Autor Tópico: Troca do oleo recomendado  (Lida 23175 vezes)

Offline Ana Sousa

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Troca do oleo recomendado
« em: 24 de Agosto de 2010, 18:37 pm »
Boa tarde,

Tenho uma Renault Espace 1.9 dci de dezemdro de 2004, e sempre utilizei o oleo recomendado pela Renault o 5w 40 desta vez quando trocaram o oleo colocaram o 10w 40 e passado 80 km (no dia em que gripou o carro só tinha percorrido cerca de 2km ) o motor gripou a capa da biela do 1º cilindro.
Será que o oleo teve influência na gripagem do motor?

Muito obrigada, Ana Sousa


Offline johny-

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #1 em: 24 de Agosto de 2010, 21:10 pm »
Acho que é dificil afirmar que foi essa a unica causa, mas que nao ajudou nada isso é certo... esse motor tem de levar oleo mais fino.

Offline Ana Sousa

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Re: Gripagem do motor 1.9 dci devido ao oleo não recomendado
« Responder #2 em: 24 de Agosto de 2010, 22:02 pm »

Depois de mais alguma pesquisa sobre o oleo correcto para o motor 1.9 dci da Renault espace de 2005, verifiquei no manual das revisões no capitulo oleo para motor que o oleo a utilizar neste motor e EXCLUSIVAMENTE o tipo 5W40 mas na mudança do oleo a oficina colocou o 10W40 será possivel esta troca do oleo originar a gripagem do 1º cilindro do motor?
Obrigada

Offline Black Phoenix

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #3 em: 24 de Agosto de 2010, 22:18 pm »
Assim assim...

Eu diria que o problema nao foi a espessura do oleo. 10W40 ou 5W40 e so a diferenca entre um oleo semi sintetico e sintetico, se sempre andaste a 5W40 e so numa revisão puseste 10w40 nao tera sido por 80Kms que andaste com o carro que o mesmo gripou uma das capas.

Acredito mais que o desgaste ja la tivesse e calhou ter gripado o motor na altura em que aconteceu a revisão. No entanto como mencionado o oleo do teu motor e o 5W40, e sendo um 1.9dCi acredito que seja o mesmo motor da Laguna.

Ja agora qual e a kilometragem do teu carro?

Offline Ana Sousa

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #4 em: 24 de Agosto de 2010, 22:27 pm »
O carro está com 114.00km.
Obrigada pela opinião

DESCULPEM o carro está com 114.000km
« Última modificação: 25 de Agosto de 2010, 01:36 am por Ana Sousa »

Offline Artur

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #5 em: 24 de Agosto de 2010, 22:54 pm »
esse motor nunca andou com o nivel de oleo abaixo do meio ?

Por acaso tambem me ocorreu o mesmo... Com tao poucos Kms tendo em conta que e um diesel, e bem possivel que tenha acontecido...
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, 22:58 pm por Black Phoenix »

Offline raodeste

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #6 em: 08 de Setembro de 2010, 21:37 pm »
esse motor nunca andou com o nivel de oleo abaixo do meio ?

Por acaso tambem me ocorreu o mesmo... Com tao poucos Kms tendo em conta que e um diesel, e bem possivel que tenha acontecido...

Porque é que fazes essa pergunta?
O nível do óleo tem alguma influência?

Offline Artur

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #7 em: 08 de Setembro de 2010, 22:58 pm »
sim , tem

Offline raodeste

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #8 em: 10 de Setembro de 2010, 20:16 pm »
sim , tem
Porquê?
O nível não tem de estar entre o máximo e o mínimo?

Offline Black Phoenix

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #9 em: 10 de Setembro de 2010, 22:22 pm »
Tudo bem, tem de estar, mas entre o min e max vai aprox 1 litro de oleo. Logo se o carro vem com por exemplo um motor que leva 4 litros e meio, nao e 3 litros e meio. O nivel de oleo deve estar sempre acima de meio da vareta, de preferencia sempre em cima. Se baixa muito começa a nao haver oleo para lubrificar o motor, podendo levar a problemas bem dispendiosos.

Offline raodeste

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #10 em: 10 de Setembro de 2010, 23:22 pm »
Tudo bem, tem de estar, mas entre o min e max vai aprox 1 litro de oleo. Logo se o carro vem com por exemplo um motor que leva 4 litros e meio, nao e 3 litros e meio. O nivel de oleo deve estar sempre acima de meio da vareta, de preferencia sempre em cima. Se baixa muito começa a nao haver oleo para lubrificar o motor, podendo levar a problemas bem dispendiosos.
Acho que o laguna leva 4,8 L. Eu acho que é quando baixa do mínimo o motor pode ficar em perigo de lubrificação, só se a vareta foi mal concebida. Mas até podes ter razão, com estes motores não digo nada.

Offline Black Phoenix

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #11 em: 10 de Setembro de 2010, 23:23 pm »
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...

Offline Artur

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #12 em: 10 de Setembro de 2010, 23:27 pm »
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...

ora aqui está um explicação . outra delas é apenas acrescentar que quanto menos oleo existir , menor pode ser a lubrificação do motor , dai resultar em problemas mais tarde .
mas podem sempre usa lo no minimo então , o maximo não esta lá a fazer nada mesmo e sempre poupam 1,5 lt a 2 litros ( e as oficinas agradecem )

Offline raodeste

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #13 em: 12 de Setembro de 2010, 20:07 pm »
O minimo e mesmo o minimo... Ou seja basta uma subida ou algo que altere a posição do oleo no carter para a bomba trabalhar em seco e puf...
Pois, mas é por algum motivo que as marcas mandam ver óleo em sitio plano. Ou seja aquela medida é feita para que o carro trabalhe bem mesmo em terreno inclinado. Se não as marcas mandavam ver o nível do óleo no sitio mais inclinado possível. Isto é a minha opinião.

MRC

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Re: Troca do oleo recomendado
« Responder #14 em: 12 de Setembro de 2010, 20:42 pm »
O motor é para funcionar com o nivel de óleo sempre no máximo indicado pela vareta ou no CB...

Há é por aí pseudo mecânicos que gostam de andar com o óleo a meio da vareta ou no minino para "não forçar tanto a bomba de óleo"... Uma bela bacorada claro está!