Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
22 de Outubro de 2025, 11:37 am
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Geral Renault
»
Consumo Megane IV 1.2 Tce
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
2
3
[
4
]
5
6
...
15
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Consumo Megane IV 1.2 Tce (Lida 69788 vezes)
alvaro carvalho
1.6 DCi
Localidade: Sintra
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
«
Responder #45 em:
14 de Janeiro de 2017, 15:06 pm »
Sim é verdade. As estradas dizem muito acerca disto consumo.
Há pessoal que diz, "fui à Serra da Estrela e tal é só gastei 5, 6 ou sete".
Não esquecer que a S. Estrela sobe muito, mas também desce muito!
Se fores numa conducao calminha a subir da Covilhã, depois para Manteigas ou Seia é quase sempre à borla!
Eu das melhores médias que fiz quando tinha a Laguna 2.0dci, foi numa manhã de Março solarenga em que eu venho dos lados de Aguiar da Beira, Satao, Seia, subo à Torre e desço à Covilhã, volto às Penhas da Saúde e desço para Manteigas!
Registado
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX 1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #46 em:
14 de Janeiro de 2017, 18:57 pm »
Faz primeiro a rodagem e depois aà vez.
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
Onaikul
1.0 SCe
Localidade: Linda-a-Velha
Garagem : Megane IV 1.2 Tce
«
Responder #47 em:
22 de Janeiro de 2017, 17:45 pm »
Só para informar que continuo a minha dor duplicada:
- consumo exagerado (se não me ter uns kms de AE ou vias rápidas, não desce dos 10,5 a 11)
- conduzo como um domingueiro
Esta semana vou à Renault.
Registado
madmax
1.0 SCe
Garagem : Renault Megane III LTD Edition
«
Responder #48 em:
23 de Janeiro de 2017, 17:56 pm »
Espero não me acontecer o mesmo........ :/
Registado
madmax
1.0 SCe
«
Responder #49 em:
25 de Janeiro de 2017, 10:33 am »
Então companheiro @Onaikul, há novidades?
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Lisboa - Portugal
«
Responder #50 em:
25 de Janeiro de 2017, 11:18 am »
Malta atenção à s caracterÃsticas dos carros.
Se um carro NOVO está a consumir exageradamente, o mais provável é que o condutor não se adaptou ao carro.
Este motor tem o seu binário máximo a rondar os 2000 rpms e como tal é para se andar a trocar de mudança (+-) a esta rotação. Se andam com o carro a trocar de mudanças a rotações mais altas é natural que o consumo dispare.
Agora o que eu estou a dizer não é novidade nenhuma, mas o pessoal gosta de olhar mais para o potência do que para o binário/rpms!
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/contaspoupanca/2016-11-10-Como-poupar-combustivel-enquanto-se-conduz
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Porto
Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
«
Responder #51 em:
25 de Janeiro de 2017, 13:55 pm »
Compreendo perfeitamente o que alegas rike1, no entanto estamos a falar de um consumo perfeitamente exagerado face ao esperado...
Já foi aqui admitido que o consumo pode ser ligeiramente superior ao pretendido, no entanto com nunca será justificação teres um consumo 3/4L superior ao suposto!!!!
Já para não falar que o Onaikul já referiu que andou em modo "pastoreio-o" pela estrada fora e mesmo assim o consumo contÃnua longe do anunciado...
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
«
Responder #52 em:
25 de Janeiro de 2017, 15:30 pm »
Eu não conheço a condução Onaikul! E para vos ser sincero acho que um consumo de 11l/100 km dentro da cidade num carro a gasolina não é nada mau.
Kovinha eu posso te dizer que antigamente eu andava em Lisboa e fazia uma média de 7l/100 km e depois passei a fazer outra para 12 l/100 km.
Deixei de andar na 2.ª circular a horas que não tinha transito para andar nas horas de ponta, passei a andar muito mais tempo no centro de Lisboa no pára e arranca... e claro que a paciência deixou de ser a mesma e como tal passou a existir acelerações maiores e passei a utilizar rotações bem mais altas.
Mas o carro era o mesmo e de um mês para o outro o consumo disparou.
Mas sei que quando andava preocupado com consumos, quase toda gente quando arrancava passa por mim...
Sei também que só faço ponto de embraiagem quando é mesmo para arrancar, mas há IMENSA gente que fica parada no semáforo em ponto de embraiagem. Assim como aqueles que ainda o semáforo não abriu e já fizeram 3 arranques. Ou pararam muito longe do carro da frente e como tal já se chegaram há frente mais 2 vezes (aumentaram o consumo brutalmente sem necessidade nenhuma).
Eu por exemplo aproveito a inercia do carro, mas há imensa gente que nem sequer sabe o que isso é. Quantas são as pessoas que não sabem ter o pé direito quieto? Ou seja mal tiram o pé do acelerador colocam logo no travão e vice-versa?
Quantas são as pessoas que têm carros novos e adaptam a condução aos regimes favoráveis dos carros que compraram?
Eu tenho o exemplo de vários familiares meus. Quase todos têm carros que indicam para colocar uma mudança superior e eles estão-se nas tintas para isso e continuam na deles.
Atenção eu não disse o Onaikul conduz da forma atrás que indiquei. Mas quem percebe de probabilidade consegue compreender que é mais provável uma pessoa conduzir de uma forma desadequada ao veiculo, do que o problema ser do próprio veiculo.
Até porque os consumos que eles anunciam são verificados em condições muito diferentes daquilo que o Português normal está sujeito e como tal também é normal que o consumo seja muito diferente.
Agora se Onaikul diz que tem andado a conduzir como um Domingueiro, é natural que os consumos disparem....
