Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
21 de Outubro de 2025, 23:32 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
CLIO IV DCI 90, Travões, derrame óleo, embraiagem, um pesadelo com 1 ano!
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: CLIO IV DCI 90, Travões, derrame óleo, embraiagem, um pesadelo com 1 ano! (Lida 7663 vezes)
Dyk
1.0 SCe
Localidade: Funchal
Garagem : Clio IV DCI
«
em:
22 de Fevereiro de 2017, 19:52 pm »
Olá a todos.
Abri este tópico porque estou muito frustrado com este carro novo que comprei e gostava de saber algumas opiniões e experiências de outros proprietários deste carro.
Pouco mais de um ano que tenho o carro, 30.000klm e já são muitas as situações estranhas, nunca passei por algo similar!
1º: travões são um horror, desgaste rápido e fraca/pobre eficácia, do pior que alguma vez experimentei. Solução aparentemente não há, a marca não quer saber nem com livro de reclamações.
2º: Aparece um derrame na junta da tampa de válvulas com 1 ano. Este foi resolvido pela marca.
3º: Meses depois tenho novo derrame de óleo no tubo ao lado esquerdo daquela peça vermelha na imagem anexada, não sei ainda a razão para tal.
4º: Já a alguns tempos que estranho a embraiagem, inicialmente quando dava marcha-atrás a subir, ouvia um barulho agudo fora do normal mas este nem sempre se verificava, agora ao arrancar o carro parece querer patinar, ao engrenar a 2ª velocidade tenho novamente uma sensação muito estranha. Já tinha passado na marca, estes testaram e disseram que estava tudo bem, não havia qualquer problema a embraiagem estava a pegar em baixo, normal e sem desgaste.
Vou estes dias novamente à oficina mas já estou a ficar muito cansado...
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: CLIO IV DCI 90, Travões, derrame óleo, embraiagem, um pesadelo com 1 ano!
«
Responder #1 em:
23 de Fevereiro de 2017, 01:33 am »
A questão dos travões já tem solução, é substituir as bombas de travão pelas do clio 3 ou então umas bombas de travão do clio4 disponibilizados numa versão diferente da que tens, se não me engano. Pesquisa no fórum que há um tópico onde é abordado esse assunto.
Nesta situação a renault só troca peças iguais Às que o carro trás de origem. Se optares por essa troca, terá que ser por tua conta, (estamos À espera que alguém faça essa troca a fim de termos a garantia de que é 100% possÃvel)
Quanto À questão da fuga de óleo pela junta da tampa de válvulas, é coisa que pode acontecer, e não é nada de grave, é tudo uma questão de se ter cuidado e andar a pau com essas coisinhas.
Quanto à questão da foto, vê aqui como colocar fotos -
http://www.renaultpt.com/index.php?board=3.0
Em principio o fluido de travões é o mesmo que o da embraiagem, deves verificar o nÃvel a ver se não está demasiado baixo, o desgaste dos travões origina o baixar de nÃvel.
Registado
Farfalho
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Garagem : Renault 19 1.4e RTI
«
Responder #2 em:
23 de Fevereiro de 2017, 08:26 am »
Sobre a parte da fuga na tampa das válvulas, creio que houve alguém com isso e depois ficou resolvido.
A resolução não me recordo, se aperto ou substituição de peça.
Registado
DB Renault 19 RTI 1.4e
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Porto
Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
«
Responder #3 em:
23 de Fevereiro de 2017, 08:51 am »
Tenho em casa um Clio IV de 03/2015 e ZERO problemas com travões, sendo que o carro já conta com 66000kms...
Tal como o Tony da Buzina disse, o meu carro que tá equipado com jante 17'' trás o sistema de travagem do Clio III, logo os problemas de que falas não acontecem...
Infelizmente não serás o primeiro e muito menos o ultimo a ter problemas destes com travões nesse Clio IV... No teu caso, se tivesse hipótese iria a outro stand Renault pedir uma opinião...
Registado
alvaro carvalho
1.6 DCi
Localidade: Sintra
«
Responder #4 em:
23 de Fevereiro de 2017, 11:30 am »
A fava de vez em quando sai a alguém...
Registado
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX 1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
«
Responder #5 em:
23 de Fevereiro de 2017, 12:28 pm »
Desejo-te a melhor sorte.. É muito chato quando começa problema atrás de problema
Registado
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #6 em:
23 de Fevereiro de 2017, 22:03 pm »
O único problema comum em grande parte dos Clios IV é a questão dos travões. Mas isto falando só em desgaste, os carros travam bem. As pastilhas estão feitas mais ou menos para 30mil kms, podendo durar 20mil (aqueles que apertam muito com os carros) ou 40mil (quem tem condução mais suave).
