Autor Tópico: Turbo em modo safety ás 3 mil rotações  (Lida 4867 vezes)

Offline Helmini

• 1.0 SCe
  • *
Turbo em modo safety ás 3 mil rotações
« em: 31 de Agosto de 2016, 00:01 am »
Boa noite a todos, a minha grand scenic de 2007 com motor 1.5 dci de há uns tempos para cá tem feito birra, tenho dado voltas e não consigo descobrir o que se passa com ela.
Primeiro ao puxar um bocado por ela (nada de red line) dava um soluço e apareceu-me no quadrante ( Verificar Injeção) resultando em perda de potência.
Ao ligar a máquina aparecia um erro que não tenho agora aqui o código mas que tinha a ver com Ar. Ao apagar o erro a carrinha voltava ao normal mas puxando por ela voltava a aparecer.

Neste momento não tendo o erro em registo se passar das 3 mil rotações o turbo é como se não existisse. E só estando a carrinha parada algum tempo  tipo 1 hora é que volta ao normal... Não passando das 3 mil rotações o turbo funciona aparentemente normal...
Alguém que saiba o que se passa e me possa ajudar?
Cumprimentos

Ps: Já vi a válvula Egr e o medidor de massa de ar e ambos estão a funcionar... pelo menos na máquina dá para ver que eles estão a fazer leituras normalmente.

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
Re: Turbo em modo safety ás 3 mil rotações
« Responder #1 em: 31 de Agosto de 2016, 10:59 am »
O que tu deves sentir é a falta de potência e isso é porque o carro entra em safe-mode, ou seja a centralina corta-te na injecção de gasoleo.

Já viste a MAF... vê-la se a carrinha não tem tambem um MAP e se está como deve ser.

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #2 em: 31 de Agosto de 2016, 11:57 am »
MAF=medidor de massa de ar

Se houver alguma fuga nalgum ponto do circuito de ar, de alimentação do motor, o sintoma é esse.

Offline Helmini

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 31 de Agosto de 2016, 23:59 pm »
Obrigado a todos vou tentar verificar esses pormenores.

Offline WD40

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Megane II
« Responder #4 em: 01 de Setembro de 2016, 23:48 pm »
Faz uma experiência, embora a MAF possa estar a parecer que está a funcionar corretamente.

Abre o capot, desliga a ficha da MAF, vai dar uma voltinha e depois conta como foi ....

Offline Helmini

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 02 de Setembro de 2016, 22:53 pm »
Boas, obrigado pelas dicas o mecânico já resolveu e na realidade tinha mesmo a ver com a MAF. Foi trocada e ficou novamente boa para as curvas... 😀 Obrigado a todos pela disponibilidade em tentar me ajudar.
Abraço a todos.