Bom dia, Preciso de uma ajuda de quem percebe destes motores.
O turbo da laguna encomendou a alma ao criador.
O carro não acelerava, fumo branco por todo o lado, etc etc etc....
Turbo desmontado, e foi para reparar.
Tinha duas pás da turbina empenadas, e uma com uns bocadinho de metal a menos.
Lavou core e geometria novos.
Na oficina, desmontaram as tubagens da admissão e disseram que tinha achado um bocadinho de metal
Indicaram-me que tinham sido os radiadores desmontados, lavados, e todo o circuito lavado.
Ontem fui buscar o carro.
Ora, o carro esteve cerca de meia hora a trabalhar ao ralenti, perfeitamente normal (apenas notei um ligeiro tac tac mais metalico). o carro não estava manco e trabalhar certinho.
Entro no carro para vir embora, meto primeira, acelero para subir a rampa, o motor começa a fazer uns barulhos estranhos de "coisas a bater" e entra em parafuso.
Felizmente desligou-se perto das 3500rpm e não subiu ao vermelho. fumo branco por todo o lado.
Na oficina disseram que os segmentos tinham ir à vida, provavelmente consequencia do turbo tb ter ido.
Que ia ser necessario abrir o motor, garantidamente trocar os segmentos todos, verificar a folga de todas as valvulas, verificar pistoes e cilindros. Aproveitavam tambem que ja iam abrir, para trocar todos os bronzes por precaução.
as minhas perguntas/duvidas são:
É mesmo assim?
Se foi qnd o turbo berrou, porque não deu sintomas mais cedo?
Como é que um motor ao ralenti meia hora entra em parafuso?
Tera sido o turbo mal reparado?
Como raio a pressão do oleo subiu tanto para estoirar os segmentos?
É preciso mesmo trocar aquilo tudo?
Alguem pode ajudar a esclarecer?
Abraço
