Autor Tópico: Ventilador do habitaculo MeganeIII volou a colar. Que fazer?  (Lida 2028 vezes)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Ventilador do habitaculo MeganeIII volou a colar. Que fazer?
« em: 02 de Janeiro de 2018, 16:40 pm »
Boas.

Ha cerca de  uma ano fiquei sem ventilador de ar do habitaculo.

Fui á Renault disseram que o motor estava bom, que tinha ficado "preso", limparam e lubrificaram  e ficou a funcionar bem.

Ontem pego no carro e começa tudo a embaciar vou ver e o ventilador deixou de funcionar outra vez.

Que acham.
Mando substituir o ventilador que custa uma pipa de massa, ou volto a mandar limpar e lubrificar e pode ser que tenha mais sorte desta vez e fique mais duradouro?

Cumptos e Bom Ano para todos!
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
Re: Ventilador do habitaculo MeganeIII volou a colar. Que fazer?
« Responder #1 em: 02 de Janeiro de 2018, 23:13 pm »
Na minha opinião vai depender do valor de limpar e lubrificar e daqui a uns tempos ficar novamente 'preso'/sem rodar.

Ao longo dos anos quantas limpezas não compravam um novo?
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #2 em: 03 de Janeiro de 2018, 11:37 am »
Pois, mas este também era novo...

O carro é de 2013 e “prendeu” em 2016 a primeira vez...só tinha 3 anos.

Será que acontece a mais gente o mesmo problema?

Será defeito na colocação da peça?

Já fui pôr na oficina. Estou à espera de telefonema.

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 03 de Janeiro de 2018, 13:09 pm »
É sempre uma lotaria, tanto podes comprar um novo e voltar a acontecer o mesmo ao fim de algum tempo, como ficar bom e não dar mais vezes problemas.
O que é preciso é perceber o que causa isso, se é mesmo o motor que fica preso, ou se é algum problema eletrico que impede que chegue corrente ao motor.

Se for um problema mecânico do motor, convém saber o que é ao certo, e se é uma situação que possa ser reparável em casa sem a necessidade de estar sempre a recorrer À oficina, ou se é uma situação que tenha um baixo custo de manutenção que não justifique a substituição por um motor novo.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #4 em: 03 de Janeiro de 2018, 13:48 pm »
Na Renault da primeira vez que aconteceu,disseram que era sujidade.

Que limparam e lubrificaram e esperavam que ficasse bom.

O filtro é mudado todos os anos e nao estava muito sujo. Nao sei como passa para lá tanta sujidade...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 03 de Janeiro de 2018, 23:16 pm »
Normalmente o filtro está depois do motor.
Eu ainda hoje estive a ver do meu e tem um rolamento gripado, ou melhor, a falta de rolamento , o que faz com que faça bastante ruído quando trabalha.
A quantidade de pó que passa por aquela zona é suficiente para danificar os rolamentos do motor.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #6 em: 03 de Janeiro de 2018, 23:49 pm »
Voltou a ser limpo e lubrificado e está a funcionar. Desta vez foram só 25 euros, porque nao foi na Renault, que tinham levado setenta e tal da outra vez.

Vamos ver até quando...

Se voltar a chatear vou ter que gastar umas centenas de euros para acabar com isto.