Autor Tópico: Bateria - Cuidados  (Lida 37884 vezes)

Offline pmcb

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Bateria - Cuidados
« em: 25 de Outubro de 2016, 18:23 pm »
Boa tarde a todos os leitores.

Pela pesquisa, verifiquei a existência de alguns problemas electrónicos no desligar ou mudar a bateria de um carro.

Quais são as preocupações que devemos ter quando temos que fazer esse serviço e no meu caso um Clio 3 dci.

Os meus agradecimentos antecipados.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Bateria - Cuidados
« Responder #1 em: 25 de Outubro de 2016, 19:29 pm »
Nada de especial, só precisas de ter À mão o código do radio, ter o carro desligado na chaves. Depois na bateria desligar primeiro a massa, e colocar o cabo de forma a não voltar a tocar no borno da bateria, depois desligas o positivo.
Retirar a bateria, e colocar a nova. Ligar primeiro o positivo, e só depois ligar a massa.
Repor o código do radio, acertar as horas  e caso necessário  configurar os vidros eléctricos.

Offline pmcb

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #2 em: 25 de Outubro de 2016, 19:57 pm »
 :grin:

Bolas, isso estava na ponta dos dedos.

Esta dúvida surgiu-me porque tenho uma ressonância em baixa rotação que não provem dos calços de travão como já tenho lido por aqui e vou ver se será do apoio da caixa que se encontra por debaixo da dita e aproveito para ver também os apoios do filtro de ar. Tudo isto depois de um amigo meu, ter passado hoje pela Norauto para trocar a bateria e o carro nunca mais trabalhar apesar de fechar e abrir portas, mas trabalhar que é bom nada.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 26 de Outubro de 2016, 01:14 am »
Vai na volta e queimaram algum fusível  :laugh:

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #4 em: 26 de Outubro de 2016, 13:52 pm »
Boas

1º que tudo é preciso saber se a bateria nova está realmente carregada (ridiculo? Cuidado não seria a 1ª vez)

2ºNão há problema nenhum em desligar e voltar a ligar a bateria num carro e os cuidados são os já enumerados pelo camarinha e a ordem não tem de ser exatamente aquela, é preciso é que o manel (+) não entre em contacto com a maria (-), a maria num carro é toda a chapa.

3º Porque é que a bateria teve de ser trocada? Tinha mesmo de ser.

O carro não trabalha o motor mas dá algum sinal? faz algum barulho?, os indicadores luminosos no tablier ligam? todos os cabos estão ligados?

Podem parecer questões menores mas são questões importantes e antes de mais algo devia saber isto.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 26 de Outubro de 2016, 14:23 pm »
é por a "maria" ser toda a chapa, é que se deve desligar primeiro a massa, para evitar qualquer tipo de acidente.

Offline pmcb

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #6 em: 26 de Outubro de 2016, 14:52 pm »
Bem, parece que realmente aconteceu no carro do meu amigo foi mesmo uma avaria do sistema que tranca a direcção e consequente imobilizador. Pelo que parece foi mesmo só uma coincidência ter acontecido depois da troca da bateria...brincadeira para 800 paus.
No meio disto tudo, resta saber se a avaria foi ou não provocada e agravada pela bateria bastante fraca, pois pelo menos umas 4 vezes teve que levar um aconchego de outra bateria.
No fundo este tópico serve para as pessoas saberem o que devem fazer quando retiram uma bateria, a qual deve ser feita com cuidado mas sem medos.

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #7 em: 27 de Outubro de 2016, 12:02 pm »
Boas

Os "aconchegos" entre baterias não lhes fazem mal, devem ser ligadas entre positivos e entre chapas, o carro que dá de "mamar" deve ser um pouco acelerado no momento em que o "mamão" mama.!

Vamos só falar de baterias de eletrólito liquido, vulgar chumbo e zinco em eletrólito de ácido sulfurico e água destilada, são também chamadas de baterias ácidas.

Este tipo de bateria é comummente utilizada em automóveis, carcacterizam-se por grande capacidade de disponibilidade intantânea de corrente e d etempo de recuperação em termos de corrente relativamente curto.

Por exemplo e de forma muito "à flor da pele" uma bateria nos nossos carros quando se dá ao motor de arranque que em media requer na casa dos 16A de corrente, após ter entrado o motor em funcionamento a corrente despendida passados 10 a 15m está a bateria totalmente recuperada desse gasto de corrente. Claro que esta capacidade de recuperação vai decaindo com o uso e tempo de vida da bateria.

Já sei que por esta altura haverão questões sobre o stop e start dos carros; não esquecer que os sistemas de stop e start dos carros utilizam circuitos eletrónicos de controle com condensadores de auxilio à disponibilidade de corrente e têm a bateria do carro constantemente monitorizada através do borne negativo (se olharem o borne negativo da bateria dum carro com s&s verão que o borne negativo tem lá mais qualquer coisa agarrado além do cabo de ligação à massa.

