Autor Tópico: [Twingo 1.2 75cv 2011] Come óleo, relantim oscila, não puxa e "engasga-se"  (Lida 5412 vezes)

Offline TheKkilo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Renault Twingo 1.2
Boa tarde,

Sou recente aqui no grupo e pouco percebo de carros. Tenho em minhas mãos um Renault Twingo de 2011, RipCurl 1.2 de 75cv dos quais tenho estes problemas:

  1) Desaparece ("come") óleo do motor;
  2) Engasga-se enquanto acelero (mais frequente acontece na 2ª e 3ª mudança apenas);
  3) Ultimamente, o relatim muda, desacelarando e acelarando;

Mais detalhado:
 1) À cerca de 2 anos, reparo que o óleo chega ao nível mínimo antes de perfazer os km's para a revisão. Quando reparei nisso, fui ao mecânico. Disse-me para ir verificando e colocar óleo. Nesta última vez (hoje) que verifico o óleo, reparo que, em 11 000km já são 2L óleo que coloco a mais no carro sem de fazer 1 ano desde a última revisão. Hoje, que era para colocar óleo, reparo numa cor amarela, tanto na tampa, como no tubo do lado de dentro (como se pode visualizar nas fotos a baixo). Encontro este post (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21785.0) que fala do mesmo, mas reparo que no meu, tem bolhas (de água, penso eu) e é mais líquido. Refiro ainda que a água do Radiador não está a desaparecer, está a tocar no risco do máximo, igual ao que se encontrava depois de vir da revisão. Fumo enquanto trabalha é praticamente nulo, e que não se consegue perceber a cor. No chão também não há manchas de óleo. Não se vê nenhuma fuga de óleo no motor. As minhas questões são: De onde poderá estar a perde óleo ? Quanto ficará +- o arranjo, visto não haver certezas de onde o "come" ?

2) O motor engasga-se, nem sempre, nem existe um padrão. Ou seja, tanto engasga-se com motor frio ou quente, a subir ou em reta. O mecânico ligou-o "à maquina" em que deu problemas da "célula do lambda", mas que viu os valores e que, enquanto fazia o teste, estavam "dentro dos parâmetros". De referir também que, desde que o carro está nas minhas mãos, o carro "não puxa", morre em qualquer subida sem sentido e se quiser ultrapassar um veiculo, numa velocidade constante em 4ª a 2000rpm quase sempre tenho que colocar uma 3ª para conseguir ultrapassá-lo, porque demora imenso o carro a acelerar. Será que o sensor de lambda causará a falta de potência e o motor engasgar-se ?

3) Em 4 anos que tenho o carro, noto que, quando o tiro da garagem, o relatim começa por volta dos 1000rpm, descendo para baixo destes e de repente sobe talvez para os 1300rpm. Passado uns 5 secs, começa a descer ligeiramente e volta a acelerar de novo. Isto num espaço de 30 / 40 secs, faz este ciclo 3 ou 4 vezes. O normal dele seria começar logo nos 1200-1300rpm e ia descendo até aos 800rpm, mais coisa menos coisa. Todos os valores que indiquei foi visto pelo manómetro de conta rpm's. Poderá ser normal esta oscilação ou algo se passa (para além desta célula que referi em cima e comer óleo) ?

Cumprimentos e desde já um grande obrigado,
Tiago






Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Twingo 1.2 75cv 2011] Come óleo, relantim oscila, não puxa e "engasga-se"
« Responder #1 em: 19 de Novembro de 2017, 01:55 am »
Isso é humidade no óleo.
Normalmente fazes percursos curtos, ou longos?
O retentor da cambota junto à zona da correia de distribuição não está a perder óleo?
A  sonda lambda influencia os consumos, mas se está a dar valores dentro dos parâmetros, em principio estão boas, pode é haver alguma coisa que provoque o erro. Na oficina viram se a sonda estava contaminada?
Agora há coisas que são precisas ver para se começar a ter uma ideia do que provoca essa falta de desempenho.
Primeiro deverás ver se a bobine está em condições, se a electricidade não é a tua praia, pede a um electricista para ver. É necessário medir a resistência da bobine e verificar se não tem fugas de corrente.
Verificar a folga das velas e se ainda estão em condições.
Depois verificar a compressão do motor, pode também estar relacionado com a perda de óleo.
Por fim, ver a afinação das válvulas.

A oscilação do relantim, pode estar relacionado também com entradas de ar para a admissão, com o tempo os vedantes ficam ressequidos e deixam entrar ar, provocando essas oscilações.
Existem inúmeras causas, mas estas são só algumas.

