Olá a todos,
Adquiri uma Megane Break II 1.5 dci 105 cv de 2007 com 176000Kms à umas semanas, não sei o tipo de intervenções que levou com o antigo dono, apenas que trocou as capas das bielas aos 120000Kms juntamente com a distribuição.
Inicialmente notei uma perda de óleo bastante elevada, 1L em menos de 1000Kms, e de anticongelante. Decidi levar o carro a uma oficina conhecida e eles detectaram problemas no termostato (este foi substituÃdo e resolveu o problema da perda de anticongelante) e óleo nas tubagens do intercooler, após uma análise mais detalhada verificaram que realmente o turbo precisava de ser substituÃdo. Aproveitei e já que tinha de ser feito, pedi para fazerem também uma revisão com troca de óleo e filtros. Quando fui buscar a carrinha avisaram-me que a respiração do motor estava um pouco elevada e de facto quando paro o carro, as rotações entre as 950rpm e as 800rpm demoram a baixar. Avisaram-me que poderiam ser os segmentos que necessitam de ser trocados porém não me aconselham apenas a fazer isso porque dizem que os cilindros poderão já estar ovalizados e que segmentos novos vão deixar passar ainda mais óleo, após isto aconselharam-me antes de fazer uma nova intervenção no carro, a fazer 5000kms e ver os nÃveis de óleo durante esse perÃodo, caso perdesse 1L em menos de 5000Kms que seria aconselhado mandar desmontar o motor e em último caso, rectificar o bloco do motor, o problema é que após a troca do turbo e feitos 1100kms ele perdeu 1L de óleo.
Já corri diversos fóruns e as causas podem ser várias, desde vedantes de válvulas, capas de bielas, segmentos, entre outros. Já li também que é aconselhado a fazer primeiro um teste de compressão aos cilindros.
Neste momento a carrinha não perde água, não aquece, não deita fumo, apenas perde óleo. Fiz aquele teste da vareta e sai algum vapor mas nada de espirros de óleo, já me disseram que esse teste não é fidedigno.
Gostaria de saber se alguém já passou por esta situação e qual foi a resolução para o problema.
Obrigado.