Autor Tópico: Opiniao motor 1.5 dci 65cv (jimny)  (Lida 8794 vezes)

Offline Danyel Ribeiro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Marco de canaveses
  • Garagem : Bmw 123d e82
Opiniao motor 1.5 dci 65cv (jimny)
« em: 18 de Fevereiro de 2017, 05:28 am »
Bom dia , apos me inscrever e fazer uma breve apresentação decidi abrir este topico!

Tentei procurar respostas as minhas perguntas mas sem sucesso, acabei por criar mais confusoes e entao decidi colocar a questao concretamente para que me possam dar a vossa opiniao.

Pois entao a questao é a seguinte, ando interessado na compra de um suzuki jimny, que servira como "brinquedo" TT e carro de dia a dia, pensei num a gasolina pelos motores terem provas dadas de fiabilidade e resistencia, mais baratos na compra e maior oferta de peças usadas , mas os consumos dos diesel sao mais agradaveis, os motores diesel sao mais agradaveis para TT muito pelo binario superior, maior facilidade em aumentar potencia que num gasolina atmosferico, entre outros...

Por isso pergunto:

-O motor que renault 1.5 dci 65 cv é fiavel? Sera ele capaz de aguentar a "pancada" a que sao sujeitos os TT?

- qual a potencia que se consegue obter neste motor (cv/nm's) sem comprometer a fiabilidade do mesmo?

- Na hipotse de um swap, qual o motor mais resistente e performante que se pode aplicar no lugar do dci65? De preferencia plug and play (ou quase) sem grandes "invenções" ?

Agradeco desde ja toda e qualquer ajuda que me possam fornecer.
Obrigado

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Opiniao motor 1.5 dci 65cv (jimny)
« Responder #1 em: 18 de Fevereiro de 2017, 09:09 am »

-O motor que renault 1.5 dci 65 cv é fiavel? Sera ele capaz de aguentar a "pancada" a que sao sujeitos os TT?

É. Estes motores de 65cv tiveram um ou outro problema nos primeiros 2 ou 3 anos de produção, especialmente com injectores, mas não é nada de especial.
Se estiver bem mantido e continuar a ser não vejo razão de não aguentar.

- qual a potencia que se consegue obter neste motor (cv/nm's) sem comprometer a fiabilidade do mesmo?

Sem alterar nada (só electrónica) uns 80cv. Metendo um intercooler (o de 65cv não tem IC) e alterando o turbo e injectores já deves conseguir andar perto dos 100cv

- Na hipotse de um swap, qual o motor mais resistente e performante que se pode aplicar no lugar do dci65? De preferencia plug and play (ou quase) sem grandes "invenções" ?

Neste caso plug and play acho que só versões mais potentes do 1.5dci. Se vires pela internet encontras quem tenha metido o 1.7TD da Opel/Isuzu e 1.9 da Peugeot e VW, mas é em modelos mais antigos. Neste não sei se é possível meter esses motores ou outro motor equivalente

Respostas a negrito
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
« Responder #2 em: 18 de Fevereiro de 2017, 11:20 am »
Bem vindo.

Primeiro que tudo, tens de pensar muito bem no TT que tens pretendes fazer. O jimny é um jipe muito engraçado, mas tem o seus handicap, como todos os jipes.

Andei num e achei-o muito duro. Faz primeiro um teste a ver o que achas. Se o achares duro não te aconselho pois o dia-a-dia num jipe duro faz mossa nas costas. Ao fim de um ano elas começam a dar sinal.

Para TT se for para fazer passeios turisticos apenas com 2 pessoas dá perfeitamente. Se quiseres fazer uns obstáculos em que já passaram jipes com rodas maiores a coisa complicasse bastante.

O Jimny vem de origem com pneus de diametro 27". A maior parte dos jipes de origem vem com pelo menos 29"... e o pessoal que faz TT tem no mínimo  31". Eu já faço algumas brincadeiras mais agressivas e ando com 33" e mesmo assim por vezes vejo-me aflito para passar no local onde o pessoal com 35" ando a cavar.

Ou seja volto a dizer, para passeios turisticos com dificuldades diminutas é interessante, caso contrário é para reforçar o jipe com protecções por baixo e andar sempre com a cinta colocada e pedir paciência a quem vai à frente para que te vá constantemente puxando nos obstáculos.

Podes sempre colocar 31" num jimny, mas já não é facil pois tens de andar a cortar o jipe. Depois descobres que mesmo com 80cvs não chegam... e por aí a diante.

