Autor Tópico: Laguna II 2.0 dci 150 cv, motor corta e ficar ao ralenti após acelerar a fundo  (Lida 3112 vezes)

Offline lumar

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Castelo Paiva
  • Garagem : Laguna II Phase 2 2.0 DCI
Boa tarde,

Estive a pesquisar, vi um tópico parecido mas sem a conclusão final.
Tenho uma Laguna com 10 anos 125mil km e zero problemas até ontem à exceção de um sensor de estacionamento.

Ontem fiz 100km com a carrinha e a determinada altura a velocidade moderada na ponte do freixo, notei a entrada do turbo e logo de seguida cortou a aceleração ficando ao ralenti e não respondia ao pedal do acelerador. Não deu qualquer erro no quadrante, encostei à berma da autoestrada a pensar que teria que chamar o reboque, esperei um pouco não chegando a desligar o motor, voltei a acelerar e começou a responder.

Fiz mais 40km até casa evitando ultrapassar as 2000 rpm. Hoje saí novamente e para experimentar dei nova aceleradela a fundo e voltou a cortar. Após uns 15 minutos de espera consegui trazer o carro até casa com alguma dificuldade.
Vou ver se dou um toque ao mecânico local para despiste, não queria ir à Renault senão vai doer...

Alguém tem alguma dica do que poderá ser?   
 :huh:

obrigado

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Tubo do intercoler roto? O meu rompeu na braçadeira junto da borboleta de admissao

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Ácerca desse tbo que vai dar á borboleta de admissao, vou contar uma experiencia pessoal que por acaso nao deu em acidente porque ía a ultrapassar numa estrada com 2 faixas para cada lado, junto ao Taguspark, mas se fosse em estrada normal e viesse alguem de feente podia ter sido muito mau.

Um dia tinha saido da A5 em direçao ao Taguspark, quando com a minha LagunaII Fase2  dci 150cv, vou para a esquerda para ultrapassar em "grande".
Mas quando vou ao lado do outro veiculo perco a potencia toda e só me restou voltar a ficar atrás dele e parar em seguida na berma para ver o que se passava...

E não é que o dito tubo tinha saltado fora do encaixe da borboleta que tem uma braçadeira larga a segurá-lo?...A braçadeira deve ter afouxado.

Enfim, tive muita sorte. Logo numa ultrapassagem em que se fosse numa estrada com só uma faixa para cada lado, poderia vir alguem de frente e "pumba". Lá ía a familia para os anjnhos...

Coisas simples que podem dar grandes acidentes, e depois dizem: "àh e tal, não teve cuidado em fazer a ultrapassagem" "as ultrapassagens são onde há mais acidentes" etc.

Quis partilhar com voces esta minha experiencia, pois tem a ver com o tópico.

Cumptos

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline lumar

• 1.0 SCe
  • *
Passei ontem pelo mecânico para verificar, a primeira coisa que foi ver foi esse tubo na zona da abraçadeira junto à borboleta para ver se tinha rasgado, mas não se confirmou apesar de estar ligeiramente húmido nessa zona.
Quando ligado à máquina de diagnóstico não acusou qualquer erro. Fez-se um teste de estrada de seguida para tentar reproduzir a falha forçando o regime de funcionamento mas para surpresa não  chegou a cortar a aceleração, embora me pareça que o carro não esteja com a mesma resposta. Numa reta de 2km com aceleração a fundo não passou dos 170 quando acho que anteriormente facilmente chegaria aos 200, mais rápido do que chegou aos 170.
O mecânico acha que pode ter a ver com o turbo de geometria variável que pode estar um pouco obstruído pelo facto do carro rodar pouco em trajetos curtos e sempre a baixa rotação. Deu-me a indicação para ir vigiando e sempre que possível depois do carro estar  quente, espremer um pouco o carro a partir de terceira para tentar promover a desobstrução.
Vamos ver, nesta fase estou um pouco apreeensivo, não sei se têm opinião diferente.

Agradeço os vossos comentários e sugestões

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Pode ser excesso de retorno dos injetores, só o teste proposto pela oficina permitiu encontrar um elemento defeituoso (também só cortava quando o motor entrava em carga, abaixo das 2000rpm e sem espremer o bicho o carro comportava-se lindamente e chegou a ir Coimbra - Caldas Rainha - Coimbra na boa, já tendo percebido essa manha).
O Clip também não registou nada no meu caso  (Trafic 2.0 dci 115cv)

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Megane II 2.0 dci 150 cv, motor corta e fica ao ralenti
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2017, 13:54 pm »
O seu problema ficou resolvido?

Tenho os mesmos sintomas e o único problema aparente é de que tenho uma pequena passagem de óleo...

E já que tenho que o trocar fica aqui uma pequena questão:
Alguém sabe-me dizer se o turbo GTA1749V vs GTA1752VL é "plug and play" (excluindo o arrefecimento a água, é claro)?

Offline lumar

• 1.0 SCe
  • *
Laguna II 2.0 dci 150 cv, motor corta e ficar ao ralenti após acelerar a fundo
« Responder #6 em: 28 de Outubro de 2017, 11:52 am »
Sim, não voltou a falhar :cool:.
Segundo a informação do mecânico poderia ser a geometria do turbo um pouco obstruída pelo facto do carro circular pouco com viagens curtas e a baixos regimes. Normalmente com a família, não abuso do pedal.
Segui a recomendação do mecânico e dei umas esticadelas sempre que pude depois do carro ter aquecido, levando o ponteiro das rotações para regimes mais altos.
Até podia ser outra coisa, o que é certo é que não falhou mais. Depois disso já levou a revisão anual e não foi verificado qualquer problema.