Autor Tópico: Bateria com arranque fraco...  (Lida 8464 vezes)

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: sintra
  • Garagem : Renault Grand Scenic 1.5 Dci
Bateria com arranque fraco...
« em: 14 de Maio de 2017, 19:17 pm »
Comprei uma GrandScenic 1.5 Dci de 2015 usada com apenas 20 mil kms à menos de um ano. Fiz entretanto cerca de 4 mil kms, à uns dias para cá noto um arranque diferente tipo mais fraco quando coloco o motor em funcionamento, a fazer parecer a bateria fraca....hoje chegou mesmo ao ponto de fazer o reset de todos os contadores do painel, assim como me alterar a configuração escolhida para uma por defeito do carro. O carro está obviamente na garantia, mas gostaria de saber uma opinião para não ir à oficina às " cegas ". Com 2 anos apenas já estará a bateria a dar as ultimas ? Terá a ver com fazer percursos pequenos ( cerca de 10 kms ) no dia a dia ? ou poderá ser outra coisa qualquer ?

Obrigado pela atenção

Cumprimentos

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Bateria com arranque fraco...
« Responder #1 em: 14 de Maio de 2017, 20:40 pm »
Se a bateria já foi sujeita a descargas completas, isso já reduziu a vida util da mesma...
Já verificaste se a bateria é a original do carro? Já me aconteceu não ser, e ter no carro uma bateria mais antiga que a idade do carro (deve ter sido trocada pelo dono anterior, no meu caso..)
Se o veículo tiver a bateria de origem podes, junto da Renault, ver alguma ajuda/garantia (2 anos), se não vai orientando +de 150€ para uma bateria com tecnologia AGM :/

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 14 de Maio de 2017, 21:09 pm »
Pois....se é a bateria de origem ou não já não sei....mas penso que durante o primeiro ano do carro e com 20 mil kms percorridos a de origem não deveria ter dado problemas..digo eu...
Já agora fica outra pergunta pois não sou muito entendido nisto ?!....estas baterias podem ser recarregadas com carregadores próprios para o efeito, ou como são sem manutenção é mesmo para o lixo ?
« Última modificação: 15 de Maio de 2017, 07:38 am por Tony da Buzina »

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #3 em: 14 de Maio de 2017, 21:12 pm »
Podem ser recarregadas.
Se usas muito percursos onde  o Start-Stop actua muitas vezes, o alternador pode não ter 'tempo' de gerar a energia suficiente para a tua bateria, tendo em conta os percursos curtos que indicas..

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #4 em: 14 de Maio de 2017, 21:14 pm »
Mais, no meu anterior Clio IV a bateria de origem berrou ao fim de pouco mais de 2 anos

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 14 de Maio de 2017, 21:18 pm »
Podem ser recarregadas.
Se usas muito percursos onde  o Start-Stop actua muitas vezes, o alternador pode não ter 'tempo' de gerar a energia suficiente para a tua bateria, tendo em conta os percursos curtos que indicas..

O start&Stop raramente funciona, acho que mesmo pela razão da bateria nunca atingir o nível de carga suficiente para o fazer. Pelo menos e segundo o manual do carro, é umas das razões apontadas como normal para que isso não aconteça....
Agora dai a percursos pequenos levarem a que a bateria em menos de 1 ano na minha mãe estar a ficar nesse estado...será normal?
Investir num carregador será boa opção ou apenas vai adiar o problema ?...na volta aproveitar a garantia será o melhor para ver se calha!

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 14 de Maio de 2017, 21:21 pm »
Mais, no meu anterior Clio IV a bateria de origem berrou ao fim de pouco mais de 2 anos

Fogo!! Tenho um Yaris D4D de 2002 em que a bateria , de origem uma Panasonic ; durou 12 anos !!

No teu caso o que aconteceu...morreu de repente ?

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #7 em: 14 de Maio de 2017, 21:21 pm »
Como referido acima, a bateria pode já ter sofrido descarga(s) completa(s)  antes e isso é a morte de uma bateria..
Vai á oficina para te fazerem uma carga á bateria e logo vês como fica.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 14 de Maio de 2017, 21:27 pm »
Fogo!! Tenho um Yaris D4D de 2002 em que a bateria , de origem uma Panasonic ; durou 12 anos !!

No teu caso o que aconteceu...morreu de repente ?
As baterias em apreço são de tecnologias completamente diferentes, de carros com sistemas electrónicos completamente diferentes,  não dá para comparar assim
Sim, as baterias 'antigas' duravam 'uma vida'.
As mais modernas são mais evoluídas mas também muito mais solicitadas em termos de sistemas periféricos dos veículos.. e depois há o start&stop para ajudar á festa..

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #9 em: 14 de Maio de 2017, 21:32 pm »
Á minha bateria bastaram 2 descargas completas (a minha Maria e as luzes acesas é cá uma coisa... ainda tinha voltagem correta mas nunca mais atingiu a amperagem suficiente para fazer face ao sistema SS.. foi-se..
Agora, em vez de uma bateria de 68Ah anda lá uma de 80Ah, doeu foi na carteira :(

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 14 de Maio de 2017, 21:34 pm »
As baterias em apreço são de tecnologias completamente diferentes, de carros com sistemas electrónicos completamente diferentes,  não dá para comparar assim
Sim, as baterias 'antigas' duravam 'uma vida'.
As mais modernas são mais evoluídas mas também muito mais solicitadas em termos de sistemas periféricos dos veículos.. e depois há o start&stop para ajudar á festa..

Sim...tens toda a razão nada a ver mesmo ! nós é que gostamos da evolução, mas depois quando aparecem estes contras é que não nos agrada mesmo nada !
Vou à Renault ver o que me dizem...lá vai ser mais um dia sem carro!

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 16 de Maio de 2017, 13:40 pm »
resolução da situação ......

Fui hoje buscar a viatura e a resposta sobre o sucedido é que após realizado diagnostico da " máquina " nada foi detetado tendo dado uma leitura da carga da bateria de  cerca de 95%. Dizem ter limpo e reapertado uns contactos !?!... e pronto....

Não fiquei de forma alguma satisfeito nem descansado e penso que o mais certo é ficar um dia destes apeado...vou ver o que dá nos próximos dias...

Atualização feita a quem possa interessar !

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #12 em: 16 de Maio de 2017, 13:51 pm »
É uma possibilidade, um mau contacto nas ligações À bateria são o suficiente para dificuldades no arranque ;)

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 16 de Maio de 2017, 13:57 pm »
Sem duvida ! inclusive pode causar deficiências no próprio carregamento da bateria !
O que me faz confusão é ser num carro com 20 mil kms e dois anos !
« Última modificação: 16 de Maio de 2017, 13:58 pm por Tony da Buzina »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #14 em: 16 de Maio de 2017, 14:00 pm »
Isso não é nada que me deixe admirado. Basta a trepidação para que isso aconteça.
O tractor que uso no trabalho, volta e meia lá aparece um parafuso desapertado, e também é novo.