Isso é o tÃpico de não fazer o diagnóstico da forma correcta.
1° a sonda foi testada para ver se estava a funcionar bem antes de ser trocada?
Provavelmente não e se calhar, até está boa e o problema não está na sonda, mas foi substituÃda na mesma.
2° fizeram teste de gazes para ver se a sonda não está realmente a ler valores fora do padrão e por isso deu erro?
Se calhar não fizer, e os valores dos gases dão uma ajuda para perceber o que pode estar a causar isso.
Se ele acelera quando não está em esforço, pode ser devido a gasolina a mais, não por um erro na injeção, mas sim por um problema num injector que debita mais gasolina do que deve, que por sua vez irá dar valores de gases fora do padrão.
Eu presentemente também estou com um problema na sonda lambda do meu Clio, e pelo que vi com o elm a sonda não está a dar valores. Mas irei fazer uns testes a sonda Andes de a pensar em substituir, além disso também sei que provavelmente tenho um injector danificado, que debita mais gasolina do que deve.
Como ainda não tive tempo para olhar para a coisa com olhos de ver ainda não cheguei a uma conclusão.
Mas antes de ir gastar dinheiro a trocar peças, vou fazer os testes necessários para descobrir a origem do problema.