Autor Tópico: Bateria com arranque fraco...  (Lida 8474 vezes)

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: sintra
  • Garagem : Renault Grand Scenic 1.5 Dci
Re: Bateria com arranque fraco...
« Responder #15 em: 16 de Maio de 2017, 14:19 pm »
sim é verdade e como hoje em dia tudo é montado "sempre a andar"...maiores as hipóteses de isso acontecer...

vou ver nos próximos dias o que sucede ...até ficava mais contente se realmente for isso !

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #16 em: 16 de Maio de 2017, 14:30 pm »
@ arrifes

Boas

Vou aqui escrever por causa do PM.

Não quero de alguma forma assustar-te. unicamente por-te de sobre aviso.

Com base naquilo que se falou, e que sintomaste no carro, face a este "diagnóstico", ainda por cima da máquina, digo-te 2 coisas;

1- a "máquina" diz muito e diz coisa nenhuma, mede a capacidade da bateria mas não a mede sujeita a carga e além disso mede-a por intermeio da ECU (isto se realmente foi pela máquina pois as "máquinas" são ligadas à ECU) .

2 - Aquilo que o companheiro CarM escreveu parece-me ter muito de sóbrio, se é que me faço entender, não falo pela diferença da amperagem/hora mas pelo resto (aliás a amperagem/hora até pode prejudicar ao invés de beneficiar), pelo que escreveu em  14 de Maio de 2017 às 20:40 pm; tu próprio no teu comentário em 14 de Maio de 2017  às, 21:18 pm elaboras um comentário bastante assertivo, quanto ao carregador, não é que não seja uma mais valia com que ficas mas isso é um carro muito recente e por conseguinte bateria, julgo ser muito cedo para esse investimento, apesar de não ser um investimento desmedido.

Parece-me a mim (repetindo-me que não te quero assustar) que tens todos os motivos para não ficares descansado, seria bom que o problema se resumisse a um parafuso mal apertado mas parece-me essa ser uma justificação muito frágil e até muito improvável, não me admiro que essa bateria tenha tido "outra vida".

Basta a ECU entender que a bateria não tem carga suficiente, ainda que seja devido a erro dela, para interferir diretamente no procedimento de arranque, no motor de arranque.

Mas deixa "correr o marfim", julgo que seja conveniente (aconselho de forma vincada) possuíres um documento escrito com o relatório da avaliação da situação da oficina autorizada. Tal pode vir a constituir um papel muito importante relacionando a idade do carro versus a kilometragem versus a solicitação de verificação de anomalia.

Cumprimentos

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #17 em: 16 de Maio de 2017, 14:41 pm »
Realmente não posso deixar de pensar que tudo o que falas-te é o mais certo que esteja a acontecer...atualmente como deves saber na assistência Renault não dão qualquer documento físico, ficando tudo registado informaticamente, ao que dizem prontamente estar ao dispor do cliente caso seja necessário !

Agora resta-me ver o que vai acontecendo, mais não posso fazer ....

Agradeço a disponibilidade  de todos  que responderam e tentaram ajudar na questão...vamos sempre aprendendo uns com os outros !

Cumprimentos

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #18 em: 16 de Maio de 2017, 23:09 pm »
Tudo dito, @ jotaagá!
Falámos disto aqui no forum há uns meses por causa da bateria do meu clio IV, e ela foi mesmo á vida apesar da Renault também achar qud o problema não seria da bateria (também tinha á Renault por causa da info 'verificar veículo' no CB... vim a descobrir depois o problema da amperagem quando a vendi a usa oficina que recomercializa baterias usadas que a amperagem estava apenas no 45 ah quando ela devia andar pelos 65 ah, já Volts tinha ela com fartura, na altura 12.2v..

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #19 em: 17 de Maio de 2017, 13:28 pm »
Pelo pouco que entendo neste campo, li alguns posts atrás que a culpa poderá estar igualmente associada ao S&S: este sistema usa uma bateria independente e ai sim, se o sistema não for desligado ela vai à vida em 3 tempos, especialmente para trajectos curtos...

E sim, essa bateria associada ao S&S é carissima: conheço casos com Nissan Qhasqai em que foram pedidos valores a rondar os 350€ por uma bateria que durou pouco mais de 1.5 anos...

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #20 em: 22 de Maio de 2017, 20:42 pm »
Bateria associada ao sistema Star&Stop ?!! não tinha ainda ouvido falar dessa !!!....é mesmo assim ?

De qualquer forma venho aqui hoje atualizar a situação ! ...precisamente 8 dias depois de a oficina da Renault me dizer que não tinham encontrado qualquer problema para o que me queixava...lá segui inconformado na esperança que até tivessem razão !

