Autor Tópico: FAP clio iv carrinha  (Lida 6318 vezes)

Offline Miguel1120

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer
FAP clio iv carrinha
« em: 19 de Fevereiro de 2017, 21:06 pm »
Assim pessoal eu ouvi uma converça que os escapes que estão virados para baixo sanifica que não tem FAP
E o meu esta virado para baixo comprei em 2 mao na cantano retaill na circunvalação no Porto
E eu pênsei logo que eu não tinha mas depois também ouvi se o escape do carro no interior estiver preto sanifica que tbm não tem FAP.
Mesmo assim não pode ser valido açho eu
Assim eu não sinto qualquer sintomas com o FAP entupido e faxo muito cidade
Para tirar as teimas como faço. Sem gastar gita claro heheheh

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #1 em: 19 de Fevereiro de 2017, 21:47 pm »
"Ouvi uma conversa..." É assim que se criam mitos.
Todos os carros de passageiros a diesel vendidos a partir de 2010 (ou 2009, não tenho a certeza) na Europa tem FAP para cumprirem as normas Euro VI de anti-poluição. O Clio IV é vendido desde 2013, logo tem FAP nos diesel.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Miguel1120

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro de 2017, 09:53 am »
Mas eu fiz os testes tipo do escape e ele ta cheio de sujidade

Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #3 em: 20 de Fevereiro de 2017, 10:24 am »
Então se foi comprado usado... Possivelmente foi retirado... Convém ver para não ter surpresas na IPO

Offline Miguel1120

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #4 em: 20 de Fevereiro de 2017, 10:33 am »
Pois eu nunca fui ao ipo vai ente ano a primeira

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #5 em: 20 de Fevereiro de 2017, 10:36 am »
É assim.
O meu Megane de 2013, 1.5dci, quase 80 mil km, tem o escape virado para baixo e tem FAP.

Agora a questão do escape sujo...

Eu olho para ele com uma lanterna, e tem sempre o aspeto brilhante de novo.
Passo lá os dedos e não suja absolutamente nada.

Cumpri-os
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Miguel1120

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #6 em: 20 de Fevereiro de 2017, 11:50 am »
Assim eu comprei o meu carro na Renault usado ja tinha 43 mil km
Mas não me passaram informações sobre isso o carro so vai este ano em
Julho mas o que me esta a lixar a que o meu escape esta todo sujo so se o fulano que tinha o carro antes de mim
Tirou o FAP mas ha mais uma situação engraçada a que eu ainda estou a desfruir da garantia original do carro nete caso são os 5 anos se o gajo tivese tirado já não tinha garentia certo
Estou mesmo fo***o com isto esta.me a comer o caco todo se alguém souber onde esta o FAP situado no carro que me siga secalhar é mais fácil saber essa situação. :rolleyes:

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #7 em: 20 de Fevereiro de 2017, 12:04 pm »
Boas

Como já foi aqui dito, na Europa, todos os veículos automóveis a diesel são comercializados com filtro de particulas (FAP ou DPF) desde 2008 e até antes, conheço um Citroen Picasso de 2006 que no outro dia rebentou-lhe o depósito de eolys, ou seja, o liquido utilizado pelos PSA até 2015 no FAP, portanto carro de 2006 e com FAP.

O escape estar virado para baixo nada tem a ver com a existência ou não do FAP, essa conversa e como o user " thegt4man" muito bem disse... é conversa e mais nada.

Teoricamente falando um FAP a funcionar em condições devevrá ter o escape da cor com que saiu de novo do strand, claro que isto é somente ideologia, mais que não seja a idade, o aquecimento, o arrefecimento, a agua, enfim, a vida não permitem isto ser verdade irrefutável, a melhor corroboração "caseira" da existência de FAP no carro é o cheiro, ou melhor, a ausência dele exceto quando está a acontecer uma regeneração.

Um motor com FAP não cheira a gasóleo, claro que também isto com o tempo se vai alterando, os FAP vão-se colmatando com o tempo apesar das regenerações, algo lá fica sempre, é mesmo muito pouco mas algo lá vai ficando sempre.

O preto do escape com FAP, quando o escape está preto e não oxidado deve ser o preto fosco, não húmido, se está húmido algo de não bom se passa no motor; pode acontecer que devido ao FAP já ter idade e por conseguinte, apesar de estar a fazer a sua função, já algo estar colmatado produzir "pintar" o escape de preto mas preto fosco, seco.

Julgo que nas IPO ainda não é verificado a opacidade dos gases, julgo que pelo menos há uns tempos atrás só havia um IPO em Portugal na zona de Coimbra que estava preparado para verificar a opacidade dos gases e assim verificar se está lá o FAP ou não!

O FAP dos Renault, veículos ligeiros, não utilizam nenhum aditivo no FAP.

Espero ter ajudado.