Eu nunca experimentei conduzir um megane desses, mas não deve andar muito longe disto:
Para obter consumos baixos (sem subidas) é mais ou menos por cada 10km/h uma mudança. Ou seja se fores entre 50-60 km/h já tens de ir em 5.ª.
Registado
madmax
1.0 SCe
«
Responder #53 em:
25 de Janeiro de 2017, 16:24 pm »
Possa, 11l/100 não é mau??? Pois não, É PÉSSIMO!
Não quero acreditar que um motor tão recente faça consumos destes a menos que se tenha o pé bem pesado!
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #54 em:
26 de Janeiro de 2017, 09:54 am »
É realmente péssimo, e acreditando nas palavras do nosso amigo Onaikul, ele que já experimentou andar mesmo devagar e preocupado com os consumos e não conseguir baixar dos 10L, é realmente preocupante...
O meu pai tem um estilo de condução que não se preocupa com os consumos (pelo menos sempre foi assim enquanto teve o TCE) e em cidade, nunca vi o carro do meu pai a fazer mais de 7.5L...
Agora, do estilo de condução que tu usas, eu sou completamente a favor de tal: eu aproveita imenso as inclinações na estrada, aproveitando as descidas, com o pé direito sempre na mesma posição, para ganhar velocidade, e nas subidas mantenho o pé, mesmo que perca velocidade, mas esforço muito menos o motor e os consumos reflectem isso... Não travo em cima dos semáforos se sei que vou parar 20m à frente, e caso esteja numa descida, nem sequer engato uma mudança aproveitando o embalo do carro, isto no caso do para arranca...
Tinha este estilo de condução com o C2, passeio-o para o Clio e mantenho no 308...
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
«
Responder #55 em:
26 de Janeiro de 2017, 11:03 am »
Meus amigo, a coisa é muito simples:
Hoje no Centro da Lisboa de manhã numa C200 CDI de 2012 foi assim:
Como podem ver às 10:06 da manhã (hora de ponta) já andava de carro à 1h15 min e tinha feito APENAS 11km.
Média de consumo 11l/100 km a poupar combustivel, com uma velocidade média de 10km/h.
Passado 15 minutos já tinha feito 18 km/h e a média baixou de 11l/100km para 9,9l/100kms com uma diferença de 7km.
Isto porque deixei de andar no pára arranca.
Agora não me venham dizer que fazer consumos dentro da cidade na ordem dos 11l/100 kms ainda por cima num carro a gasolina é muito...
Como disse e volto a dizer, os consumos dependem muito dos trajectos, transito e do pé do condutor...
PS: Sim fiz reset ao Computador de Bordo só para vir cá postar as fotos!
Registado
madmax
1.0 SCe
«
Responder #56 em:
26 de Janeiro de 2017, 11:27 am »
Claro que se andares SEMPRE no pára-arranca as médias vão ser altÃssimas.
O melhor exemplo que tenho é o da minha Xmax - pô-la a mexer é o que me estraga as médias - no arranque, os consumos imediatos sobem até aos 8/9 l/100.
Assim que entra em velocidade cruzeiro, sempre estáveis nos 2.5. Com os carros não é diferente.
A situação que descreves comprova isso mesmo, mas é diferente da situação do @Onaikul e é disso que se está a falar.
Não se trata de provar ou demonstrar que um carro pode facilmente fazer essas médias de 11l/100 (se bem que com tão poucos kms que mostraste, isso quase que nem pode ser considerado uma verdadeira "média". Com tão poucos kms feitos, isso reflecte quase o consumo imediato.
Aliás, como demonstraste e bem, apenas em 7km com um contexto diferente a média baixou em cerca de 2l/100 rapidamente
).
Ou seja, com estilo de condução que o @Onaikul descreve, acho que não deveria ver médias tão altas...
Mas em breve vou poder testar eu próprio... Feliz ou infelizmente, vamos ver....... Lol
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #57 em:
26 de Janeiro de 2017, 13:26 pm »
Andar a "pastar" não significa que se tenha uma condução económica. A forma como se dá uso da caixa de velocidades, aceleração e travagem, é que define se é uma condução económica ou não.
Ele ponde andar devagar, mas gastar combustÃvel a mais do que seria necessário, por dar demasiado uso ao acelerador e não aproveitar o embalo do carro para reduzir o consumo.
Por vezes, uma boa utilização da caixa de velocidades permite fazer trajectos onde não é sequer necessário acelerar, onde se consegue fazer alguns km com consumo 0 .
O Onaikul precisa primeiro de conhecer bem o carro, e a forma como o motor desenvolve e a capacidade da caixa de velocidades no aproveitamento da velocidade em relação ao consumo, alem de disso, ir aprendendo técnicas de consumo 0 para conseguir baixar significativamente os consumos.
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #58 em:
26 de Janeiro de 2017, 14:39 pm »
Claro que andar constantemente em baixas rotações não ajuda ao consumo porque puxar de baixas aumenta SEMPRE os consumos...
Agora rike1: acho incomparável usar como "modelo" um Mercedes C200, com motor 2000 e 100 e muitos cavalos, com um "mÃsero" motor 1.2TCe de 130cv já para não falar que os pesos dos carros são completamente diferentes (1650kg do Merceds contra 1250kg do Mégane).
E tal como o madmax disse: bastou andares 7kms para a média baixar mais de 1L!
Até me "provarem" o contrário continuarei a dizer que o Mégane do Onaikul nunca na vida fará mais de 8L, ou exageradamente 8.5L/100...
Registado
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #59 em:
26 de Janeiro de 2017, 20:51 pm »
E já foram feitas contas à mão a ver se não é apenas erro do CB?
O ideal é outra pessoa pegar no carro e comparar os consumos
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
Imprimir
Páginas:
1
2
3