Mas hoje a bateria recusou-se por completo a colocar o motor em funcionamento e tive de chamar a assistência da Renault que em pouco tempo ( cerca de 30 minutos) estavam no local ...o técnico saiu da viatura e já vinha com o Boster na mão !! Ao que me disse que agora baterias assim é o que mais se vê ! encosto na bateria e Scenic a trabalhar logo à primeira !
Primeira paragem 10 minutos depois ...Vesauto...e eu a pensar que não restavam duvidas, ainda mais levando o papel da desempanagem feita pela assistência da própria marca na mão! substituir a bateria...haverá mais alguma dúvida !!??

Parece que para eles sim, viatura ficou para diagnóstico !!! ( ainda com um observação da parte de quem rececionou a viatura ...de que achava aquilo muito estranho !! )

Eu é que começo a achar tudo isto muito estranho !!!

Amanhã saberei o resultado do .....diagnóstico ... !!!

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #21 em: 23 de Maio de 2017, 15:27 pm »
Isso é bateria e ponto.

O que pode eventualmente, a titulo de descarte de algum inopinado mesmo inopinado, é existir algum utilizador elétrico que mesmo com o motor desligado arrume com a carga da bateria toda abaixo mas se isto acontecer é objecto de garantia igual.

talvez fosse bom era essa bateria falar, se calhar teria algo de interessante a dizer.

Espero que te safes

A "bateria" associada ao sistema S&S não é uma bateria e sim um conjunto de condensadores; e sim, apesar de serem uns componentes banais, enquadrados nos sistemas S&S as marcas upa upa!
De qualquer forma duram bastante e é muito mais comum a bateria do carro dar problemas ao sistema S&S (ele deixar de funcionar) do que este conjunto de condensadores perder a sua capacidade. Estes condensadores são mais utilizados no sistema S&S quando este é através de alternador reversível (o famoso sistema PSA já copiado por outras marcas renault incluida) e servem para dar o impulso inicial ao alternador na fase rearranque do motor; sim, o que pôe o motor em marcha quando desligado por S&S é o alternador e não o motor de arranque, mas há sistemas de S&S através de motor de arranque, não são é de alternador reversível.

Offline arrifes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #22 em: 23 de Maio de 2017, 22:22 pm »
Boa noite, como prometido aqui venho fazer a actualização do sucedido...
Foi colocada uma bateria nova na scenic, tudo ao abrigo da garantia...agora espero ter o assunto resolvido !
Obrigado a todos pela preciosa ajuda no entendimento e abordagem ao problema! Sempre a aprender...

Cumprimentos

Enviado do meu EVA-L09 através de Tapatalk

Offline hikomatos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
« Responder #23 em: 25 de Maio de 2017, 10:34 am »
boa a 9 meses tive foi uma situação estranha , tive 6 semanas sem usar a maquina , quando fui pa pegar nem ai nem ui morto , chamei a assistência e viagem , viera deram encosto de bateria e o carro reanimou ehhh, o homem mandou eu ir trocar a bateria , fui a ipo e passou na altura fui a revisão e o mecânico disse que a bateria ainda estava boa , 9 meses depois nunca mais tive problema , ate hoje não percebi o vip da bateria .ainda pensei será alternador ?

Offline jotaagá

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #24 em: 25 de Maio de 2017, 11:57 am »
@ kikomatos

Qual alternador! Foi é 6 semanas parado e a bateria ter ido abaixo em carga, voltou a ter carga, tem andado e não tem dado problemas.
As baterias  só por si paradas perdem carga, como qualquer bateria ou pilha mesmo as mais modernas dos nossos smartfones e além disto ainda têm nos carros sempre a consumir;
Se o carro tem alarme tem sempre consumo ou pela bateria da auto suficiência do alarme caso a tenha ou pelo receptor do comando do alarme.
Se o carro tem comando à distância ou chave mãos livres também tem sempre consumo pelo receptor do carro desse sistema, ainda o fecho central e o relógio/rádio a centralina; enfim, há sempre consumo elétrico num carro, por isso um dos procedimentos a fazer quando da imobilização demorada de um veículo é o desligamento da bateria para evitar esta descarga.

Claro que se a bateria não está nas melhores condições esta descarga diminui em tempo.

Offline hikomatos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
« Responder #25 em: 25 de Maio de 2017, 12:09 pm »
acho que a minha esta mesmo a precisar de ir descansar , já agora alguma sugestão de bateria qualidade e preço ? o veiculo é um laguna 1.6 16 v 2001