Autor Tópico: [Megane II] Muito barulho rodas traseiras  (Lida 4380 vezes)

Offline Umbersun

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lourosa
  • Garagem : Megane II
[Megane II] Muito barulho rodas traseiras
« em: 29 de Março de 2017, 15:25 pm »
Olá forenses,

Ando aqui sem perceber um problema no meu Megane II, talvez alguém dê uma luz no assunto. Desde a altura que troquei os pneus traseiros, coincidência ou não, reparo (impossível não reparar) que eles fazem muito barulho quando rolam. O barulho começa baixo a pouca velocidade e vão aumentando conforme ela aumenta. Aos 70 km/h já é uma barulheira, aos 110 km/h parece que vou em cima daquelas bandas sonoras de segurança que tem na berma da autoestrada, até o chão fica ligeiramente tremido. O mais curioso é que quando dou curvas para a esquerda (de preferência mais rápidas ou bruscas), durante a duração da mesma, o som desaparece por completo. Isto é apenas uma suposição, dá a ideia que a roda está torta e o rasto do pneu anda enviesado, em vez de paralelo ao movimento, e ao dar as curvas para a esquerda ele temporariamente encontra a posição correta (paralela ao movimento) e não faz barulho. Existe alinhamento do eixo traseiro, tal como se faz no dianteiro?
Além de estranho é um incómodo grande pois viajar com tal barulho dá até dor de cabeça. Os pneus em questão foram comprados novos e são da marca Goodyear.
Obrigado pela ajuda!

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
Re: [Megane II] Muito barulho rodas traseiras
« Responder #1 em: 29 de Março de 2017, 15:29 pm »
Alguma das jantes está empenada? Rolamentos?
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #2 em: 29 de Março de 2017, 16:31 pm »
Cá para mim está como a minha. Rolamento nas couves
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Umbersun

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 29 de Março de 2017, 16:32 pm »
Alguma das jantes está empenada? Rolamentos?

Bem, jante empenada não sei como verificar. Quanto a rolamentos, li que rolamentos apenas se começam a ouvir a partir dos 40 km/h mais ou menos e pneus ouvem-se logo que começam a rodar. No meu caso o barulho começa logo que o carro começa a andar. Quanto mais rápido, mais barulho.

Offline Umbersun

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 29 de Março de 2017, 16:34 pm »
Cá para mim está como a minha. Rolamento nas couves

Os problemas de rolamentos "vão aparecendo" ou aparecem de repente do nada? Ontem tava bom, hoje tá todo lixado? Pergunto isto porque foi assim que troquei os pneus, não fazia e saiu da oficina a fazer. É possível lixar os rolamento a trocar pneus?

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #5 em: 29 de Março de 2017, 17:25 pm »
Para começar vê se tens as porcas bem apertadas... Nunca fiando

Não será muito fácil dar cabo dos rolamentos ao trocar pneus. Levanta as rodas e mete a roda a rodar com as mãos a ver se tens alguma coisa a prender a rotação...
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Umbersun

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 29 de Março de 2017, 19:09 pm »
Obrigado pelos vossos comentários. Levantei uma roda traseira de cada vez, com o macaco, rodei as rodas à mão e a do lado esquerdo, embora não pareça presa, faz um barulho anormal. Fiz a experiência de trocar a roda pela suplente e fui dar uma volta. Rseultado, o problema mantem-se. Pude concluir que o problema então não está nem na jante nem no pneu. Rolamentos, será mesmo isso? Poderá ter alguma coisa a ver com alinhamento do camber? Tou tramado, isso sim! :rolleyes: No caso de ser rolamentos, qual o problema/perigo de andar assim mais algum tempo?

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #7 em: 29 de Março de 2017, 19:25 pm »
Se com a roda no ar faz barulho, aponto para rolamentos.

O facto de terem ido à vida, nada tem a ver com o alinhamento.

Há muita coisa que pode gripar os rolamentos e dou dois exemplos que costumam ser comuns, buracos, jantes empenadas, entre outras coisas...

O perigo de andar com rolamentos gripados (e corrijam-me se estiver errado), é que a qualquer momento acho que pode bloquear a roda, portanto é aconselhável substituir o quanto antes..
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Umbersun

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 29 de Março de 2017, 23:38 pm »
Boa noite. Obrigado pela sua opinião sobre o problema citado. Começo então a acreditar que pode ser rolamentos sim, faz sentido de fato. Assim que tiver oportunidade irei passar na oficina.
« Última modificação: 30 de Março de 2017, 13:37 pm por Tony da Buzina »