Autor Tópico: [Twingo 1.2 16v 2011] Dúvida qunado mudar correia de distribuição  (Lida 6321 vezes)

Offline TheKkilo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • Garagem : Renault Twingo 1.2
Boa tarde pessoal,

Tenho uma dúvida que poderão me ajudar, visto ouvir já n rumores.
Tenho um Renault Twingo 1.2 16v de 2011 e está nos seus 86.000 km. Neste momento ele a chegar a altura de fazer a revisão ( dita normal, dos 10.000 km já realizados com o óleo do motor ). Para além disto, agora sempre que coloco o pé no fundo do acelerador, o carro "treme" ( motor parece que se engasga ) e mal acelera. Em subidas ligeiras, é um castigo.

Mas a dúvida que me surge é: Será que está na altura de mudar a corrente de distribuição ? Visto que vou meter em breve o carro na oficina, já ia mais ciente, e talvez resolvesse os 3 problemas de uma vez. Já fiz a pergunta ao mecânico do qual nada me disse em concreto. Tenho o carro desde 2014 e penso que nunca foi mudada. Já me disseram que até aos 160.000 km ou 10 anos posso ficar descansado, mas já me disseram que já devia ter mudado aos 5 anos de idade do carro.

Alguém me pode ajudar ?

Obrigado desde já e Cumprimentos.

Offline Rodrigues1994

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: [Twingo 1.2 16v 2011] Dúvida qunado mudar correia de distribuição
« Responder #1 em: 20 de Junho de 2018, 16:28 pm »
Na teoria a correia de distribuição é 5 anos ou 120Mk. o que acontecer 1!!!
ou seja a 1º ja devia ter sido mudada..
Em relação á falta de força duvido que seja da correia... Filtro de ar? velas? a falta de força pode vir dai como também de outro problema eletronico qualquer que tenha a ver com a gestao de ar/combustivel...
No teu caso, mudaria o oleo e todos os filtros mudava tb a correia de distribuição e olhava o estado da correia de acessórios, não esquecer, mudar as velas tb...
Clio 1.4 2002 VR

Offline aacc

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
« Responder #2 em: 20 de Junho de 2018, 16:35 pm »
Sorte a minha. Tenho um Twingo de 95, que não tem esses problemas de mudança de correia

Offline TheKkilo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 20 de Junho de 2018, 17:08 pm »
Na teoria a correia de distribuição é 5 anos ou 120Mk. o que acontecer 1!!!
ou seja a 1º ja devia ter sido mudada..
Em relação á falta de força duvido que seja da correia... Filtro de ar? velas? a falta de força pode vir dai como também de outro problema eletronico qualquer que tenha a ver com a gestao de ar/combustivel...
No teu caso, mudaria o oleo e todos os filtros mudava tb a correia de distribuição e olhava o estado da correia de acessórios, não esquecer, mudar as velas tb...

Viva, muito obrigado por ter respondido,

Sei que o filtro do Ar foi mudado na última inspeção, mas o filtro do combustível não foi.
O mecânico da última vez que o carro lá esteve, detetou uma anomalia no sensor lambda ( penso que seja isto e assim que se escreve ) mas que não foi mudado.
Mudando tudo o que disseste, vai para uns 500€, não ?   :rolleyes:

Cumprimentos

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
« Responder #4 em: 20 de Junho de 2018, 17:16 pm »
Visto que já devia de ter sido trocada a distribuição é aconselhável a meu ver para ter algo em condições:

Kit de Distribuição, correia de acessórios, retentor cams, retentor cambota e o anticongelante.
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline Rodrigues1994

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
« Responder #5 em: 20 de Junho de 2018, 17:54 pm »
a sonda lambda é sem duvida algo que não estando em condições influencia a performance do motor...
é ela a responsabel por "corrigir" a mistura ar/gasolina, se não estiver em bom estado pode estar a dar uma mistura muito pobre ou virce-versa... como andam os consumos?
não sei como fazes com o teu mecanico mas eu compro as peças numa loja online e o mecanico mete, aquilo que eu conseguir fazer faço...
Oleo, filtros, correia de distribuição/acessórios, retentores e mão de obra não andará longe dos 500 euros ... talvez 350,400 se conseguires bons preços, mas ficas com a maquina com saúde para uns BONS quilometros.
Clio 1.4 2002 VR

Offline TheKkilo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 20 de Junho de 2018, 20:17 pm »
Kit de Distribuição, correia de acessórios, retentor cams, retentor cambota e o anticongelante.

Estes acessórios / retentores vêm no conjunto do kit ou é melhor mencionar isso ao mecânico ?

a sonda lambda é sem duvida algo que não estando em condições influencia a performance do motor...
é ela a responsabel por "corrigir" a mistura ar/gasolina, se não estiver em bom estado pode estar a dar uma mistura muito pobre ou virce-versa... como andam os consumos?

Desde que tive o carro, ele não puxa como deve ser, falta-lhe sempre qualquer coisa. Já conduzi várias vezes um clio 1.2 de 2001 e tem uma diferença enorme a nível de acelerar.
Consumos com viagens de 25km e 50km por dia, está a rondar os 5-6L ( 230-250km com 13-14 L de gasolina ).
E sempre comeu óleo. Na passada revisão tive que atestar 2x o cartér ( 1L de óleo a cada 5k-6k km )

não sei como fazes com o teu mecanico mas eu compro as peças numa loja online e o mecanico mete, aquilo que eu conseguir fazer faço...
Oleo, filtros, correia de distribuição/acessórios, retentores e mão de obra não andará longe dos 500 euros ... talvez 350,400 se conseguires bons preços, mas ficas com a maquina com saúde para uns BONS quilometros.