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: [Twingo 1.2 75cv 2011] Come óleo, relantim oscila, não puxa e "engasga-se"
« Responder #2 em: 19 de Novembro de 2017, 14:57 pm »
Uma 4ª às 2000RPM num 75cv é mais do que normal não te responder... e não se trata de acelerar é mais o desenvolver mas isso já é conhecido dos 75cv.

Como o Tony já indicou verifica:
- Bobine de ignição
- Cabos de velas
- Velas
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 5001
Re: [Twingo 1.2 75cv 2011] Come óleo, relantim oscila, não puxa e "engasga-se"
« Responder #3 em: 20 de Novembro de 2017, 22:50 pm »
O meu Clio 1.2 de 75cv desenvolvia bem... mas também andava muita vez no barrote  :laugh:

Isso do relantim não será também a borboleta de admissão que possa ter sujidade?
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline TheKkilo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Renault Twingo 1.2
Re: [Twingo 1.2 75cv 2011] Come óleo, relantim oscila, não puxa e "engasga-se"
« Responder #4 em: 22 de Novembro de 2017, 22:50 pm »
Normalmente fazes percursos curtos, ou longos?

34km Diários, no mínimo. Por vezes chegam aos 50km. Não numa viagem contínua.

O retentor da cambota junto à zona da correia de distribuição não está a perder óleo?

Como posso verificar essa situação ? Olhando por cima, não há qualquer humidade nem manchas de óleo

A  sonda lambda influencia os consumos, mas se está a dar valores dentro dos parâmetros, em principio estão boas, pode é haver alguma coisa que provoque o erro. Na oficina viram se a sonda estava contaminada?

Penso que não, apenas me mostraram os valores, dizendo que estão dentro dos parâmetros e mostraram também que havia um erro, o tal "lambda"

Uma 4ª às 2000RPM num 75cv é mais do que normal não te responder... e não se trata de acelerar é mais o desenvolver mas isso já é conhecido dos 75cv.

O carro da minha namorada é um Clio 1.2 de 2001 com 150k km, eu a conduzi-lo, a passar pela mesma estrada que passo com o meu, em quarta e ligeiramente a subir, nota-se bem a diferença a puxar / desenvolver.

O meu Clio 1.2 de 75cv desenvolvia bem... mas também andava muita vez no barrote  :laugh:

Isso do relantim não será também a borboleta de admissão que possa ter sujidade?

Sendo assim acho que o melhor que tenho a fazer é verificar:
 - Verificar o estado da bobine (resistência e fuga de corrente) -- electricista;
 - Folga nas velas e verificar o estado delas;
 - Compressão do motor;
 - Afinação das válvulas / Limpeza;
 - Vedantes para admissão;

Se disser isto ao mecânico, será que conseguirá me dizer alguma coisa ou fazer uma "avaliação" ?

Obrigado pela colaboração de todos !! :D

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Twingo 1.2 75cv 2011] Come óleo, relantim oscila, não puxa e "engasga-se"
« Responder #5 em: 23 de Novembro de 2017, 07:48 am »
Os percursos curtos levam a que o óleo não aqueça o suficiente para eliminar a humidade e então faz essa tal massa.

Por baixo do carro , verifica se não está babado ou húmido junto à poli da cambota,na cabeça do motor junto à caixa do velocidades.
filtro do ar também tem um retentor que também pode perder óleo.

O mecânico também deve verificar se há entradas de ar na admissão.

A sonda lambda deve ser verificada com o multimetro para ver se estão a funcionar bem. Elas podem estar a dar valores mas não estarem a 100%, o que pode fazer com que os valores dados sejam errados e por isso o erro registado.
Se tiverem boas e estarem a registar valores fora do padrão, significa que há um problema a nivel do funcionamento do motor.
Qual a sonda que dava erro, a antes do cataizador ou  a após o catalizador?

Seria suposto o mecânico saber fazer um diagnostico como deve de ser e ver tudo o que possa provocar esses sintomas.... :laugh: :laugh:

p.s. - Se a sonda lambda estiver contaminada, dá valores diferentes dos reais, e ajuda a perceber o que pode estar a causar o problema, por exemplo, contaminada por óleo, o que significa que o motor anda a queimar óleo.
Isto só se consegue ver, se retirar a sonda. A maquina de diagnóstico não consegue saber se há ou não contaminação.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2017, 07:53 am por Sls a GPL »