da santa ignorância.. O meu renault é o clio 1.2 58cv oasis de 96.
1. Como saber que motor tenho? Nos sites de peças aparece sempre referências diferentes da do livrete, imagens da net para o mesmo tipo de motor mostram às vezes coisas diferentes. Sim, no meu caso tenho 90% que o meu clio é o "motor de plástico" (?) D7F, mas nos sites de peças este não aparece (só caixa B ou S27)? Tenho forma de saber a referência das coisas por forma a comprar sem enganos?
2. Tenho o nÃvel do oleo a meio, entre o mÃnimo e o máximo, e faltam-me ainda 3 ou 5k para a mudança de oleo de acordo com o cartão. Não, não noto percas de oleo (já fiz 400km com o carro), pinga é um pouco pelo bujão
(preciso de por uma anilha nova). A questão é... Devo fazer já a revisão e trocar o oleo ou compro daquelas embalagens mais pequenas e rectifico até à revisão em si? Como faço poucos km's por dia aposto que é só para o ano..
3. Na onda da questão anterior, quantos litros leva o meu clio? Encontrei no fórum uma tabela mas é a partir do clio II..
4. Andar com o carro perto da reserva: é verdade que faz mal? Ando à anos nas lonas com o meu Honda de 99 (veio novo para a minha mão), e nunca tive problemas.. Sorte?
5. O meu carrito é de 1996, já não é nenhuma miúda de 20 anos
neste sentido, sei que é normal ouvir ruÃdos parasitas disto e daquilo, a questão é que tipo de ruÃdos devo prestar atenção? Por exemplo, ligeiro tremor ao pegar a frio já percebi que seria normal em carros com esta idade, ruÃdos dos bancos aos curvar idem.. E ruÃdo que parece de cabo ao travar antes de uma curva por ex?
6. Peças.. desculpem a mariquice, mas porque razão encontro nas lojas coisas género travões, opticas, bombas, filtros etc e não encontro um simples botão do vidro eléctrico? Ou a centralina?
Desculpem lá a maçada, mas entre trabalhos, miudos e mulher, quero fazer do meu carrito projecto de restauro e hobbie de fds, e sem manual nem nada às vezes é complicado.
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Farfalho
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #1 em:
16 de Maio de 2016, 18:40 pm »
Quando estiver em casa posso confirmar a informação toda no Autodata. Renault Clio I 1996 1.2 58cv (indica-me os kW) oásis.
1. Se for o D7F como dizes então terás uma placa no bloco que diz D7F mais a versão do motor. A caixa de velocidades terá outra chapa que indicará a utilizada (famÃlia e versão).
2. Aperta o bujão para evitar mais perdas. Se parar de verter então podes optar por não repôr a nÃvel. Quantos litros de diferença entre a marca máxima e mÃnima? A comprar uma garrafa de 1L aconselho mesma graduação e fabricante. Mais vale andar bem lubrificado do que com falha em algum local.
3. Quanto estiver no Autodata confirmo. Será entre 3 a 5 litros, não mais do que isso. O 1.4 leva cerca de 4L. O manual do carro deverá indicar resposta para a 2 e 3.
4. Não convém nada andar na reserva tanto devido ao excesso de detritos que irão circular e ficar retidos no filtro como também para a saúde da bomba. Acredito que tenhas tido sorte até então. Convém não facilitar.
5. RuÃdos parasitas só mesmo tu poderás identificar e sem o rádio ligado. O que poderás ouvir mais serão ruÃdos de desgaste das peças mas sem saberes identificar, alguém contigo ajudará a fazê-lo. Assim pelo fórum é difÃcil, só com áudio ou áudiovisual.
6. Peças é normal que seja mais difÃcil adquirir. A Renault só garante stock até 10 anos. Peças de versões mais equipadas é complicado arranjar devido à época e ao segmento. Para tal, basta ires aos carros de segmento superior e comparares, muitas são partilhadas.
