Autor Tópico: Consumo Megane IV 1.2 Tce  (Lida 69770 vezes)

Offline Onaikul

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Linda-a-Velha
  • Garagem : Megane IV 1.2 Tce
Re: Consumo Megane IV 1.2 Tce
« Responder #60 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:07 pm »
Meus caros, tenho andado ausente por duas razões: muito trabalho e porque desde Domingo não toco no Megane. :) Não que me tenha fartado de vez, mas o Accord da minha mulher está a resolver um problema eléctrico e portanto deixei-lhe a magnífica oportunidade de gastar gasolina à balda e andar a pisar ovos, e voltei por uma semana ao Civic.

Até porque queria fazer algumas experiências com o Civic: tenho feito exactamente os mesmos percursos (os meus dias são muito repetitivos: percursos pequenos entre Linda a Velha, Algés e Restelo ao longo de todo o dia, com e sem trânsito (mas sem filas de 1 hora para andar 11kms, a viagem que apanho mais trânsito é de manhã para levar os putos à escola, são uns 5 ou 6 kms e demoro 10/15 minutos). Aqui e ali uns trajectos ligeiramente mais longos, com CRIL, 2ª circular, A5, raramente com trânsito. Mas voltando às experiências, esta semana já fiz dois "sets" de 100kms:
1º set - conduzir com cuidado, passar caixa pelas 3000rpm, sem diversão nenhuma - 6,8 de consumo
2º set - esmifrar o bicho o mais que consigo - 8,6 de consumo

Não me "phodam"! É que os percursos nem têm trânsito em particular, de manhã e ao fim do dia apanho algum trânsito, mas não estou parado 30 ou 40 minutos em lado nenhum. É cidade, sim, mas maioritariamente em andamento (a velocidade média das minhas viagens anda sempre pelos 20 e muitos a 30 e poucos no CB) Eu no Civic nem consigo subir os consumos para lá de 8,6 porque nem tenho AE para me atirar para altas velocidades. Esmifrando o civic na cidade faço 8,6. Tem 90 cv. Pesa 1400kg. É um carro de outra época, sem mariquices de consumos e ecologias. "Phoda-se"!

E perguntam vocês: como se tem saído a tua mulher? Ah, tá a correr bem: ela faz todos os dias 2 percursos de 10km, estrada urbana com pouco trânsito. Ou seja, uma velocidade média de uns 60kmh. Está a fazer 10 e picos...

Desculpem lá o texto um bocadinho mais chateado, mas esta experiência com o civic está a deixar-me ainda mais irritado, e já não vinha aqui há uns dias e é chato ler que ainda não me adaptei ao carro, que se calhar não sei fazer uma condução económica, etc. Acho que já deixei claro atrás que, não sendo um expert em automóveis, já tenho uns anos disto, gosto muito de carros, já li muito sobre carros, e conheço as teorias todas. E não me custa pô-las em prática. Nem acho que faça uma condução normal, como gosto (que não é, de todo, económica ou eco-friendly), que seja uma condução idiota. Se eu digo que ando com todo o cuidado, é porque ando. Se a porra do CB me dá 90 e tal pontos na condução (aliás, quando conduzo a minha condução "normal" a pontuação anda pelos 80 e tal a 90, é apenas penalizada por um dos parâmetros, os outros 2 tenho sempre 4,5 ou 5 estrelas.

Peço desculpa, mais uma vez. Mas esta semana com o Civic está mesmo a tirar-me a paciência. Não percebo aqueles consumos. E já gostava do conforto do mégane! :P

Talvez amanhã vá à Renault com o mégane se tiver tempo, para o verem na oficina. Depois reporto.

PS - Quanto aos 10 e picos da minha mulher, e vendo o que o mégane gasta, das duas uma: ou o mégane já está a gastar o que é suposto, ou a mulher está doente e a ter todos os cuidados e mais alguns. O acelerador só tem uma utilização: a fundo. Portanto...

Offline Onaikul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #61 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:11 pm »
E já foram feitas contas à mão a ver se não é apenas erro do CB?

O ideal é outra pessoa pegar no carro e comparar os consumos

2 depósitos atestados deram cerca de 840 kms se não me engano. Faz sentido tendo o depósito 40 e muitos litros.

Offline madmax

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Renault Megane III LTD Edition
« Responder #62 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:26 pm »
Percebo-te perfeitamente! Se a minha me fizer esses consumos, também vou ficar lixado (com "F"!).

Mas é como dizes, se o carro contigo e com esses cuidados todos faz o mesmo consumo que com a tua mulher que é" prego a fundo", algo pode não estar realmente bem.

Então, faz sempre o mesmo consumo independentemente da forma como se conduz??? É que não faz sentido nenhum...

Em jeito de brincadeira da vontade de dizer que tens um carro poupado para aceleras!

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #63 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:27 pm »
Tem mesmo de haver algo mal no carro, ainda não apanhei nenhum Megane com esse motor mas já apanhei Dusters e nenhum tinha mais de 10l/100kms.

Offline Onaikul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #64 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:36 pm »
A minha mulher já foi para o carro "avisada", e acresce que os percursos dela são perfeitos para média: 10 kms duas vezes ao dia, sem trânsito, numa estradinha a 60 / 70 kmh. E pouco mais. Ou seja, é imenso, até ela diz: com todo o cuidado faço 10 e pouco, no Accord sempre a abrir faço o mesmo. Não é fácil perceber, sequer, que em conduções iguais um 2.0 com 160cv do início do século faça o mesmo consumo que um 1.2 com 130 de 2016, quanto mais com cuidado...

Offline Onaikul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #65 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:38 pm »
Por acaso uma coisa que estranhei, e só pensei nisso nos últimos dias, é que vejo muito fumo no escape quando estou em manobras com a câmera ligada. Nunca tive um carro com essa paneleirice, portanto não posso comparar, mas é normal que o fumo do escape seja evidente no ecrã?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #66 em: 27 de Janeiro de 2017, 08:50 am »
Em dias frios e enquanto o carro está frio, sim, é normal.

Outro pormenor, que nos temos esquecido. Desligar o AC, e colocar numa posição que não aponte para o parabrisas. (esta posição liga automaticamente o ac)

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #67 em: 27 de Janeiro de 2017, 09:09 am »
Não forçosamente Tony: eu no meu Clio tinha a sofagem sempre apontada para o vidro, mas com o AC sempre desligado, excepto quando ligava o desembaciamento rápido...

Isto já não acontece no 308, pois sempre que ligo o desembaciamento rápido o AC depois fica ligado (ainda não descobri a manha de lhe desligar o AC "permanentemente", tal como tinha no Clio)...

Onaikul, eu começaria por fazer o seguinte: vai a outro stand da Renault, leva o Civic e faz-te de interessado num carro com o mesmo motor do teu...Vê a diferença e com isso tens um argumento forte para junto da Renault veres o que se passa.

Offline Onaikul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #68 em: 27 de Janeiro de 2017, 12:21 pm »
AC não uso, só mesmo no caso de precisar de desembaciamento rápido e é coisa de 2 minutos.

Quanto a ir a outro stand, duvido que tenham um de demonstração com este motor. Quando encomendei o meu, tive de esperar 1 mês para fazer o test drive, não havia nenhum em Lisboa e acabaram por mandar vir um para serviço. Mas provavelmente deve continuar a ser o único. :) Em todo o caso, o meu concessionário também acha estranha a situação e já marquei para daqui a uma semana ir lá deixar o carro para verificarem.

Hoje voltei a andar com ele. Com todo o cuidado, em 20kms, incluíndo 4 ou 5 de via rápida... 9,7. Isto com 4kms em 20 sem consumo, de acordo com o CB.

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #69 em: 27 de Janeiro de 2017, 13:43 pm »
Pelo menos contas com a colaboração do stand o que é muito bom...

9.7?! Exageradissimo, mas isso já não é novidade...

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #70 em: 27 de Janeiro de 2017, 13:55 pm »
Na minha opinião, quem compra carro a pensar em trabalhar para os consumos, compra diesei. É o meu caso. E já lá vão 6 a diesel e 8 a gasolina...Neste momento tenho 2 diesel e um gasolina.

Quem pensa nos problemas futuros como FAP's, turbos, egr's, volantes bimassa, e outras coisas conotadas aos diesel, compra gasolina.

Just my opinion...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #71 em: 27 de Janeiro de 2017, 15:12 pm »
Não se pode ser assim tão restrito na análise, senão toda a gente optaria pelos motores de baixa cilindrada...

Porque motivo na altura da compra do Clio III TCE que andou cá por minha casa, não optei pelo 1.2 75cv? Simplesmente porque o TCE acaba por ser mais económico...

E depois temos de ser racionais: não vamos comprar um Mégane RS para fazer consumos. Mas pode-se comprar um carrinha Mégane com um motor bastante equilibrado e dentro do que o carro permite fazer consumos...

Na questão do Onaikul tratasse do perfeito exagero de consumos que o carro faz, e sem razão aparente

Offline Onaikul

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #72 em: 27 de Janeiro de 2017, 15:46 pm »
Álvaro Carvalho, é exactamente por não trabalhar para os consumos que comprei o carro que comprei. Como já disse anteriormente, eu estava à espera de gastar 9/10 com o meu tipo de condução. Não trabalho para os consumos, não sirvo o carro. É ele que me serve a mim, e serve-me para trabalhar, pelo que tem é de ser eficaz na sua utilidade. O meu problema é ter comprado um carro que se eu fizer a minha condução normal nem sei quanto gastará... a loucura dos 12 já era com algum cuidado pela rodagem.

Quanto a novidades ao longo do dia, passámos para 28kms percorridos, 6 sem consumo. 10,1. Numa subida com 1,5 kms, com alguma inclinação mas sem ser montanha, a manter a velocidade em 40/50, subiu 0,2 a média. Sendo já o ponto de partida exagerado (estava em 10,0, subiu aos 10,2). Haja paciência. Só tenho vontade de o esmifrar durante 20 ou 30 kms só para ver o que dá. 20 aos 100? Mas como ainda está na rodagem, não quero fazer asneiras.

Esta merd* deve ser o GT e ninguém me avisou...

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #73 em: 27 de Janeiro de 2017, 16:01 pm »
Pois não sei que dizer...

Minha esposa também já teve um Fiat  Bravo 1.4 80cv, que bebia mais de 12 aos 100, e não andava nada.

Depois comprou um Punto Mk2, 1.2 que anda muito melhor e gasta metade...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #74 em: 27 de Janeiro de 2017, 16:51 pm »
A minha opinião, se fosse comprar um carro, tendo em conta o panorama nacional, optava sempre por um gasolina para converter para gpl, ou então um bi-fuel de origem se compensasse financeiramente.
A gpl, tendo em conta ao preço, pois afinal de contas é sempre a questão dos €€ que se gasta para atestar o carro, dá bem para andar descontraído sem pensar em consumos.
Mas claro, é tudo uma questão de opinião ;)