Autor Tópico: Direção assistida eletrica - Clio 2 2002  (Lida 2193 vezes)

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Direção assistida eletrica - Clio 2 2002
« em: 07 de Fevereiro de 2019, 23:50 pm »
Ola. Tenho um clio 2 de 2002 com direção eletrica.
Acontece que desde que o comprei que me parece que a direção é extremamente pesada para o carro em questão... ligando a maquina não aparece nenhum erro... nao há luzes avisadoras.. será o que ? Falta de lubrificação da caixa? Motor cansado? Bateria? Por onde posso comecar por ver ? A pressão dos pneus esta boa alias ate subi um pouco para ajudar...
Ja pensei em retirar o motor e ver se esta tudo ok mas tenho receio de desprogramar algo...
Alguma dica ?
Clio 1.4 2002 VR

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Direção assistida eletrica - Clio 2 2002
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2019, 08:16 am »
Compara primeiro, com o carro ligado e com ele desligado. Se notares muita diferença é porque está a trabalhar tudo bem, se não é porque algo pode não estar bem.
Por exemplo os rolamentos dos amortecedores.

Eu ando com um problema no abs e desde ai que notei a direcção muito pesada, agora só quando reparar a bomba do abs é que posso confirmar se faz ou não influencia a direcção saber a que velocidade o carro vai.

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Direção assistida eletrica - Clio 2 2002
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2019, 13:53 pm »
Ela dessligada quase nao movimento o volante...
Os rolamentos dos amortecedores é uma possibilidade mas mandar trocar nao fica nada barato vista a mão de obra necessaria..
Será da bateria ? Ele pega bem mas por exemplo noto nas luzes a noite que quando carrego no botao do vidro para subir e ele esta fechado quando forço as luzes afeouxam... se ligar a ventilação no maximo ao ligar tambem afeouxam um pouco... será possivel?
Também ja ouvi falar em reprogramação da centralina da direção.. mas fica algo muito caro..
É que as vezes ela parece mais leve que outras... e se virar o volante com mais velocidade sinto que ela assiste mais e depois volta ao normal...
Tava a pensar lubrificar o cardan da direção e zona onde entra o motor a ver se ajuda mas nao sei ate que ponto posso desligar o motor da direção ira desprogramar algo ?
Outra coisa que me faz espécie é um sensor que se encontra no fundo na caixa de direção ele influenciará alguma coisa ?
Clio 1.4 2002 VR

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Direção assistida eletrica - Clio 2 2002
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro de 2019, 22:18 pm »
Antes de substituir os rolamentos é ver se estão bons ou não.
Basta levantares o carro e com a mão ver se no topo do amortecedor, o rolamento roda bem ou não.

Quanto ao desligar as fichas do motor  da direcção, não tens problemas nenhuns, com o carro desligado podes mexer À vontade, o ideal é desligares a bateria primeiro.

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Direção assistida eletrica - Clio 2 2002
« Responder #4 em: 08 de Fevereiro de 2019, 23:12 pm »
Podes explicar melhor como consigo ver os rolamentos dos amortecedores?
Sera que lubrificar os veios e o cardan ajuda?
Clio 1.4 2002 VR

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Direção assistida eletrica - Clio 2 2002
« Responder #5 em: 09 de Fevereiro de 2019, 20:54 pm »
Pegas no macaco e levantas o carro como se tivesses um furo, na roda da frente, tiras a roda, para teres mais espaço, depois colocas a mão no topo do amortecedor que fica dentro da cava da roda. depois rodas a borracha que se encontra ai. Por baixo dessa borracha, trabalha o rolamento do amortecedor.
Se a borracha rodar bem sem ruídos, e leve é porque o rolamento está bom, se sentires que fica presa, ou que já faz algum ruído é porque o rolamento já está gasto.