Locais, casa de peças ou sucatas. Foi o que fiz para o meu 19. Centralinas idem, duvido que na Renault te safem e depois é preciso ter aparelho para aferir o estado das mesmas.
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Última modificação: 16 de Maio de 2016, 20:25 pm por Farfalho
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c0mpu73r
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #2 em:
16 de Maio de 2016, 19:11 pm »
Obrigado
Vou reparar no bloco a info
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #3 em:
17 de Maio de 2016, 00:16 am »
Em relação Às questões que colocaste, algumas já foram respondidas no entanto:
1- para veres nos sites de peças, normalmente a informação que está no livrete é suficiente, (ano, kw, combustivel, modelo, etc)
2-É sempre relativo, o que deves fazer, é evitar as fugas como ja foi dito e sempre que possas, repor o nÃvel.
Se podes antecipar a revisão, evitas estar a gastar dinheiro no óleo, mas se não te der jeito fazer já a revisão, acerta o nÃvel.
3- é 3,5 a 4L se não me engano, mas compra sempre garrafões de 5L para teres óleo para repor entre revisões.
4- Mito, quando olharem para dentro de um deposito, vão perceber porque
. só há 2 riscos, o de ficar a pé porque se acabou o combustÃvel, ou de entrar ar para o circuito, no caso de ocorrer a deslocação do combustÃvel dentro do deposito de forma a que o chupador da bomba de combustÃvel chupe ar em vez do combustÃvel.
Um exemplo disso, pode ser uma subida, ou uma estrada com inclinação lateral acentuada, fazer uma curva muito apertada a uma velocidade elevada, etc
5- há ruÃdos normais e outros anormais, no entanto é fundamental saber a origem do ruÃdo, e ai é a parte mais difÃcil da coisa. Com o tempo vais perceber quando surgem os ruÃdos anormais, pois os normais ao fim de alguns dias de andares no carro habituas-te a eles, e quando surgir um ruido novo, vais logo dar conta. Depois quando isso acontecer, é identificar a origem e analisar o porque desse barulho.
6- As peças mais comuns de se ver à venda são aquelas de desgaste, as outras, normalmente só na marca. No entanto também há da concorrência, mas só aquelas que devido à sua natureza tenham muita procura.
Calculadores, normalmente os que há fora da marca, são reconstruidos/re-condicionados.
Outra alternativa para as peças difÃceis de encontrar é o mercado de usados e os de venda na net.
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Farfalho
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #4 em:
17 de Maio de 2016, 11:55 am »
Tendo em conta a informação dada, 58cv (43kW) é um motor E7F 700.
Confirma-me qual deles é para te dar a restante informação precisa.
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c0mpu73r
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #5 em:
17 de Maio de 2016, 12:01 pm »
Obrigado GIFS e Farfalho
Quer dizer que tenho um motor Energy?? (E)? Andei enganado..
A questão de andar na reserva é que ainda não vi a luz do quadrante acender e quero perceber se funciona ou não
No meu antigo UMM, o quadrante não estava afinado a 100%, o ponteiro indicava já reserva ainda ainda tinha muito mais gasóleo, pelo que quando a luz acendia é que já sabia quando devia encher. Só para controlar os consumos, claro...
Outra questão estúpida, vejo tanta gente nos shoppings e afins, a passar de lado nas lombas, ou seja, so com um dos lados do carro supostamente para poupar a suspensão.. Isso não "lixa" um dos lados mais depressa?
Já agora, que outros mitos existem por a� Não , não me refiro a 98 vs 95...
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Farfalho
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #6 em:
17 de Maio de 2016, 12:51 pm »
Procura pela chapa do bloco para ter a certeza que motor e versão tens.
Pouca gasolina e faz uma curva rápida longa para a direita. Se o ponteiro da gasolina se mexer e acender a luz de reserva então está a funcionar
true story!
