Autor Tópico: grande favor MAP sensor  (Lida 4043 vezes)

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: ...
  • Garagem : ....
grande favor MAP sensor
« em: 11 de Junho de 2016, 02:34 am »
preciso de um grande favor de alguem que tenho uma laguna 2 1.9 dci 120 cv

a minha laguna ficou sem força no turbo e aviso de "deficiencia na injecçao", abro o capot e tenho a "N75" a zumbir... pensava que tava a avariada e mudei ficou igual,
e ai me lembrei do map sensor....

andei a pesquisar na net o teste com multimetro e tal e tentei encontrar os valores que devia ter ao relantim e com presao (com aceleraçao) mas nada, so encontro a faixa de voltagem de funcionamento (voltagem maxima e minima....)

ora bem o que eu gostava de pedir a alguma alma caridosa era se podiam medir a voltagem que da em relantim, voltagem  em presao (a acelarar) e em vacuo (quando se tira o  pe do acelerador)..,

o meu esta sempre a debitar 0.06v em qualquer uma das 3

como testar:
vao a ficha do map atras onde entrao os fios e enfiam um arame bem fino tipo clip endireitado com jeitinho onde entra o fio do meio (fio de retorno de sinal a centralina)

ligar o multimetro em voltagem dc

preto massa do carro :laugh:

vermelho no arame que meteram

agora so ligar o carro e ver os valores

isso vinha mesmo a calhar, tanto para mim como para futuros user´s que possam ter duvidas em relaçao ao estado do map

penso que o meu map nao esta a medir nada de nada nem ao relantim dai gostar de saber os valores
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, 05:30 am por fire_tvd »

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
Re: grande favor MAP sensor
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2016, 16:46 pm »
entao pessoal ninguem consegue fazer essas mediçoes ? é simples e nao estraga nada e serve para futura referencia  :wink:

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #2 em: 12 de Junho de 2016, 17:33 pm »
R19 1.4e não servirá para ajudar.

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 12 de Junho de 2016, 23:29 pm »
agradeço mas nao nao iria ajudar pois sao valores bem diferentes por ser atmosferico

obrigado na mesma

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 13 de Junho de 2016, 20:35 pm »
va la pessoal é muito simples e ano estraga nada e ajuda a confirmar uma possivel avaria e ja fica aqui no forum valores de referencia se alguma vez alguem tiver duvida em relaçao ao map se esta ou nao a 100%

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #5 em: 13 de Junho de 2016, 20:39 pm »
Se puseres aqui umas fotos a mostrar como fazer pode ser que um companheiro se disponibilize a fazer o que pedes se vir que é fácil de fazer.

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 14 de Junho de 2016, 01:28 am »
tal como explico no primeiro post é muito simples pode ser feito com a tampa do motor no sitio

ir a ficha do map (indicado na imagem) e por tras onde entram os fios na ficha, enfiam com jeitinho um arame fino onde entra o fio do meio (fio de retorno de sinal a centralina)

ligar o multímetro em voltagem dc

preto - massa do carro :laugh:

vermelho - no arame que meteram

agora so ligar o carro e ver os valores

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #7 em: 14 de Junho de 2016, 10:48 am »
Eu este fim de semana fiquei com o mesmo problema. Deve ser do tempo.

Antes acusava "deficiencia de injecção" a altas rotações... :( fui ver era pressão excessiva (acho que a geometria não está a abrir completamente).

Esta sexta-feira começou a tambem não ter força a baixas rotações.

Xiça é quando não tenho tempo para lhe dedicar é quando as coisas acontecem. Não chega ter um carro encostado e o outro queixa-se tambem.

Por isso muito provavelmente tambem tenho o mesmo sensor na sucata.
« Última modificação: 14 de Junho de 2016, 10:49 am por rike1 »

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 14 de Junho de 2016, 20:30 pm »
pois dava jeito umas mediçoes ao reantin e em aceleraçao para se ter como valores de referencia para se saber so map esta bom ou nao pois pode ser outras coisas

Offline fire_tvd

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 15 de Junho de 2016, 19:43 pm »
se fosse algo dificil de fazer ate se compreendia nao haver niguem que podesse ajudar, mas algo tao simple e nao demora mais de 5 min....

ou sera que por aqui pelo forum ja nao ha nenhum motor 1.9 dci ou ninguem tem um multimetro?

va la pessoal nao custa nada fazer  2 mediçoes uma ao relantim e outra por exemplo as 3500 ou 4 mil rotaçoes

ia ajudar a despistar o estado do map pois nao é uma cena barata pa se andar a trocar assim sem certezas :cry: :cry: :cry:

"ha e tal liga a maquina e ve o erro" pois ate podia ligar mas aqui na zona nenhum amigo tem e em qualquer lado me pedem 20 ou 30 euros pa ligar e ver erros se quiser apagar e mais x euros por cada erro....

e esse dinheiro quase da pa comprar um map novo

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #10 em: 16 de Junho de 2016, 11:16 am »
Não custa nada fazer mas se pensares que a percentagem de gente com um 1.9dCi é baixa e a percentagem de gente com multimetro é ainda menor, a probabilidade de encontrar alguém com um 1.9dCi e um múltimetro é muito baixa...

Falando por mim, tenho motor mas não tenho múltimetro pq é daquelas coisas que não me compensa gastar dinheiro nisso pq não lhe dou praticamente uso nenhum.
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie