Autor Tópico: Água refrigeração  (Lida 6211 vezes)

Offline Inoxandoid

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Renault laguna
Água refrigeração
« em: 06 de Dezembro de 2016, 16:15 pm »
Olá boa tarde pessoal, meti-me em uma aventura que se esta a tornar numa alhada.
O mês passado meti-me num avião e fui a Alemanha buscar uma Laguna 1.5dci de 2012 com 179mil, fui ao stand e na opinião de um leigo de mecânica como eu a carrinha esta excelente, fiz o pagamento e iniciei a viagem, 2200km sempre a abrir para chegar a Portugal. A viagem correu muito bem, sempre a velocidades superiores a 150km/h por vezes a roçar os 200km/h.
Quando chego a casa verifico que o vaso de expansão estava vazio, atestei com cerca de 2litros, no dia seguinte vou ver o nível e esta baixo novamente e tem muita pressão no vazo de expansão, fui ao mecânico e ele diz que tenho a colaça queimada, já me estava a preparar para esvaziar a carteira, até que hoje em conversa com outro mecânico ele diz me que é quase impossível ser a colaça, porque se fosse a colaça o carro não tinha aguentado uma viagem de 2200km nas condições que a fiz, e porque também o carro nunca passou da temperatura normal nem qualquer perda de rendimento.
Alguma opinião?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Água refrigeração
« Responder #1 em: 06 de Dezembro de 2016, 18:07 pm »
Faz a purga do circuito como deve de ser e volta a verificar se a situação se mantém.

Offline Inoxandoid

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 06 de Dezembro de 2016, 18:12 pm »
Podes indicar me como posso fazer isso, ou é uma interversão complicada e mais vale ir ao mecânico?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 06 de Dezembro de 2016, 18:36 pm »
Não é difícil, enches o deposito, depois abres a purga que está no corpo do termostato (é semelhante à tampa das válvulas dos pneus do carro) e esperas que saia todo o ar, depois no tubo de retorno da sofagem, tens uma purga tipo parafuso de plástico, repetes o processo anterior.

Depois voltas a atestar o vaso de expansão e ligas o carro, e deixas estar a trabalhar até disparar a ventoinha do radiador umas 2 vezes, com a sofagem ligada para o máximo quente.
Claro que convém estar sempre atento ao ponteiro da temperatura.

Depois deixas o carro arrefecer e voltas a atestar caso seja necessário.
Depois da primeira viagem volta a verificar.

Em principio se tiver tudo normal fica o problema resolvido. Se não tens que verificar varias coisas, sendo:
Estado da válvula de segurança do vaso de expansão.
Estanquidade do circuito de refrigeração.

Há um ou dois  diy que mostra como fazer a purga do circuito, as diferenças podem ser a nível de localização ou tipo de purgas.

P.S. - escusado será dizer que o vaso de expansão é para fechar quando puseres o carro a trabalhar, e só voltas a abrir quando estiver realmente frio para não haver riscos de queimaduras
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, 18:41 pm por Tony da Buzina »

Offline S0usa

• 0.9 TCe
  • *
  • Garagem : renault
« Responder #4 em: 06 de Dezembro de 2016, 21:25 pm »
@Inoxandoid conta lá mais qualquer coisa da história, ou seja: na alemanha estava tudo bem e vieste para casa sempre a andar bem, ok porreiro, chegas cá e não tens agua no vaso e metes 2 litros e no dia a seguir não tem agua, até aqui já sabemos, mas entre o mês passado e agora já passaram mais uns dias, e então nestes dias e entre os dois mecânicos a agua continua a desaparecer?
O primeiro mecânico viu a carrinha ou falou por falar?
O segundo mecânico viu a carrinha ou falou por falar?

Offline Inoxandoid

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 07 de Dezembro de 2016, 11:10 am »
Sim, cheguei cá e o vaso de expansão vazio, fui ao mecânico e ele atestou e penso que retirou o ar ao circuito e certificou se que a ventoinha arranca quando atinge a temperatura. Vim embora no dia seguinte verifiquei que o nível estava baixo e adicionei eu cerca de 300ml. Fui novamente ao mesmo mecânico e ele viu que o vazo de expansão tinha imensa pressão e os tubos ficam inchados da pressão no circuito, e apontou logo para a colaça, de referir que a tampa do vazo tem um cheiro muito forte a queimado. Desde aí que tenho o carro parado apenas faço deslocações de cerca de 3km por obrigação. Como o mecânico só tem disponibilidade de pegar no carro na próxima segunda feira tenho o parado. Ontem lembrei me de ir a outro mecânico e depois de explicar a situação ele diz que é impossível ser a colaça porque o motor não aguentava uma viagem nas condições que fiz.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 07 de Dezembro de 2016, 12:42 pm »
Se o circuito fica com excesso de pressão é porque a válvula não está boa. As válvulas da tampa são reguladas para manter uma determinada pressão no circuito, quando a pressão aumenta, a válvula deve permitir a saída do excesso de pressão.
Troca-a por uma de pressão igual a essa e verifica se o problema se mantém.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #7 em: 07 de Dezembro de 2016, 13:38 pm »
Esquece Tony da buzina, o problema está ou na cabeça ou no bloco, nesse carro nem poderá ser um problema de junta queimada.

Trata-se na certeza de uma rachadela ou numa coisa ou noutra.

Offline Inoxandoid

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 07 de Dezembro de 2016, 16:25 pm »
Ei já me estão a assustar, rachadela?Antes de disso não é suposto pensar primeiro na junta?

Offline S0usa

• 0.9 TCe
  • *
  • Garagem : renault
« Responder #9 em: 07 de Dezembro de 2016, 19:55 pm »
Ah pois é, laguna 1.5 é como diz o Caçoila.
Longe de mim ser ave agoirenta mas vai preparando uns trocos.
O que poupaste na compra vais começar a gastar agora, mas desejo sincero de estar enganado.

Offline Inoxandoid

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 07 de Dezembro de 2016, 20:12 pm »
Se for o pior cenário, quanto poderei ter que gastar?

Offline Inoxandoid

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 07 de Dezembro de 2016, 20:22 pm »
Bem também não adianta estar aqui a tentar adivinhar, segunda feira vai ser aberto e já se vai ver o arrombo na minha carteira.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #12 em: 08 de Dezembro de 2016, 13:44 pm »
Desde ser "facial" de reparar (encher, retificar,) até á substituição do componente.
Pela descrição estou com o @caçoilauto, senão já tinhas óleo no vazo de expansão (indicador de junta de cabeça queimada)
Tive uma vw touran 2.0 tdi com esse comportamento e era comum, colaça estalada..

Enviado do meu SM-J320F através de Tapatalk

Offline jmtl

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lx
  • Garagem : Safrane
« Responder #13 em: 09 de Dezembro de 2016, 10:12 am »
Algum desses mecânicos pôs o circuito à pressão ? Pode ser uma pequena  fuga num canto qualquer que até evapore com o calor do motor, pode até ser radiador da sofagem até por exemplo, embora seja pouco provável devido ao carro ser recente, pressão  nos tubos  1a coisa deverias fazer era comprar uma tampa do vaso nova a ver se notas diferenças. Os mecânicos querem é logo abrir, pois é aí  que eles têm margem para ganhar bom €

Enviado do meu SM-C7000 através de Tapatalk

Offline Inoxandoid

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 05 de Janeiro de 2017, 01:04 am »
Bem pessoal, afinal foi só a junta que estava a deixar passar pressão para o sistema de refrigeração, aproveitei e mudei kit completo de distribuição, óleo e filtros todos.