Autor Tópico: Laguna II avaria ar condicionado com temp. acima de 30ºC  (Lida 4292 vezes)

Offline Manuel H Seabra

• 1.0 SCe
  • *
Laguna II avaria ar condicionado com temp. acima de 30ºC
« em: 03 de Julho de 2017, 11:07 am »
Olá

O ar condicionado do meu laguna II quando a temperatura exterior está inferior a +-30ºC funciona bem e refresca mesmo.
Se o carro ficar ao sol ou se a temperatura exterior for superior a esse valor, apenas laga 1ou 2 pontos da ventilação e só para a parte frontal. Numa viagem nunca mais consigo ter ar condicionado.

Já troquei filtro do habitáculo.
Sensor do condensador que está do lado esquerdo junto ao pedal do acelerador.
Troquei o sensor de temperatura e humidade que fica por detrás do retrovisor.

O mostrador da temperetura exterior funcionabem de acordo com a temperatura.

Continua tudo na mesma, funcionou bem os últimos dias, ontem com temperaturas de 33º não funciona.

Podem me dar alguma dica?

Onde posso arranjar o diagrama pdf do ar condicionado?

Obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Laguna II avaria ar condicionado com temp. acima de 30ºC
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2017, 22:36 pm »
O ac deixa de funcionar quando não consegue fazer o arrefecimento do gás, por isso verifica se não tens o radiador de ac com as palhetas entupidas com lixo, insectos, pó, etc.

Offline Manuel H Seabra

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 28 de Agosto de 2017, 15:04 pm »
Mais uma vez fui de férias e sempre que o carro estava ao sol não havia ar condicionado com temp acima de 32º exterior.

se o carro estiver dentro de garagem ou debaixo de arvores o ar condicionado ligava.

Há mais algum sensor ou teste que eu possa fazer par despistar?

Por causa desse problema já levou uma carga de gas há 1 ano. Mudei o filtro do habitáculo recentemente. Troquei as sondas mencionadas em cima. Mas continua na mesma.

Parece-me que quando coloco em manual a ventilação no máximo e virada para a frente, a quantidade de ar é muito pouca.

Podem-me dar algumas dicas?

Já levei o carro a duas oficinas mas como o ar condicionado está a funcionar quando chego lá, fica tudo na mesma.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #3 em: 28 de Agosto de 2017, 15:54 pm »
Se só acontece a essas temperaturas tens forma de testar isso(pelo menos em teoria).
Será arranjar maneira de aqueceres a temperatura exterior(dando calor no sensor de temperatura exterior) e dessa forma com a carrinha ligada à máquina perceber as diferentes leituras que a máquina tenha no sistema de ar condicionado. Agora se calhar convém ser em algum lado onde tenham a CLIP e com alguém que saiba ler os dados que a CLIP transmite. Algo que nem sempre é fácil de encontrar!

Offline Manuel H Seabra

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 03 de Setembro de 2019, 19:48 pm »
Boas,

Já passaram mais 2 anos e o problema mantem-se.

Na oficina da marca, trocaram o filtro e a válvula de expansão. Tinha muita sujidade.

Ficou melhor, mas sempre que a temperatura exterior está acima de 30º+ -  ele não liga.

Quando digo que não liga quero dizer o seguinte:

Fica em automático, o led do compressor ligado, o ar é direcionado para a frente e o ventilador fica no minimo ou com 1 ou 2 pausinhos. Posso colocar o SetPoint da temperatura com 16º ou 20º que acontece o mesmo.

Se eu ligar o compressor em manual e a ventilação não arrefece. Mesmo com o SP da temperatura nos 16º.

Como disse com temperaturas baixas funciona bem. Se o carro estiver na sombra algum tempo o compressor já liga.

Alguém tem uma possível solução?

Onde está o sensor de temperatura exterior?

Au sou a área elétrica, alguém tem o esquema do ar condicionado que me possa arranjar?

Obrigado

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #5 em: 04 de Setembro de 2019, 08:45 am »
Já experimentaste trocar a sonda ?

Offline Manuel H Seabra

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 11 de Março de 2020, 20:08 pm »
Boa noite,

Continuo com este problema. Sempre que o carro fica ao sol, mesmo com a temperatura exterior cerca de 20ºC, como agora, o indicador de AC acende mas não há frio e a ventilação ventilação coloca-se com 2 traços.

Se eu passar a manual, pedir 16ºC para cada lado, ventilação no máximo, não há frio!

Já troquei o sensor junto ao retrovisor interior central, por um usado, troquei a sonda do evaporador por uma nova, troquei o filtro do gás do AC que estava um pouco entupido, filtro anti-polen, mas continua tudo na mesma.

Agora voltou o calor e tenho que abrir as janelas e ao fim de 10km é que liga, depois de arrefecer o habitáculo, liga e funciona bem.

No final do dia e pela manha também funciona bem.

Podem-me ajudar a tentar resolver o problema?

Existe mas algum sensor que possa trocado? Lembro que o problema também aconteçe com o AC em manual.

Cumprimentos

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
« Responder #7 em: 16 de Março de 2020, 23:00 pm »
E os valores que aparecem da temperatura no visor do rádio julgo que seja através desse sensor ( situado por trás do espelho lado do pendura) que o carro toma a temperatura exterior... Digo isto porque na minha laguna 2 também quando veio o calor comecei a notar que o modo automático do ac começava a variar comecei a prestar atenção a temperatura que mostra no painel do rádio e reparei que com calor a rondar essa temperatura o sensor começava a marcar valores "absurdos" em 2 minutos passava de 20 graus para os 30 ou 29 reais e depois voltava a descer e subir.
Mudei esse sensor no espelho e nunca mais notei nada de estranho.