Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
17 de Abril de 2026, 20:46 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Geral Renault
»
ESP
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: ESP (Lida 7785 vezes)
RenUser
1.0 SCe
ESP
«
em:
21 de Setembro de 2017, 22:59 pm »
Boas pessoal,
Tenho um CLIO IV de 2016 e estou com uma duvida sobre o ESP.
Nos carros anteriores que conduzi (clio IV) a luz do ESP acendia a minima coisa, no entanto, no meu, a luz nunca acendeu até agora mesmo em pisos escorregadios. Já experimentei arrancar em pisos molhados de forma um pouco mais bruta para ver se acendia e nada... Nem em curvas, nadinha.
O computador de bordo diz que tá tudo ok, não reporta avarias e quando coloco a chave no carro as luzes do painel acendem todas como é normal, incluindo a do ESP, como se tudo tivesse ok.
É normal ou deve existir alguma anomalia?
Cumprimentos e obrigado a todos!
Registado
aacc
1.5 DCi
Localidade: Coimbra
Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
Re: ESP
«
Responder #1 em:
21 de Setembro de 2017, 23:24 pm »
A luz acende se houver problema com o sistema.
Se tudo estiver bem, não acende
penso eu de que...
Registado
RenUser
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
21 de Setembro de 2017, 23:43 pm »
Nos outros CLIO IV que conduzi, de 2014, a luz acendia mal o carro derrapava com piso molhado ou curvas feitas "à rali". Tens a certeza que é assim?
Obrigado!!!
Registado
RenUser
1.0 SCe
«
Responder #3 em:
22 de Setembro de 2017, 13:21 pm »
Bem, nos outros CLIOS que testei, como referi antes, Ã minima coisa a luz do ESP acendia...
Segundo o que me disseram na renault, os CLIOS 4 2016 em frente tem outro software, e o ESP não é tão sensivel e na maioria das vezes atua sem a luz acender, pois antigamente os clientes queixavam-se que a luz acendia por tudo e por nada. Verdade ou mentira não sei, mas foi isto que um mecanico da Renault me disse.
Pode ser que sirva para tirar duvidas a outras pessoas que por aqui passem com a mesma duvida.
Registado
RenUser
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
22 de Setembro de 2017, 13:26 pm »
Já agora (por algum motivo não consigo editar os meus posts para adicionar esta informação), os CLIO IV não têm ESP. Tem um auxilio para derrapagem etc, relacionado com o ABS, mas não tem ESP "puro", como o megane, entre outros (Foi tambem esta a informação que me passaram).
Registado
Rui
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Alverca
Utilizador: Rui_N
Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
«
Responder #5 em:
22 de Setembro de 2017, 19:20 pm »
Como não têm ESP, se no configurador até existe no nÃvel de equipamento mais baixo?
Registado
A Sucata consome isto:
rodrigopt
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Lisbon
«
Responder #6 em:
22 de Setembro de 2017, 19:42 pm »
Pelo que andei a pesquisar e segundo entendi, o Clio IV tem o sistema ESC e não ESP.
O meu Sandero é a mesma coisa, tem o sistema ESC, se apertar mais com ele numa curva e o sistema sentir o carro a querer fugir, ele ajuda a corrigir, tanto que corta o acelerador ali durante 1 ou 2 segundos.
No caso do meu carro acende a seguinte luz assinalada com a seta:
Acerca do Clio IV:
http://www.b-auto.net/renault_clio-4/electronic_stability_program_esc_with_understeer_control_and_traction_control-2041.html
Registado
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022 Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022 Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017
RenUser
1.0 SCe
«
Responder #7 em:
22 de Setembro de 2017, 19:54 pm »
De facto no clio iv nem existe o botão para desligar o ESP.
@rodrigo Obrigado pelo feedback. Nos clios anteriores que conduzi essa mesma luz acendia facilmente, até de forma exagerada a minima coisa... Neste mesmo sendo bruto não a consigo fazer acender. Aquilo que me disseram na marca foi isso que referi acima, que nas novas versões não é tão sensivel e que até pode ativar e nem acender a luz na maioria das vezes. Disseram me que se não tem avaria então não ha motivo para preocupação. De facto não tem avarias registadas e quando meto a chave e todas as luzes do painel ligam essa luz do ESP tambem liga como se tivesse tudo "ok".
Obrigado a todos
Registado
Rui
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #8 em:
22 de Setembro de 2017, 20:39 pm »
ESC ou ESP são basicamente o mesmo. Electronic Stability Control ou Electronic Stability Program.
«
Última modificação: 22 de Setembro de 2017, 20:41 pm por Rui
»
Registado
A Sucata consome isto:
Rui
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #9 em:
22 de Setembro de 2017, 20:44 pm »
Fui apanhado no update do Tapatalk.
Adiante, são a mesma coisa podendo haver versões mais elaboradas e outras mais simples, tendo ao fim e ao cabo o mesmo objectivo.
Nos Renault mais recentes não existe botão para desligar o ESP, o que existe é o que permite fazer isso ao controlo anti-patinagem, que acima dos 60 km/h volta a activar-se.
Registado
A Sucata consome isto:
RenUser
1.0 SCe
«
Responder #10 em:
22 de Setembro de 2017, 21:36 pm »
Epah isto foi o que me disseram... Provavelmente o que ele queria dizer era que não era um sistema tão "elaborado" como o dos meganes, pois a mim disse me que os que tinham realmente ESP no verdadeiro sentido da palavra eram os megane, e que os clio não tinham ESP mas tinham uma assistencia similar, mas mais basica.
O carro não apresenta avaria e ao colocar a chave o simbolo do ESP ativa, portanto presumo que esteja tudo ok. De facto nunca acendeu mesmo com o piso molhado, mas tambem é verdade que os outros clio's 4 que experimentei (2014) ativavam a luz do ESP por tudo e por nada, era uma coisa estupida até... A minima porcaria a luz piscava...
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»