Nunca comprei nada. Leo ao mecânico, apenas chego, digo o que se passa e ele faz.
Mas que marcas são as melhores / recomendadas ? Ou quais não convém comprar ?

Obrigado e cumprimentos.

Offline manganao

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Garagem : Renault Megane II 1.4 4P
« Responder #7 em: 20 de Junho de 2018, 21:09 pm »
Visto que já devia de ter sido trocada a distribuição é aconselhável a meu ver para ter algo em condições:

o que é retentor cams

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #8 em: 21 de Junho de 2018, 10:42 am »
2L a cada 5000km???? diria até que esse motor já foi motor um dia...
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline TheKkilo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 21 de Junho de 2018, 14:54 pm »
Não, 1L a cada 5.000 km, 2L a cada revisão ( de 10.000 km ).
Pois, é o que eu acho estranho. Até mesmo com 40.000 km (Comprei com cerca de 32.000 km) fez o mesmo, mas menos ( em 10.000 km, consumiu-me 1L ). No chão da garangem não há qualquer mancha de óleo, nem no motor. Pode estar a contaminar o filtro de particulas não é ?

Comprei o veículo com 3 anos.

Será que fui enganado, colocaram um motor de um carro usado ( mais velho ) e "diminuiram a potência para ele sobreviver" ( estou a supôr uma coisa que nem sei se é possível, diminuir a potência ) ?

Cumprimentos
« Última modificação: 21 de Junho de 2018, 21:53 pm por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #10 em: 21 de Junho de 2018, 22:01 pm »
Até fico com medo....
Revisões a cada 10 mil km tudo bem, mas se os não fizeres num ano deves fazer na mesma, ou seja, 1 ano ou 10 mil km. O que ocorrer primeiro.
Depois não me parece que esse motor seja de corrente mas sim de correia, é como já foi dito, 120 mil km ou 5 anos.
Depois, filtro de ar e de óleo a cada revisão. Filtro de gasolina está dentro do deposito, por isso só se troca quando a bomba não debitar a pressão correcta. A troca está preconizado para os 240 mil km.

Se perde assim tanto óleo há várias hipóteses, ou está a perdê-lo (fugas pelos retentores) ou a queimalo, mas aí faz fumo e cheiro.
A sonda lambda pode até estar boa e estares com um problema de queima. Possivelmente a borboleta suja.
Isso precisa é de um bom diagnóstico antes de fazer alguma coisa.

Offline TheKkilo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 27 de Junho de 2018, 23:46 pm »
Até fico com medo....
Revisões a cada 10 mil km tudo bem, mas se os não fizeres num ano deves fazer na mesma, ou seja, 1 ano ou 10 mil km. O que ocorrer primeiro.
Depois não me parece que esse motor seja de corrente mas sim de correia, é como já foi dito, 120 mil km ou 5 anos.
Depois, filtro de ar e de óleo a cada revisão. Filtro de gasolina está dentro do deposito, por isso só se troca quando a bomba não debitar a pressão correcta. A troca está preconizado para os 240 mil km.

Se perde assim tanto óleo há várias hipóteses, ou está a perdê-lo (fugas pelos retentores) ou a queimalo, mas aí faz fumo e cheiro.
A sonda lambda pode até estar boa e estares com um problema de queima. Possivelmente a borboleta suja.
Isso precisa é de um bom diagnóstico antes de fazer alguma coisa.

Viva,
No caso da revisão, desde que está nas minhas mãos ( a partir dos 36k km ), começei a fazer de 15k em 15k ( óleo com a referência de 10w40 ( penso eu, espero não estar a trocar )) e agora ando a fazer com 10k km ( óleo com a referêcia de 5w40 ( volto a repetir, posso ter trocado as referências ). Esta troca foi proposta pelo mecânico para tentar reduzir o consumo de óleo. Do qual, pouca diferença se fez. Por ano faço cerca de 13/15k km.

Sim, é de correia. Já tem 7 anos, se calhar ando a brincar com o fogo, não ? Uma mudança desta coisa, por quanto ficaria ?

Os filtros são mudados a cada revisão.

Cumprimentos.

Offline TheKkilo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 27 de Junho de 2018, 23:50 pm »
Boa noite,

Levei o Twingo ao mecânico. Problema identificado: Velas ( até tinham ferrugem na rosca ) e bobine. Agora até parece que anda nas nuvens.  :laugh: :laugh: :dance:

Sobre a correia, visto que ele tem 87k km e já tem a correia à 7 anos, convém não andar a brincar com o fogo, correto ?
Ou será que aguenta mais uns tempos ?
Quanto ficará +- a troca ou, pelo menos, o tempo que demora a trocar o kit ?

Cumprimentos e Obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #13 em: 28 de Junho de 2018, 12:39 pm »
O tempo que demora, até não é muito, é coisa que te devem fazer num dia, preços depende sempre do sitio.
Sim, não convém abusar da sorte, por isso troca isso quanto antes.

Em relação aos óleos, deve ser  o contrario, o 10w40 para 10 mil km e o 5w40 para 15 mil km.
Se ele perde óleo, tanto faz um como o outro, se não for reparado o que origina a perda.

Offline TheKkilo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 30 de Junho de 2018, 08:35 am »
A correia de distribuição tem, por norma, alguma data ? Visto que como não sei se já foi trocada ou não, assim poderia ter uma outra ideia.

Cumprimentos