Substituir uma bateria num carro como até já explicado nada de mais tem, é desligar uma, retirá-la do local, acondicionar a outra respeitando a localização dos bornes (a comprar deve-se ter em coonta a localização dos bornes mediante a orientação da bateria) e ligar outra com os devidos cuidados de que um borne não toque no outro ou no caso do borne positivo, este não tocar em nenhuma chapa, motor incluido; desligar 1º o negativo que o positivo, aceito, realmente o negativo está presente em toda a chapa do carro mas por exemplo, eu que já desliguei "n" vezes a bateria do meu captur e sempre desliguei foi o borne positivo, ficando o negativo ligado; não consigo chegar com o cabo do positivo de bateria a nenhuma chapa nem sequer a ferro no motor; não são todos os carros iguais, não são não senhor e deve-se desligar os dois - e +; como é que se diz? caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. A religar a bateria basta proceder de modo inverso ligar o + e depois o -, deve-se ter sempre o cuidado de ter uma janela pelo menos toda aberta e a chave do carro "no bolso" que é como quem diz fora do carro.

Como também já dito é necessário o código do rádio e possivelmente reconfigurar os vidros no caso dos de abertura e fecho a um toque de tecla; noutros carros, peugeots por exemplo pode ser necessário recodificar o comando de abertura e fecho das portas e possivelmente haverão outras situações, conheço estas.

A funcionar normalmente uma bateria em frio com motor desligado deve ter perto de 12,5V, com o motor a trabalhar e o alternador bom deve ter aos seus bornes 14V, no caso de carros com s&S e logo a seguir a ser colocado em funcionamento podem aparecer tensões na ordem dos 14,5V e até mais aos bornes da bateria, teoricamente cada elemento duma bateria destas, que são 6, dá no máximo 2,2V o que somados dá uma tensão máxima de 13,2V (nunca os consegui medir em bateria nenhuma estando a bateria a não receber carga).

Há muita informação sobre isto na nossa amiga, (a)net(e), é questão de google it.

Cumprimentos

Offline tulicreme

• Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
« Responder #8 em: 27 de Outubro de 2016, 13:19 pm »
Eu soube dum Clio II que queimou a centralina ao dar um encosto de bateria. Não sei como o fizeram, mas queimou.

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #9 em: 27 de Outubro de 2016, 13:30 pm »
Possivelmente porque fizeram um curto circuito mas numa bateria para haver um curto circuito só encostando o + estando ele ligado à bateria ao - estando ele também ligado à bateria... ou vice-versa.

Eu, tendo o cabo do + por exemplo desligado da bateria e encostando-o ao cabo - da bateria ou chapa do carro , estando este ligado à bateria, absolutamente nada acontece, não há curto-circuito pois o circuito elétrico não se fecha, o positivo + está quietinho na bateria e isolado do resto dos circuitos.

Só há curto-circuito num sistema elétrico existindo ligação elétrica fisica entre o positivo + e o negativo - na fonte de corrente elétrica desse sistema ou num dos seus componentes mas o sistema elétrico tem de estar alimentado; não estando alimentado (faltando um dos seus pólos ligado à fonte de corrente), não haverá curto-circuito.

Cumprimentos

Offline pmcb

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #10 em: 27 de Outubro de 2016, 13:51 pm »
Obrigado @jotaagá pela achega a este tópico.  :happy:  :happy:

Já agora, e um aparte em relação ao s&s, ouvi dizer que os alternadores é que fazem o arranque em s&s, é verdade?

@jotaagá, normalmente uso o google.pt, nunca tinha usado o google it.  :laugh:  :laugh:  :tongue:  :wink:

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #11 em: 27 de Outubro de 2016, 16:30 pm »
Boas pmcb

O que te estás a referir é o que se chama de alternador reversível que no fundo é a utilização do alternador como motor de arranque. A Valeo reclama tempos de 0,4 segundos para um restart.

Mas também há motores de arranque próprios para s&s, ambos são eficientes e já chegaram a um nível de eficiência muito bom.

Há uns mais eficientes que outros, as marcas escolhem o que montam, no caso da renault não sei o sistema que usam, no caso dos psa é o alternador reversível.

Procurei aqui e encontrei isto;
! No longer available

Julgo que acharás... engraçado.

Cumprimentos
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 07:58 am por Camarinha de Alenquer »

Offline pmcb

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #12 em: 27 de Outubro de 2016, 20:15 pm »
Obrigado pelo video, realmente elucidativo do s&s. Eu já conhecia os motores de arranque específicos para s&s mas muito recentemente soube dos alternadores reversíveis.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #13 em: 04 de Dezembro de 2016, 10:24 am »
Boas.
Li recentemente numa descrição que determinada troca de bateria tem de ser registada no módulo de comando do veículo.. alguém me sabe falar disto?
Ando a pesquisar acerca de uma anomalia fixa recente na minha clio IV ST 0.9 tce S&S, com info no CB 'Start Stop a controlar.... -> Mandar verificar  veiculo'
É um comportamento típico de anomalia da bateria ou do módulo que a controla, na função S&S. O carro pega bem, sem stress,  já lhe recarreguei e fiz regeneração da bateria, assim a anomalia desaparece por uns dias. Em qualquer das situações, o carro trabalha lindamente..
Li também acerca da possibilidade de existir 'obsolescência programada' para este órgão, dado que o manual do utilizador desta viatura refere que a bateria deve ser mudada cada 60mk ou 4 anos, e a minha tem pouco mais de 61mk..
Obrigado pela ajuda/dicas que possam dispensar.

Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #14 em: 05 de Dezembro de 2016, 09:01 am »
Uma questão: vês benefício em utilizar o S&S, em especial em cidade?

Uma das coisas que me alertaram é que quando a bateria dedicada ao sistema S&S começa a falar, a carteira recente-se e bem ;)