Autor Tópico: Travão de mão  (Lida 11606 vezes)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Re: Travão de mão
« Responder #15 em: 07 de Junho de 2018, 17:18 pm »
Para mim o travao de estacionamento nos meus carros, tem que travar tal como tu dizes. Eu afino-os sempre assim.

A direito no segundo clique e no terceiro aguentar as subidas/descidas.
No quarto dente só em casos excepcionais.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline rtxs

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: SANTO TIRSO
« Responder #16 em: 08 de Junho de 2018, 08:21 am »
No proprio travao de mao existe uma porca nao é possível  afinar por ai também?

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #17 em: 08 de Junho de 2018, 17:52 pm »
Simé possivel.

É assim que eu costumo fazer.

Ainda ha dias o Polo da minha filha só travava no 7º dente e eu afinei na porca para travar no 2º/3º.

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #18 em: 08 de Junho de 2018, 23:51 pm »
se bem me lembro quando o gonçalo desmontou o clio dele e ele falou dessa porca o caçoila disse que não se devia afinar por aí... não sei se tinha a ver com as compensações Frente/trás ou assim...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #19 em: 09 de Junho de 2018, 00:53 am »
Para testares os travões, colocas as 2 rodas de trás no ar, e vais puchando o travão de mão um dente de cada vez, e vais verificar o atrito em cada roda. Deve ser igual nas duas rodas.
Verifica também se o atrito nas rodas é igual quando destravado.
Não se faz a afinação no cabo porque depois quando colocarem maxilas novas, o cabo é demasiado curto, e tem que ir desapertar o cabo. Além disso o cabo que prende a alavanca tem só alguns centímetros até ao suporte dos cabos que vão as rodas, e ao mexer aí pode-se alterar as folgas dos cabos.
Os travões já trazem um sistema de afinação automático, por isso não vale a pena vir com invenções.
Se não está a travar bem é porque o sistema por alguma razão não está a funcionar bem ou já há desgaste e necessita de se trocar os travões.

O risco de afinar isso assim ao mínimo toque de travão de mão, é ficar com as rodas travadas mesmo com o carro destravado. O que provoca aquecimento, desgaste e aumento de consumo.

Eu já montei e desmontei os travões do meu e sei bem a dificuldade que é tentar afinar os travões à mão para que fique a travar por igual e não ficar com as rodas presas quando destravado. Quando o desgaste já é grande a solução é trocar.

Diz as boas práticas da condução que estacionar em planos inclinados que se deve engatar a 1a ou a marcha atrás, consoante se trate de uma subida ou uma descida respectivamente.
« Última modificação: 09 de Junho de 2018, 00:55 am por Sls a GPL »

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #20 em: 09 de Junho de 2018, 08:16 am »
Claro que assim o trabalho é mais bem feito.

Mas no meu caso, ele estava a travar bem no 7º dente, portanto nao era um problema de travar mal, e agora ficou exatamente a travar igual, mas no 3º dente.

Tenho um compadre mecanico que ha mais de 30 anos me dizia: "para mim o travao de mao tem que travar no 3º dente".
Nos carros dele era assim, e eu fiquei com essa "mania" tambem.  lol

Offline MRU

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
« Responder #21 em: 09 de Junho de 2018, 17:47 pm »
Para testares os travões, colocas as 2 rodas de trás no ar, e vais puchando o travão de mão um dente de cada vez, e vais verificar o atrito em cada roda. Deve ser igual nas duas rodas.
Verifica também se o atrito nas rodas é igual quando destravado.
Não se faz a afinação no cabo porque depois quando colocarem maxilas novas, o cabo é demasiado curto, e tem que ir desapertar o cabo. Além disso o cabo que prende a alavanca tem só alguns centímetros até ao suporte dos cabos que vão as rodas, e ao mexer aí pode-se alterar as folgas dos cabos.
Os travões já trazem um sistema de afinação automático, por isso não vale a pena vir com invenções.
Se não está a travar bem é porque o sistema por alguma razão não está a funcionar bem ou já há desgaste e necessita de se trocar os travões.

O risco de afinar isso assim ao mínimo toque de travão de mão, é ficar com as rodas travadas mesmo com o carro destravado. O que provoca aquecimento, desgaste e aumento de consumo.

Eu já montei e desmontei os travões do meu e sei bem a dificuldade que é tentar afinar os travões à mão para que fique a travar por igual e não ficar com as rodas presas quando destravado. Quando o desgaste já é grande a solução é trocar.

Diz as boas práticas da condução que estacionar em planos inclinados que se deve engatar a 1a ou a marcha atrás, consoante se trate de uma subida ou uma descida respectivamente.

Não consigo testar isso porque não tenho forma de levantar o carro a não ser com o macaco (1 roda de cada vez nesse caso). Os travões estarem gastos penso que não seja o caso por causa da quantidade de KM's, e como comentei antes, um amigo meu tem apenas 17k e o dele está a travar tanto quanto o meu estava antes da afinação.

Com o travão completamente destravado não me parece que o carro esteja a travar, pelo menos ele desliza normalmente se tiver num piso com alguma inclinação mínima.

Em relação a usar a caixa, eu deixo sempre o carro engatado, a questão aqui e como acho que referi no primeiro post, é que não me parece correcto que o carro sem estar engatado não tenha capacidade de se aguentar, basicamente em todas as subidas estava sempre a esforçar a caixa, porque sem estar engatado muitas vezes o travão de mão não era suficiente. À uns tempos tive de parar o carro numa das subidas mais inclinadas que já tive de parar e recordo-me que nem com o travão de mão + engatado o carro ficava bem travado... (e o que não faltava era outros carros mais velhotes, lá parados, e a se aguentar perfeitamente).

Obrigado uma vez mais pelo feedback!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #22 em: 09 de Junho de 2018, 22:54 pm »
MRU, evidentemente que não notas se uma roda está mais presa que outra assim, só mesmo rodando a roda À mão é que consegues perceber isso.

Se o mecânico fez isso espera-se que ele tenha tido os cuidados devidos, para não haver problemas.

Alvaro, o que a legislação diz é que o travão de estacionamento deve manter imobilizado o veiculo com carga num desnível de 18% e que é admissível vários accionamentos até ser obtido um resultado satisfatório e que a força exercida não pode ser superior a 400 N nos sistemas manuais.
Se é no 3 ou 4, ou 5 dente  pouco importa.
Também é importante ter em conta que o sistema de travagem tem que ter as folgas necessárias, para garantir que com o aquecimento o sistema continua a travar eficazmente.
Se as folgas forem reduzidas, com aquecimento há o risco de não serem suficientes.

Eu quando substitui as maxilas do meu clio também fiquei sem travão de mão, e tive que retirar alguma folga no afinador das duas rodas, e foi quase como trabalho de relojoeiro, a rodar, dente por dente da roda dentada do afinador, até obter uma travagem satisfatória e conseguir colocar os tambores, como já têm desgaste, têm menor diâmetro na extremidade do que no interior. Para travar nos primeiros dentes, depois o tambor não entrava.

Alvaro, eu também gosto de sentir o carro bem travado, sem ter que puxar a alavanca do travão até acima, mas acima de tudo garantir que não deixo o sistema em risco.