Para testares os travões, colocas as 2 rodas de trás no ar, e vais puchando o travão de mão um dente de cada vez, e vais verificar o atrito em cada roda. Deve ser igual nas duas rodas.Verifica também se o atrito nas rodas é igual quando destravado.Não se faz a afinação no cabo porque depois quando colocarem maxilas novas, o cabo é demasiado curto, e tem que ir desapertar o cabo. Além disso o cabo que prende a alavanca tem só alguns centÃmetros até ao suporte dos cabos que vão as rodas, e ao mexer aà pode-se alterar as folgas dos cabos.Os travões já trazem um sistema de afinação automático, por isso não vale a pena vir com invenções. Se não está a travar bem é porque o sistema por alguma razão não está a funcionar bem ou já há desgaste e necessita de se trocar os travões. O risco de afinar isso assim ao mÃnimo toque de travão de mão, é ficar com as rodas travadas mesmo com o carro destravado. O que provoca aquecimento, desgaste e aumento de consumo.Eu já montei e desmontei os travões do meu e sei bem a dificuldade que é tentar afinar os travões à mão para que fique a travar por igual e não ficar com as rodas presas quando destravado. Quando o desgaste já é grande a solução é trocar. Diz as boas práticas da condução que estacionar em planos inclinados que se deve engatar a 1a ou a marcha atrás, consoante se trate de uma subida ou uma descida respectivamente.