Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
16 de Abril de 2026, 19:35 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
Avaria travões ?
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Avaria travões ? (Lida 5046 vezes)
dz07
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Avaria travões ?
«
em:
26 de Julho de 2016, 18:35 pm »
Boas
Tenho um Renault Clio 3 dci e o ano passado tive um despiste em que o embate foi todo com a roda da frente do lado esquerdo num passeio . Na altura tive que desempenar a jante , mudar varias peças da direção e pneus e ficou tudo ok .
Passados uns meses começou a vibrar bastante o volante aquando da travagem . Disseram me que tinha os discos empenados e mandaram rectificar e ficou tudo ok.
Passados outros tantos meses voltou a acontecer e disseram que tinha que levar discos novos. Assim foi . discos e pastilhas novas.
Passados 2 meses nem 1.000km , voltou a acontecer o mesmo .
Disseram que poderia ter algo empenado no carro que estava a empenar os discos.
Mudou-se cubo e respetivo rolamento, ficou na mesma.
A seguir mudou-se manga de eixo , esta na mesma.
Agora dizem-me que pode ser da bomba de travão ! Não sei o que faça ate já pus o carro a venda, sem ser isso esta impecável, já o tenho a 7 anos e nunca me deu problemas. Já gastei muito dinheiro porque achavam que era da peça x ou y e depois tudo igual.
Inclusive depois de se trocar cubo e manga de eixo parece que ficou pior porque agora nota-se instabilidade no rolamento do carro e quando se vira o volante para qualquer um dos lados ouve-se um raspar qualquer .
Não sei o que fazer mais!
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Re: Avaria travões ?
«
Responder #1 em:
26 de Julho de 2016, 18:41 pm »
Já experimentas-te trocar de jante? só trocar as de trás pelas da frente só mesmo para experimentar.
Registado
dz07
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
26 de Julho de 2016, 18:55 pm »
Não , porque já fui outra vez a casa das jantes onde foi reparada e disseram que não tem empeno nenhum .
Que não vem dai o problema.
Registado
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Sintra
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #3 em:
26 de Julho de 2016, 19:40 pm »
Se trocaram essas peças e não fizeram nada aos discos é óbvio que eles vão continuar empenados
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
dz07
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
26 de Julho de 2016, 19:54 pm »
Apos ter mudado o cubo foram rectificados os discos.
Apos mudar a manga de eixo nao. Mas Quando se mudou não estava a fazer a vibração mas sabia-se que ainda estava algo empenado em termos de peças porque o carro foi a alinhar a direção e não dava por causa disso. Depois de se mudar a manga de eixo foi-se a casa de alinhamento e já deu sem discrepâncias.
Agora não se voltou a rectificar os discos porque ainda estava bom supostamente, ate a semana passada em que apos uma viagem maior voltou a fazer .
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #5 em:
26 de Julho de 2016, 21:03 pm »
Eu sou teimoso, trocava as rodas só para ver o que acontecia, pronto.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #6 em:
26 de Julho de 2016, 21:46 pm »
Primeiro que tudo é ver se com esse embate não ficaste com mais nada estragado.
Assim em estilo palpitologia, triângulo e / ou rotula do triângulo com folgas, caixa de direcção e / ou rotula axial com folgas.
O melhor mesmo é levares o carro a um mecânico que faça um diagnóstico a serio, sem ser por palpitologia como eu fiz
Fala aqui com o nosso parceiro ( caçoilauto ), é da amadora
-
http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0
Depois, discos não se rectificam, se estão empenados é lixo ou então se o empeno não for muito, é andar com eles até acamarem.
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Lisboa - Portugal
«
Responder #7 em:
26 de Julho de 2016, 22:06 pm »
Com tamanho impacto o triângulo não sofreu qualquer dano?
Registado
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
«
Responder #8 em:
26 de Julho de 2016, 23:27 pm »
Vamos ver se precebo uma coisa.. Algumas vezes mudou-se os discos e outras não?? Se assim foi como sabes se a vibração desapareceu se os discos são os mesmos...
Exemplo.. Pneu gasta por dentro, problema é da rótula, muda-se a rotula e fica o pneu.. Como sabes se o problema passou???
Registado
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
«
Responder #9 em:
26 de Julho de 2016, 23:27 pm »
E no meio disto tudo vou ser teimoso com o o Senick... Jante suplente para dentro durante uns tempos depois de tudo novo para testar...
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #10 em:
26 de Julho de 2016, 23:50 pm »
Pancadas laterais dá cabo dos sinoblocos do triangulo, aparentemente estão bons, mas as folgas estão lá.
Sintomas são vários, vibrações, ao travar foge para um dos lados, barulhos ao andar, etc.
Essas vibrações que sentes, são a baixa velocidade ou em velocidades mais altas? Vibra só quando travas? E sentes a vibração só desse lado ou nas duas rodas?
Registado
Francisco
1.0 SCe
Localidade: Gaia
«
Responder #11 em:
27 de Julho de 2016, 08:59 am »
Bom dia, não percebo muito de mecânica mas acho que andam todos á procura do defeito no sitio errado… passo a explicar a minha teoria, se só vibra a quando da travagem significa empeno dos discos, logo e normalmente acontece por aquecimento dos mesmos, logo as maxilas é que tem um empeno e não abrem corretamente quando larga o travão ou estão desalinhadas com o disco (o suporte das maxilas é o amortecedor, certo? Estará bom?)….mas o resultado será?.... mais uns discos empenados… abraço
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #12 em:
27 de Julho de 2016, 09:40 am »
Acho que não leste tudo o que ele escreveu sobre os discos
Registado
dz07
1.0 SCe
«
Responder #13 em:
27 de Julho de 2016, 09:56 am »
A vibração sente-se apenas aquando da travagem e praticamente apenas no volante. Quanto maior a velocidade maior a vibração durante a travagem.
Mas a parte disso , sente-se uma instabilidade estranha no carro que antes não sentia.
E ao virar o volante ouve-se um ruido vindo das rodas que da a sensação ser o disco ou algo relacionado a raspar em algum lado.
Registado
Caçoilauto
Moderadores
2.0 TCe
Localidade: Amadora
Utilizador: caçoilauto
Tento ser MAster
Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
«
Responder #14 em:
27 de Julho de 2016, 09:59 am »
Em 1º lugar nunca se deve rectificar discos de travão.
Em segundo plano pode ter acontecido aquando da montagem dos discos novos os mesmos terem sido mal montados e assim 1000 kms bastam, para empeno dos mesmos.
Quanto ao rolar com barulhos caso não seja uma protecção do disco aponto para uma má montagem do rolamento de roda ou um rolamento de fraca qualidade.
Registado
http://mini.cacoilauto.com/
http://cacoilauto.com
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»