Autor Tópico: Direcção Clio II-Roda prende ao virar  (Lida 1781 vezes)

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Direcção Clio II-Roda prende ao virar
« em: 21 de Janeiro de 2020, 15:27 pm »
Após a substituição de amortecedores do clio II deparei-me com um novo problema que até então não reparava ou não existia.
Por exemplo ao virar o carro para a direita ou para a esquerda a mais de metade da brecagem a roda parece que prende/ressalta, principalmente se for em aceleração e a subir.
Após a substituição dos amortecedores era mais notório, voltei com o carro à oficina levou um aperto aqui a ali, principalmente num parafuso do camber que estava desapertado e resolveu parcialmente o problema, quando não está em esforço ja não faz tanto, antes até em plano a roda parece que prendia em algum local ou ressaltava (a maioria destes carros não tem mas este tem uma adaptação em que um dos dois é mais estreito).
Após algumas conversas foi sugerido que talvez fosse de uma transmissão mas em esforço em plano o carro não faz quase nada, dá ideia que faz mais em situações em que existem mais desníveis do terreno e que os amortecedores sofrem mais esforço lateral. 
Na substituição dos amortecedores foi substituído os rolamentos dos amortecedores. 

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Re: Direcção Clio II-Roda prende ao virar
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2020, 17:07 pm »
Os triângulos têm folgas?
Se a homosinetica tiver folgas , pode dar essa sensação de prender, ao dar as curvas, mas também em andamento e ao virar faz barulho

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Re: Direcção Clio II-Roda prende ao virar
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2020, 19:25 pm »
No cimo de uma rampa ao virar para a direita dá a tal sensação de roda a prender, em plano ao curvar devagar para a direita ou para esquerda com a direcção no máximo ou quase no máximo noto algumas vezes o tal ressalto/roda presa, no entanto nestes casos por vezes é quase imperceptível.
Agora numa de hipóteses, tendo em conta que um dos foles andou roto durante uma semana ou duas pode ser da homocinetica que perdeu a lubrificação e ficou danificada, mas estranho fazer para os dois lados, nesse caso seria mais para um lado.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2020, 22:12 pm por Sls a GPL »

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Re: Direcção Clio II-Roda prende ao virar
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2020, 22:14 pm »
Sim, isso é mais que natural, se andaste com o fole roto.
Faz igual quer para um lado quer para o outro, porque em ambos os casos, a homocinetica não está a trabalhar a direito e nota-se mais as folgas, sendo mais notório quando viras para o lado em que a roda em causa faz mais força que a outra.

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Re: Direcção Clio II-Roda prende ao virar
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2020, 00:05 am »
Neste caso parece que já está meio problema encontrado
Será urgente substituir a transmissão ou posso deixar andar sem grandes problemas?

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Re: Direcção Clio II-Roda prende ao virar
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2020, 08:40 am »
Se já substituiste o fole, e se isso não te incomoda, podes continuar a andar. Quando começar  fazer muito barulho então substituis.
Eu no meu, já perdi a conta aos anos e aos km que ando com transmissões com folgas. A ultima vez deve estar lá no principio do meu db.