A cena da lomba é uma questão de suavidade onde metes a trabalhar os 4 pontos de suspensão em momentos diferentes sem haver "risco" de ires ao limitador. A ideia é passar devagar e cumprindo não precisas de fazer isso. São hábitos.
Mitos? Sei lá, talvez o de ir a conduzir todo nú com as mãos nos bolsos e ao ser parado pela autoridade, assim que sais da viatura desistem de passar multa e toca os Village People de fundo
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #7 em:
17 de Maio de 2016, 13:37 pm »
Farfalho, só um aparte... armei-me em Jack Sparrow e estou a cuscar esse programa, aquilo é um mundo..
Só mesmo para profissionais..
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #8 em:
17 de Maio de 2016, 14:11 pm »
Não sei do que falas
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #9 em:
18 de Maio de 2016, 22:44 pm »
Boas Malta,
Aproveitar que tambem tenho uma pergunta estupida...
Tenho uma Scenic II e a peça de abrir o capô fugiu... e agora como abro?
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #10 em:
18 de Maio de 2016, 23:28 pm »
Lol qual peça?
a de dentro do carro ou a do capot?
Se for a do capot, vais ter que arranjar maneira com o auxilio de um arame ou chaves de fenda, soltar o fecho que prende o capot, depois de destrancado.
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #11 em:
19 de Maio de 2016, 00:42 am »
Duvido que esse motor seja um E7F sendo um OASIS.. Se assim for será um D7F
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #12 em:
19 de Maio de 2016, 06:30 am »
Tira uma foto ao motor e tira-se num instante as duvidas
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #13 em:
19 de Maio de 2016, 10:08 am »
Oasis trazia o D7f pois era um fase 3 e os E7F vinham no fase dois ou seja
Fase 2
E7F
Fase 3
D7F
Os Oasis possuem o motor que está nos clios 2 1.2 8v que durou e durou...Existem de 2006 com esse motor..
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Re: Tópico das dúvidas estúpidas
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Responder #14 em:
19 de Maio de 2016, 17:38 pm »
Sim, o meu é o D7F, fica a foto
Visualmente, a grande diferença é mesmo o filtro de ar, por isso nos sites de peças consegui identificar precisamente por aÃ, nas recomendações de filtros..
Aproveitando o tópico das dúvidas estúpidas, vou fazer a minha primeira revisão do carro, em casa, sem recorrer à oficina da esquina como habitualmente.
Para facilitar, sei que não terei de verificar coisas como travões, etc. porque foram mudados uma semana antes de comprar o carro e tenho os papéis. Sei também que foi feita uma revisão à 5k atrás, mas quero fazer eu mesma uma e "começar do zero".
Pelo que percebi, tenho esta lista de items a verificar/substituir. Agradeço que confirmem ou acrescentem algo que eu deva fazer. IPO do carro é só para Outubro, mas sempre tive hábito nas minhas outras viaturas de fazer a revisão uns meses antes e levar o carro ao IPO como se fosse uma saÃda para o trabalho, até para evitar "enganar" as máquinas de gazes e tal..
Relembro que o meu charuto tem 182k, motor 1.2 8v, D7F.
Óleos:
Motor: Shell Helix HX7 10W40 (li no fórum que seria recomendado o 5W40?), 5L;
Travões: DOT4, marca não importa;
Caixa: 75W80, marca não importa (é mesmo preciso?);
Direcção: Qualquer fluido de sistemas hidráulicos fechados (por ex MOTUL Multi HF?)
Filtros:
Óleo: Boch 0 451 103 292 (M 20 x 1,5);
Ar: Boch F 026 400 011 (este é de marca, quase 10€, tem outros a quase 50?);
CombustÃvel: Não encontro? Como se coloca?
Velas: Boch Platinun plus
Orçamento previsto: 110€ +/- (sem valvolina)
Mais alguma coisa? Luzes está tudo ok.. Vou sangrar igualmente o sistema de refrigeração (alguns garrafões de agua destilada + liquido de radiador)...?
Obrigado
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