Ora bem,
antes de mais nada vou só fazer uma pequena introdução para contextualizar a situação.
Tenho um Clio 2 Ph2 de 2003 que originalmente era 1.5DCI de 80cvs.
No ano passado fiz um swap para 1.9DTI que fui buscar a um clio 2 Ph2 espanhol.
Comrei motor e eletronica, nomeadamente, ecu + uch + chave + cablagem do motor e da ficha grande que tem por baixo do parabrisas para a centralina.
Desde que montei o motor o carro tem um comportmento estranho que é o facto de entre as 1500 e 2500/2750 se for com o pé numa posição constante ou acelerando muito devagar ele começa a soluçar.
Se pisar logo de baixas não faz isso, e se quando estiver numa faixa de rotação que esteja a soluçar também pisar ele para de soluçar.
O carro tem turbo de geometria variavel que está controlado por um sistema de vácuo com torneira e a funcionar bastante bem.
Ultimamente decidi-me a resolver o problema de uma vez por todas e fiz o seguinte:
1º fui a uma bosch car service onde encontrei um tipo que trabalha em bombas que foi bastante prestável e que me trocou a parte eletronica da minha bomba por uma de um laguna dti que lá tinha e o problema manteve-se
2º troquei o sensor de posição do acelerador e o problema mantém-se
3º tenho a EGR com uma rela a tapar mas ligada na ficha. Mas com a ficha ligada ou desligada o problema mantém-se.
4º MAF ligada ou desligada o problema mantém-se
Estou a começar a esgotar as possibilidades.
Alguém aqui que esteja na área que possa ajudar com alguma dica, ideia, seja o que for para tentar perceber o que causa isto?
Eu pensei no seguinte:
- algum problema na instalação elétrica? (mas se fosse não deveria sempre e não apenas numa faixa de rotação especÃfica)
- poderá ser bomba fora de ponto?
- alguém sabe onde posso ver valores padrão de coisas tipo, valores de MAF, EGR, etc que possa monitorizar na CLIP?
Agradeço qualquer tentativa de ajuda.
VÃdeo do comportamento do carro:
https://www.youtube.com/watch?v=VvRxe_DVajwAbraços