Acho que essa decisão deveria de ser tua uma vez que o investimento será teu e gastar cerca mil € para
a) vai afetar claramente o conforto visto que vais diminuir o perfil do pneu;
- Fiz a alteração no meu apesar de ser um Clio III e passei de jante 15" para 17". Como feedback vais sentir tudo mais, seja buracos ou lombas mas ganhas em estabilidade a meu em
overall e em curvas.
b) vão existir aumentos mas pouco ou nada significativos. Tinha médias no meu de 5.2l/100KMs e estou agora nos 5.4-5.5l/100KMs;
c) já andei e conduzi em vários com 16" e 17" e não notei sinceramente nada nem como passageiro nem como condutor;
d) No final isso terás que ser tu a decidir uma vez mas na minha opinião vale a pena e fica sempre melhor do que as 16". Não que fiquem mal que não é o caso mas fica sempre diferente (para melhor).
O custo da homologação e DUA aconselho-te a seguir os seguintes passos:
https://www.renaultpt.com/index.php?topic=20111.0Fica no total em 91,50€ e sempre poupas quase 60€ de acordo com o valor que colocaste acima.
Tenho a mesma medida no meu e gostei da alteração apesar de ser um pouco mais potente e mais binário não notei grandes alterações em andamento normal. Agora se fores a "esticar" em velocidades superiores vai consumir e mais do que anteriormente.
Qualquer das formas alguma dúvida ou feedback que necessites mais detalhadamente só dizeres.