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #7 em:
24 de Fevereiro de 2017, 09:01 am »
Já disse isto noutro topico: acho inaceitavel reduzir a "fiabilidade" do carro usando pastilhas de menores dimensoes e menor espessura por razão de custos!!!
O carro trava bem, mas tal como o caso que eu conheço, em 70000kms ter trocado de discos 3x é um exagero puro e a Renault não se atravessa com uma solução para o problema...
Um facto é que noto muito nos CLio IV as jantes completamente pretas do ferodo dos calços...
Registado
alvaro carvalho
1.6 DCi
«
Responder #8 em:
24 de Fevereiro de 2017, 11:12 am »
Metam pastilhas de ceramica como eu fiz no Megane, e as jantes nao se sujam...e a travagem é super suave!
Comprei online e pouco mais custam que as outras.
Registado
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX 1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Lisboa - Portugal
«
Responder #9 em:
24 de Fevereiro de 2017, 12:49 pm »
Pastilhas de ceramica? e os discos aguentam? Não tem um maior desgaste?
Registado
rike1
Initiale Paris
1.5 DCi
Localidade: Lisboa - Portugal
«
Responder #10 em:
24 de Fevereiro de 2017, 12:51 pm »
30 mil kms um jogo de pastilhas
Qualquer dia é preciso ganhar o euromilhões para sustentar um renault...
Registado
rodrigopt
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Lisbon
«
Responder #11 em:
24 de Fevereiro de 2017, 17:19 pm »
Eu tenho o Sandero II (que segundo sei tem o sistema de travagem do Clio IV), e efetivamente noto que as pastilhas devido a serem bastante macias, cagam as jantes todas, o carro nem 1000 km's tinha e já tinha as jantes da frente todas castanhas do ferodo... e sim tenho uma condução suave...
Tou curioso para ver quantos km's consigo fazer com estes calços... mas queria ver se não andava a mudar pastilhas a cada revisão...
Registado
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022 Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022 Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #12 em:
24 de Fevereiro de 2017, 19:16 pm »
No entanto já minimizaram o erro, a ATE (marca de origem) já tem umas pastilhas maiores que duram mais kms.
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
Dyk
1.0 SCe
Localidade: Funchal
Garagem : Clio IV DCI
«
Responder #13 em:
24 de Fevereiro de 2017, 20:56 pm »
Solução para os travões ninguém sabe ao certo o que fazer, não encontro confirmações em lado nenhum de outras bombas que possam ser compatÃveis.
A segunda fuga de óleo que detectei é no tubo que esta a chegar à "throttle" e EGR.
O problema que estou a ter na embraiagem parece o sintoma de desgaste mas nem sei, espanta ainda mais o trajecto que faço todos os dias, via rápida e pouco mais, condução normal. O liquido dos travões esta normal, não vi qualquer alteração.
Os travões não travam bem, nem novos nem coisa nenhuma, quem o diz é que nunca andou com outros carros ou então vive num plano perfeito e pouco precisa de travar, aqui na ilha as condições exigem mais dos carros e este, parece ser feito a pensar em poupar o máximo de custo para o fabricante e maximizar revisões.
Colocar outro tipo de pastilhas não serve, já testei varias incluindo os discos em si e estes não aguentam, até consigo melhor eficácia mas os discos acabam empenando, com as pastilhas de origem, trava mal, tem desgaste rapido mas ao menos não empena, o tamanho daquilo é ridÃculo.
O grande problema é que eu não paguei por um Dacia, muito menos por um Renault Twingo, os travões que recebi são os mesmos que estes.
Estou extremamente desiludido com o suporte desta marca e com a qualidade do carro, a única coisa que tiro o chapéu são os consumos, por cá tenho valores muito interessantes, disso não me posso queixar mas acredito que os rivais destes estejam nivelados nesse campo.
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #14 em:
25 de Fevereiro de 2017, 08:52 am »
Agora que me afastei da Renault em termos de marca, posso dizer que em termos de relação preço qualidade é uma excelente marca!!! no entanto, pelo menos em Portugal, a marca no pós venda é péssima porque raras vezes oferecem soluções aos clientes, excepto se forem realmente apertados e ameaçados mesmo, que foi o que tive de fazer a quando o problema na minha caixa de velocidades...
A melhor solução para mim, é verificar se dá para colocar o sistema de travagem do Clio III e ficaram com o problema resolvido (estranho esse sistema só vir equipado nos Clio IV que vem de origem com jante 17'', tal como o meu era...)
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»