Bom dia,
Tenho uma Clio 2 1.5 dci 80 cv (comercial) que na semana passada fez uma viagem de reboque.
Eis a situação:
Estou para sair do trabalho ponho a clio a trabalhar ponho o cinto mando sms à maria e quando estou para arrancar a carrinha desliga-se, achei estranho, mas dou, novamente, à chave, a carrinha pega e segui a minha vida.
A meio da viagem o motor desligou-se de repente, mal consegui encostar.
Rodo a chave para desligar e volto a ligar, estou à espera que as luzinhas apaguem e qual não é o meu espanto que a luz do imobilizador não desliga (a luz fica vermelha fixa), rodo a chave para ligar a carrinha e nem sinal, nem motor de arranque.
No entanto, se rodar logo a chave, sem deixar as luzes do quadrante apagar o motor de arranque acciona mas o motor não liga de qualquer das maneiras.
Basicamente morreu.
Agora a parte do bruxedo:
A carrinha foi para o meu mecânico que logo à primeira vista me disse que a ia por num eletricista para ver o que era, mas dadas as horas só no dia seguinte.
No dia seguinte de manhã recebo uma chamada do meu mecânico a dizer que a carrinha já pegava. Mas que ainda assim, de tarde, o eletricista ia ver a carrinha para se despistar qualquer tipo de problema. De tarde a carrinha já não deu + sinal de vida, tinha morrido de vez.
Lá foi a carrinha para o eletricista que chegou à conclusão que era um relé quaisquer, mudou-o e a carrinha ficou a funcionar novamente.
Calma que ainda não acabou.
Dois dias depois, novamente os mesmos sintomas, estou para sair de casa a carrinha desliga-se sozinha, nunca mais consegui que pegasse, os mesmo sintomas, luz vermelha do imobilizador fixa.
Nesse dia à noite, entro na Clio dou à chave e já funciona novamente (bruxedo ???)
Problemas excluÃdos:
Chaves, usei as duas que tenho.
Leitor ("anel do imobilizador") do imobilizador, testei outro leitor e funciona. Por aquilo que percebi aqui pelo fórum é que se a chave não ler a luz do imobilizador fica intermitente. No entanto, para testar isto, retirei a ficha do leitor do imobilizador e confirmei que a luz do imobolizador fica a piscar porque não consegue ler a chave.
Problemas possÃveis:
Captor PMS ???
Se for este captor o carro não teria antes dificuldades em ligar, ou pelo menos o motor de arranque dava sinal, não?
Alguém já passou por uma experiência semelhante?
Antecipadamente grato.