Isso de tirarem os FAP e depois venderem o carro, se for um stand está a alterar um dado técnico do carro, se é um particular o caso é pior, convém saber isso e sim, se o FAP foi retirado, claro que alterar o escape do motor do carro vai inviabilizar a garantia da marca no motor.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #8 em: 20 de Fevereiro de 2017, 13:22 pm »
jotaagá a única coisa que é medida no teste de gases do diesel em IPO é a opacidade, nos carros a gasolina é que é medido o co2 e mais umas tretas.

Por isso, se tiver dentro dos valores, não é detectada a falta de catalisador se lhe for retirado o miolo, quanto ao fap já não sei.


Mas miguel1120, se compraste o carro na renault, vais lá e pedes para verificar a existência ou não de fap, caso seja verificado que este foi retirado indevidamente pelo anterior dono pede para o reporem, visto quando compraste o carro estavas convicto que tinha fap e que foste enganado ao venderem-te o carro assim.
Isso bem conversado pode ser que te coloquem um.
Mas mesmo assim duvido que um carro comprado com tão poucos km tenha sofrido uma intervenção desse género.

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #9 em: 20 de Fevereiro de 2017, 16:39 pm »
@ Tony da Buzina

Estás equivocado

A unica coisa que medem (ou mediam) é o CO2.

Sugiro leitura atenta, nomeadamente no parágrafo 4
http://www.dn.pt/sociedade/interior/condutores-tiram-filtros-de-particulas-dos-carros-inspecao-nao-deteta-5373337.html

E o que eu escrevi sobre a existência há uns tempos atrás de um só centro IPO em Portugal na zona de Coimbra que tinha opacimetro é que os IPO não são (ou eram) obrigados a ter opacimetro e por aí eu ter afirmado o que afirmei.

Se ele comprou o carro à Renault tem à partida o problema dele resolvido e de forma pacifica, se foi a um particular o caso muda de figura, não é no entanto a situação ser um vendedor particular isento de possivel responsabilização ao aprticular, pois a alteração de dados técnicos ou outros dados, tipo adulteração de odometro, é punivel por lei, mas isso são outros 500.

Cumprimentos

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #10 em: 20 de Fevereiro de 2017, 17:06 pm »
lol
Tanto equívoco junto.
Esse 4° parágrafo apenas diz que os centros de IPO possuem tecnologia obsoleta e trabalham com valores que simplesmente não servem para nada. No meio disto o IMT só diz barbaridades, senão já tinham fechado todas as empresas que se dedicam ao negócio de repros e remoção de catalisadores e filtros de partículas.
Mais, o opacimetro já o "conheço" desde meados da década de 1990, quando levei o meu primeiro charuto diesel ao IPO.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #11 em: 20 de Fevereiro de 2017, 17:36 pm »
 No terceiro parágrafo diz que tirando o filtro pode-se poupar 500€ cada 2 anos.

Então eu estou a gastar mais 250€ por ano em quê?...

Alguém "mi ispélica "? 

Só se for o óleo que sem FAP pode ser mais barato, mas a poupança é pequena, ou o carro passa a gastar 2 litros aos 100?

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #12 em: 20 de Fevereiro de 2017, 19:04 pm »
Esquece muita coisa que vês na Internet e que as pessoas dizem.

Todos os clios IV Dci têm FAP ponto final.

Os centros de inspecção medem o Co2 em carros a gasolina e opacidade dos fumos de escape nos diesel.

A parte do escape ficar negro ou não é igual... O carro faz fumo na mesma, mesmo que não seja muito visível ele faz

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #13 em: 20 de Fevereiro de 2017, 19:30 pm »
Bem!

A ideia que eu tenho é que os IPO não possuem opacímetros, a opacidade que medem, medem-na de forma estimada pois o analisador de gases que mede CO, hidrocarbonetos, o CO2 e o oxigénio que é uma máquina (nunca vi maquinas diferentes nos IPO vi 2 mas uma para cada linha, a do CO trabalha por analise gasosa e a opacidade mede-se por o gas ser aplicado num ambiente luminoso) permite por estimativa calcular a opacidade.

Que a conversa dos IPO não terem opacímetros para conseguirem medir a ausência dos FAP é uma conversa antiga e que esses opacímetros seriam aparelhos muito caros também.

Quanto ao resto, desde 2006 (?) que os carros a gasoleo têm de trazer FAP, logo esse clio também o traz/trazia, sobre o fumo já disse o que tinha a dizer, tenho cá em casa um enfapado com 5 anos e a ponta do escape está "imaculado" mas conheço outro enfapado dum familiar que está negro mas e como disse está negro mas seco, fosco.

Cumprimentos

Offline Miguel1120

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 34
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer
Re: FAP clio iv carrinha
« Responder #14 em: 21 de Fevereiro de 2017, 10:20 am »
Eu vou ter que ir a Renault comprar um botão e o melhor a fazer é preguntar la que eles tem a informação toda e tirar as dúvidas sobre este acunto