Com isto não te estou a dizer para não comprares um jimny. Estou apenas a alertar-te! A maior parte do pessoal que compra jipes diz: É só para fazer passeiozitos familiares. Mas é logo nos primeiros meses a coisa começa logo a descambar.

Offline Danyel Ribeiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 18 de Fevereiro de 2017, 13:14 pm »
Thegt4man,

Antes de mais obrigado pela rápida e completa resposta, caso compre o carriTTo e mudando algumas coistitas consigo chegar aos 100 cv, o que associado ao baixo peso do jimny ja o deve tornar bastante engraçado...

O problema das capas das bielas afeta este motor de 65cv? No caso das capas depois de as substituir costumam/podem voltar a dar problemas?

Quanto à possibilidade do swap será por exemplo facil por o motor do quashqai ou duster? de um megane 3 110cv ou megane 2 105cv? Sao todos eles motores iguais?

Obrigado mais uma vez...

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #4 em: 18 de Fevereiro de 2017, 13:32 pm »
Danyel Ribeiro não deve ser dificil.

O teu problema não deve ser o motor. E embraiagem?

Offline Danyel Ribeiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 18 de Fevereiro de 2017, 13:59 pm »
Rike1,

Obrigado pelos alertas acerca das limitações do jimny...
Eu comecei a ponderar a aquisicao do jimny na sequencia da necessidade de um carro para dia a dia, vai daí comecei a procurar por pequenos carros nos sites do costume e comecei a ver com outros olhos os jimnys sendo que sao uns carros engraçados no TT, eixos rigidos, molas helicoidais, economicos na compra e manutencao pneus mesmo de TT (quando comparados com grandes TT) consumos aceitaveis para um TT, dimensoes reduzidas para estacionar/circular em cidade e mesmo em pequenos trilhos...

Tem contras tal como indicou, nao faz parte dos meus planos gastar rios de dinheiro em preparação no jipe, talvez algumas modificações sim, a nivel de motor para conseguir ai uns 100/110cvs swap motor 1.6 caso compre o 1.3 a gasolina ou repro intercooler, injectores ou mesmo swap motor 1.5dci 100/105/110 cvs no caso do diesel, levantar um bocado o jipe 2/3" pneus 235/75/15 (deve ser o mais certo)ou no maximo dos maximos 30"/31" caso nao tenha que fazer muitos cortes nos para choques originais, pondero o corte de pequenos cantos mas nada de exageros, o carro tem que ser inspecionavel e tem de rolar dariamente sem ter receio dos senhores  :police:

Se vir que necessito de mais que isto mudo de carro por um que tenha melhores aptidoes TT nao vou penso por exemplo em mudar eixos, motor de camionete, 33"/35" corta lo todo etc etc aí a meu ver ja deixaria de ser um jimny e ser um prototipo de trial e acima de tudo quero um carro de dia a dia...

Offline Danyel Ribeiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 18 de Fevereiro de 2017, 14:09 pm »
Rike1,

Pois quanto a embraiagem nao sei,penso que ha sempre a possibilidade de reforçar embraiagens, nao sei se a embraiagem é igual a utilizada nos clios ou è uma especificca dos jimnys, assim como tambem caixa de velocidades que penseo que seja especifica jimny e nao igual à do clio...

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #7 em: 18 de Fevereiro de 2017, 15:10 pm »

Se estiver original não deve ter problemas. Se substituíres as capas os possíveis problemas dependem sempre da qualidade do que usares para substituir...

Os motores de 105 e 110cv deves ter mais problemas a meter porque ambos usam caixas de 6 velocidades (maiores). E o de 105cv é o que mais probabilidade tem de sofrer de problemas com as capas. Para trocar por outro 1.5dci eu escolhia 80cv (Megane II e Clio II), 85cv (Megane II Fase 2 e Clio III) ou 90cv (Megane III e Clio III e IV, com FAP).

Offline Danyel Ribeiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 18 de Fevereiro de 2017, 16:01 pm »
E se optar pelo dci 100cv ? Conheco um que anda com 120cv e quase 300 de binario e acho que so com repro!
Para substituir pelo motor do 1.5 dci 80cv dos meganes II ou clios nao é o mesmo que meter injetores, intercooler e repro no motor original de 65cv ?

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #9 em: 18 de Fevereiro de 2017, 18:39 pm »
Nem falei do motor de 100cv porque não é muito comum, mas também é uma opção.
Acaba por ser o mais ou menos o mesmo, mas é uma opção de troca se tiveres problemas com o de 65cv

Offline Danyel Ribeiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 18 de Fevereiro de 2017, 18:53 pm »
Sim realmente o dci 100cv nao é muito comum, mas por frança vao se encontrando... agora penso que a sua aplicação no lugar do 65cv ja parece ser mais complicada que o swap pelo 80cv se bem que pela logica mexendo ambos os motores o dci100 ficara sempre mais forte...

Em questoes de fiabilidade como se comporta o dci 100?

Offline rike1

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
« Responder #11 em: 18 de Fevereiro de 2017, 19:29 pm »
Danyel Ribeiro atenção que no TT o mais importante não é a potencia, mas sim a forma como a consegues colocar no chão.

Ou seja de nada serve teres 200 cvs se depois tens falta de tracção.

Em vez de olhares para a potência olha antes para o Binário/RPM que é mais importante em termos de TT.

Até porque a grande vantagem dos jimnys é o pouco peso e as 88" de distancia entre eixos.

O principal problema do jimny em termos de conforto é exactamente o conjunto (eixo rígido à frente + molas helicoidais).

Os unico jipes que têm este tipo de sistema e são confortáveis são os Discoverys e os Range Rovers.

Será que é economicamente viavel a troca de motor de um jimny?

Podes sempre reforçar a embraiagem, e o bi-massa? E depois as caixas que estão feitas para suportar uma determinada força e passarão a ter de suportar o dobro?

Não olhes muito para as embraiagens da renault porque a caixa de velocidades devem ser diferente.

Mas olha lá... o jimny salvo erro não tem só 65 cv! Ia jurar que tem perto de 90cv...

90 cvs para um jipito que pesa pouco mais de 1 tonelada parece-me uma boa relação peso potência. Para teres ideia é uma relação melhor que a do meu frontera de origem!

Offline Danyel Ribeiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro de 2017, 20:44 pm »
Uma das razões que le leva a talvez optar pelo diesel é mesmo a questao do binario...

o jimny 1.3 a gasolina tem 85cv e 110nm as 4100rpm
Com swap motor baleno 1.6 106cv e 144nm as 4000rpm

No diesel:
1.5 ddis 65cv e 160nm as 2000rpm
1.5 ddis 84cv e 200nm as 1750rpm

Considerando os "numeros" apenas o mais aptecivel para TT é o diesel de 84cv's mas esses sao os do ultimo modelo que alem de serem mais caros a caixa de transferencias é acionada por botoes o que nao me agrada nada e a os eixos têm uma relacao mais longa segundo dizem...

Daí a minha indecisao ser entre o 1.3 gasolina ou 1.5 ddis 65cv se por um lado o diesel supostamente tem melhores aptidões para TT, melhores consumos e possibilidade de aumentar a potencia mais fácilmente (por ser um motor turbo)  deixa me algo reticente por saber de casos de perto em que os motores dci deram bastantes problemas um laguna 1.9dci de 120cv e dois meganes 1.5 105 cv tambem deram raia e nos anuncios de usados em franca tanto os meganes II como as scenic 105 sao quase dados exatamente por terem fama de serem poucos fiaveis! Daí estar com receio em relação ao motor dci no jimny ainda para mais em TT onde sao submetidos a muito esforço...

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #13 em: 18 de Fevereiro de 2017, 20:56 pm »
Os mais recentes usam o motor de 85cv/200Nm (a partir de 2007), os mais antigos de 65cv/160Nm.
E não te esqueças rike que se começas a por pneus e diferenciais também é preciso alguma potência. Os 65cv e 160Nm do 1.5dci devem ver-se à rasca para empurrar o carro quando se começar a mudar para pneus e jantes grandes e diferenciais...

Quanto a fiabilidade do motor de 100cv não te sei dizer. Quer clios quer meganes com o 1.5 de 100cv são raros, e conhecimentos de problemas ainda mais.

Offline Danyel Ribeiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 18 de Fevereiro de 2017, 21:14 pm »
Exatamente, o pessoal dos jimnys mesmo com 235/75 r15 ja se queixa, normalmente reduzem a caixa de transferencias ou aumentam a potencia de motor...
Como se trata de um carro que quero usar no dia a dia os 65cv ja nao serao muitos com pneus de origem, com uns 235/75r15  imagino... :azn:
E mesmo na questao do consumo acredito que seja mais economico um dci de 100cv e uns 250nm por exemplo a "arrastar" uns 235 do que um motor com 65cv e 160nm sem falar que se torna um carro mis agradavel de conduzir, actualmente conduzo 204cv e 400nm as 2000rpm e quando pego num 1.0 a gasolina como acontece de vez enquando parece que ja nao sei conduzir  :rolleyes: