Autor T√≥pico: Problemas AC  (Lida 536 vezes)

Offline Ruiaraujo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Garagem : Renault Espace
Problemas AC
« em: 17 de Junho de 2019, 10:51 am »
Bom dia.

Tenho uma Renault espace de 99 e tenho um problema com o AC que me est√° a tirar o sono.

Quando ando sozinho na carrinha e em plano, sem forçar muito o motor, o AC funciona normalmente. Quando ando com mais de quatro passageiros mais bagagem e forço ou pouquinho mais o motor, por exemplo se tenho que fazer uma pequena subida, a temperatura do motor sobe ao máximo e sou obrigado a parar o carro e deixaro motor arrefecer.

Alguma ideia sobre qual ser√° o problema?

Obrigado

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Problemas AC
« Responder #1 em: 17 de Junho de 2019, 11:11 am »
Temperatura do AC e do motor são coisas completamente diferentes e não têm correlação.
Em relação a quebras de potência de AC pode ser um compressor a passar-se, uma fuga ou falta de gás (entre outros...)
Em relação a sobreaquecimento do motor em carga pode ter a junta da cabeça com problemas, um termóstato bloqueado, um sistema de refrigeração não purgado corretamente ou a bomba de água passada (entre outros...)

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2019, 12:26 pm »
A Espace é uma 2.2 ?

Offline andresilvac4

• 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
« Responder #3 em: 17 de Junho de 2019, 16:18 pm »
Exatamente Ac √© uma coisa temperatura do motor √©  outra...poder√°s √© ter a√≠ um problema no motor que est√° disfar√ßado e n√£o aparece sempre, quando se liga o compressor do AC para este funcionar retira pot√™ncia ao motor...potencia essa que te faz falta quando tens o carro cheio, a falta dessa pot√™ncia leva a pisares mais o acelerador como tal for√ßas o motor ao m√°ximo e esse problema aparece...ali√°s em teoria com o AC ligado at√© ajuda a arrefecer o motor pois a ventoinha do radiador dispara logo para ajudar a arrefecer o g√°s e o radiador do l√≠quido de refrigera√ß√£o do motor tamb√©m apanha com esse ar ...parece me uma clara falha na junta da cola√ßa ou at√© uma fissura na cabe√ßa do motor ...o l√≠quido de refrigera√ß√£o n√£o desaparece do dep√≥sito ?

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #4 em: 17 de Junho de 2019, 17:18 pm »
Por acaso um carro com o AC ligado até aquece bem mais porque o permutador do AC está á frente do radiador do líquido de refrigeração, lançando calor sobre aquele. As ventoinhas puxam o ar quente para trás para dentro do compartimento motor que depois, consoante o isolamento da baía do motor, mantém aquela zona mais quente (ou não).
Mas em termos de aquecimento do motor, controlamos isso pela temperatura do l√≠quido de refrigera√ß√£o, e se a temperatura sobe a n√≠veis muito altos √© porque h√° algum problema com o circuito de refrigera√ß√£o e o term√≥stato n√£o regular: ou a bomba de √°gua n√£o consegue manter um d√©bito elevado para passar o m√°ximo de flu√≠do poss√≠vel pelo radiador no mais curto espa√ßo de tempo, ou a capacidade do radiador est√° reduzida (sujidade elevada/excesso de acumula√ß√£o de detritos no  miolo exterior / canais internos bloqueados) ou existe outro problema associado √° junta da cabe√ßa (passagem de gases de escape para o circuito de refrigera√ß√£o), ou circuito est√° comprometido (calc√°rio, lodos, res√≠duos que elevam a resist√™ncia √° passagem)...
« √öltima modifica√ß√£o: 19 de Setembro de 2019, 09:35 am por Sls a GPL »

Offline Ruiaraujo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 19 de Junho de 2019, 11:43 am »
Boas a Renault é uma 2.2.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Clio III
« Responder #6 em: 19 de Junho de 2019, 12:58 pm »
N√£o circules com o carro assim, porque vais mandar o motor para o galheiro, se n√£o mandaste j√°.

Offline Ruiaraujo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 19 de Junho de 2019, 15:59 pm »
Boa tarde,

Parece que um azar nunca vem só. Para além dos problemas de AC agora foi o fecho central. A chave funciona e a pilha está boa o problema é o sensor que parece que queimou. Alguém tem um sensor que me possa vender?

Em relação ao AC e como o motor não tem fugas e trabalha normalmente, alguém me pode dizer como posso limpar o sistema de AC?

Perante as opini√Ķes acho que √© o sistema que tem sujidade acumulada, pois n√£o tenho fugas no motor e a bomba de √°gua foi substitu√≠da a quatro anos atr√°s quando troquei a correia de distribui√ß√£o.

Obrigado a todos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v
« Responder #8 em: 19 de Setembro de 2019, 09:30 am »
Queres limpar os sisteme de AC, estas a falar das condutas de ar? ou do circuito onde passa o g√°s do AC?

"Perante as opini√Ķes acho que √© o sistema que tem sujidade acumulada, pois n√£o tenho fugas no motor e a bomba de √°gua foi substitu√≠da a quatro anos atr√°s quando troquei a correia de distribui√ß√£o."

Isto é que não percebi mesmo.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v
« Responder #9 em: 19 de Setembro de 2019, 09:45 am »
Agora ja se entende, visto ser a cvontinua√ß√£o de uma duvida j√° colocada anteriormente, deves continuar  no mesmo t√≥pico em vez de criar um novo.

Sendo assim, o que deves fazer primeiro √©  :
verificar se o radiador aquece por igual ou se tem zonas mais quentes que outras, se isso acontecer, significa que está obstruído.
Verificar o estado do termostato, mas mais vale substituir pois não é caro.
verificar se a  v√°lvula do vaso de expans√£o est√° boa, substituir por uma nova.
verificar se o nivel de agua vai baixando com o tempo ou n√£o.
lavar o circuito de refrigeração do motor com agua corrente durante algum tempo, depois por novo liquido e purgar convenientemente.

Se mesmo assim voltar a aquecer, significa que tens problemas a n√≠vel mec√Ęnico.