Autor Tópico: Falha no Motor  (Lida 5864 vezes)

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Feelings change - memories don't
  • Garagem : Laguna1Phase1 1.8 RXE / GolfIV / Mondeo 2.0 TDDI
Falha no Motor
« em: 03 de Setembro de 2016, 22:00 pm »
Saudações ao Fórum
Venho aqui apresentar um problema que me surgiu hoje no meu Laguna1 1.8 RXE (F3P) de 1997!

Hoje fiz cerca de 8 kms no carro, tudo bem e nada a apontar. Assim do nada e após ter parado o carro, quando fui para por a trabalhar, eis que o carro pegou mas com o motor a falhar. As rotações em ralenti estavam abaixo das 500rpm!
O carro anda, mas sinto falha do motor, perda de potencia, e no computador aparece um consumo desmedido, cerca de 14L.  :evil: :rolleyes:
Velas?
Bobines?
De referir que o carro tem cerca de 138.000 kms e sempre esteve impecável de motor! Mas nunca troquei velas.... :angel:
Alguém aqui do fórum me pode dar uma ideia do que se estará a passar?
Já tenho azar, pois quando algo acontece, é sempre ao fim de de semana!
Desde já o meu obrigado ao fórum.

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
Re: Falha no Motor
« Responder #1 em: 03 de Setembro de 2016, 23:47 pm »
Por lapso, escrevi que de facto nunca mudei velas, mas comprei o carro usado á cerca de 3/4 anos com 125.000 kms.
Rolei cerca de 13.000 kms sem problemas, mas  na minha mão efectivamente nunca mudei velas... :sad:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 04 de Setembro de 2016, 02:14 am »
Já sabes a resposta  :laugh: começa por ai, e depois vê se a bobine não entregou também a alma ao criador  :wink:

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 04 de Setembro de 2016, 03:03 am »
Obrigado Camarinha
Vou tentar encontrar as velas Renault de Origem que creio ser esta referencia 7700500048  :cool:
Já fiz a encomenda online e até fiquei mto surpreendido pelo preço extremamente baixo..... :cool: espero não me ter enganado!
Acho que este carro tem duas bobines.. :sad: se estiverem avariadas lá vai tombo!

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 06 de Setembro de 2016, 13:23 pm »
Correcto....
Uma das bobines foi á vida!!!! :angry:
Alguém me saberá informar qual o numero OEM?

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
« Responder #5 em: 06 de Setembro de 2016, 13:35 pm »
Se for a bobine de ignição tens VALEO para F3P de 1997 a 1998 - 7700107269

Verifica se é igual à tua só para poderes confirmar.
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 08 de Setembro de 2016, 23:17 pm »
Obrigado a todos.
Vamos ver um caso interessante....!

Após perguntar na Renault qual a péça de substituição (bobina de Ignição) aconselhada pela Renault, fui informado que a mesma era a seguinte, de acordo com o carro em questão, ou seja:

Laguna1 Fase1 - 1.8 RXE Gasolina
Versão B 560
Motor: F3P 674 (1783cc) 68.5 kW (94/95cv)
Ano: Agosto de 1997

Peça aconselhada pela Renault OEM : 7700872265

Fiz um "cross reference" e  arranjei algo como isto:

BERÜ ZS 317
BREMI 20200
DELPHI DMB 802
HELLA 5DA749475331
VALEO 245129
INTERMOTOR 12679
entre outras marcas........ que indicavam a referencia RENAULT como peça de substituição.

Fiz o pedido optando pela INTERMOTOR que me pareceu o melhor preço...

Quando foi o meu espanto, quando desmontei a peça original do carro, fiz a comparação com a nova e as ligações dos cabos para as velas era diferente, ou seja, a peça que retirei do carro era uma Magneti Marelli BAE 801 EK (Uma de um grupo de duas iguais) tem as ligações fêmea, e a peça nova, têm as ligações macho.  :cry:

Telefonei para a RENAULT e confirmaram que a peça Renault 7700872265  em questão era a correcta e indicada pelo sistema da RENAULT. :sad:

Como me pareceu uma informação esfarrapada, decidi fazer uma busca exaustiva no site da INTERMOTOR e na realidade encontrei isto:

1.8 LAGUNA I (B56_, 556_)   69KW   04/1997-02/2001 Intermotor part Number  12646 (Igual à q está montada)
1.8 LAGUNA I (B56_, 556_)   69kW   06/1995-04/1997 Intermotor part Number  12679 (esta é a equivalente à peça aconselhada pela Renault e obviamente a que comprei...) Não serve!

Parece que os senhores "injinheiros" da Renault esqueceram que fizeram um upgrade ou coisa parecida á ignição do carro a partir de 4/1997, e o meu apanhou esse upgrade uma vez que é de 8/1997! .......e mudou o tipo de bobina!
Isto é o que depreendo!........ Mas esqueceram-se de mencionar isso na base de dados..... INCOMPETENTES !!!

Resumindo, se fosse na Renault, mudavam as duas bobinas, (em vez de uma) e depois como eram diferentes nas ligações aos cabos de velas,  também mudavam os cabos de velas para ficarem compatíveis, isto acho eu. Lá facturavam para cima de 200€ .......... :happy: :happy: :happy:

Agora é tentar encontrar Magneti Marelli no mercado, IGUAL, e com a mesma referência, ou fazer um novo "cross reference" mas agora com a peça OEM Renault 7700107269, que é o que está escrito na bobina para além da ref. Renault 7700850999 (que parece já ter sido anulada pela Renault.)

Agradeço os Vossos comentários!
Obrigado
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 02:56 am por Camarinha de Alenquer »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #7 em: 09 de Setembro de 2016, 03:03 am »
Isso é muito natural principalmente em carros produzidos no ano de transição entre versões.
O concelho que sempre dou é, antes de comprar qualquer peça, é confirmar primeira aquela que está montada no carro, a fim de evitar situações dessas, pois há a possibilidade de a referencia ter sido actualizada, ou de ter sido colocada uma peça diferente da que estava padronizada para o veículo.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #8 em: 09 de Setembro de 2016, 13:26 pm »
A alteração efectuada provavelmente já dizia para substituir cabos.

Deixa que te diga uma coisa: a Renault não têm obrigatoriedade de te dar a REF. Original da peça no orçamento ou por telefone .

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 09 de Setembro de 2016, 23:06 pm »
Obrigado a Todos.
Caçoilauto, isso depende do ponto de vista, no entanto, o que eles querem é obviamente reparar e facturar com valores obscenos, tipo uma bobine 70€ etc. Justamente por isso, é que cada vez mais temos de procurar alternativas, e os fóruns são uma ajuda preciosa!
Claro que eles metiam 2 bobinas a 70€cada =140€ + 1 jogo de Cabos 70€ + Velas + M.Obra + IVA... Se calhar não chegava 250€ para a reparação.....
Probema Resolvido !!!!!
1 Bobina Magneti Marelli (igual á que estava montada OEM)+ 1 jogo de Velas BERÜ (Já agora aproveitei e meti Novo)  Tudo por 33€ ... :dance: Com os respectivos descontos e preço final.
Tirar dois cabos de velas e desapertar 4 parafusos da bobine, substituir, ligar ficha e cabos e Voilá!
Está trabalhar como um relógio Suíço.........!
Na próx. semana aproveito e meto um jogo se cabos Novos, se calhar em silicone, da BREMI.
Mais uma vez, obrigado ao Fórum! :happy: :happy: :happy:

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #10 em: 10 de Setembro de 2016, 09:18 am »
Uma coisa que costuma passar despercebido, cuidado com o aperto das velas ;)

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #11 em: 10 de Setembro de 2016, 10:18 am »
Dou já um exemplo. No clio 3 1.2 16v a bobine que vem de origem trás os cabos de vela incorporados, quando tens que substituir a bobine a que vem nova já é só a bobine e tens que comprar os cabos também. No entanto não quer dizer que na concorrência não exista com o mesmo layout da original.

Os balcões de peças da Renault existem para vender peças, logo podem muito bem não dar referências para dar dinheiro à concorrência :wink:

Offline RoadRunner

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 10 de Setembro de 2016, 13:20 pm »
Boas
Claro que o aperto das velas é importante. Mas foi feito com o especial cuidado que a operação requere.. :cool:
Como disse anteriormente, estou a pensar colocar uns cabor de velas novos, se possível em silicone, mas tenho de ver onde encontrar a bom preço, talvez BREMI made in Germany.  :wink:
Não é absolutamente necessário, mas o isolamento de um dos cabos, na parte que entra na vela, está um bocadito gasto, por isso..... :embarrassed: