Autor Tópico: 2 bips ao inserir cartão  (Lida 3139 vezes)

Offline MRU

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
2 bips ao inserir cartão
« em: 18 de Fevereiro de 2020, 21:58 pm »
Boa noite a todos,

Recorro aqui ao forum pois é o unico sitio que ainda me pode ajudar, pois pelas vias oficiais desconhecem o que causa este comportamento.

Desde que tenho o carro que por vezes ao inserir o cartão (não é keyless) na ranhura, o carro dá 2 "beeps" altos vindos do painel de instrumentos. Este comportamento é completamente aleatório, pode acontecer 1x em 1 mes, ou 3x numa semana... Quando acontece, garantidamente não aparece qualquer aviso no painel de instrumentos, até porque os "beeps" dão-se prai meio segundo antes do momento em que a direcção desbloqueia e as luzes do painel ligam. O computador de bordo não regista qualquer anomalia.

Isto foi algo que comentei na renault à 2 anos atrás, e na altura disseram que ligaram o carro à máquina e não tinha erros, e que o melhor seria ignorar, no entanto, estou seguro que os tais 2 "beeps" terão algum significado, mas infelizmente esse tipo de avisos sonoros não estão documentados publicamente. A Renault Portugal também diz desconhecer do que se trata este comportamento.

Adicionar que o carro não tem alarme, nem sensores de marcha atrás.

Fica aqui um vídeo do problema, mas que encontrei noutros fóruns (existe muita gente com o mesmo problema em capturs e clios, mas sem solução, pelo menos na info que encontrei):

https://www.youtube.com/watch?v=BWZc2SOja90&feature=emb_title

Alguém por ai que consiga descobrir que raio de anomalia causa isto? Sei que existem vários padrões sonoros consoante avarias especificas, mas nunca encontrei algo sobre este... Imagino que seja algum sensor que não está a funcionar correctamente no momento em que introduzo as chaves? Honestamente tou a presumir.

Desde já agradeço quem tentar ajudar...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: 2 bips ao inserir cartão
« Responder #1 em: 19 de Fevereiro de 2020, 08:32 am »
No vídeo, quando se dá os beeps as luzes do carro ligaram (luzes automáticas) será que não tem a ver com isso?

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 19 de Fevereiro de 2020, 09:34 am »
Boas,

Esqueci-me de referir que no meu caso é um clio 4 limited edition, por isso não tem luzes automáticas (bem que eu queria ahaha)... Nem luzes automaticas, nem sensores de estacionamento, nem alarme...

Já ando à anos a tentar perceber se existia algum padrão na hora de desligar/estacionar que gerasse este comportamento, mas nunca consegui perceber nada.

Já li pessoal noutros foruns a sugerir que parece ser o aviso sonoro do nivel de óleo dos travões, no entanto, o nivel de oleo está ok, e nunca tive problemas ao ponto de saber se de facto o aviso sonoro é o mesmo. Se for, a única explicação que encontro é que o sensor, por algum motivo, às vezes, leia valores errados no primeiro segundo do arranque...

Cumps e obrigado ;)

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #3 em: 19 de Fevereiro de 2020, 14:27 pm »
Isso quase parece o barulho da reserva a apitar. Por acaso não calha a quando apita o carro estar na reserva? Tenta verificar outra coisa... tem a tranca de segurança para as portas\vidros traseiros, certo? Vê se isso não está ali a meio caminho entre o on e off. Acontecia com alguma frequência nos Megane 2.

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 19 de Fevereiro de 2020, 14:40 pm »
Da reserva não é pois a semana passada tinha o deposito cheio e aconteceu 3x ao longo da semana.

A edição limited não tem vidros eletricos atras, por isso não tem segurança nesse aspecto. Quanto ao bloqueio das portas traseiras desde dentro, é atraves daquele pequeno switch ao abrir a porta, já mexi nisso uma vez mas vou voltar a bloquear e desbloquear pelo sim pelo não... Em todo o caso, se fosse isso, não devia apitar sempre que meto a chave na ignição? É que isto é completamente aleatorio :(

Já agora, em relação à reserva, até hoje só deixei chegar à reserva uma vez e tenho 95% certezas que não apitou, apenas acendeu a luz.

Obrigado aos dois! :)

Offline MRU

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
« Responder #5 em: 11 de Junho de 2020, 14:35 pm »
Assim um quick update acerca disto...

O fim de semana passado fui inserir a chave e novamente voltou a dar os dois bips, desta vez calhou que eu tava a olhar para a "consola" e vi um suposto erro aparecer, mas foi tão tão rápido que só consegui apanhar a palavra "interligacao". Estes erros por algum motivo não ficam registados, pois o carro já foi ligado à máquina na própria marca e não tinha erros :(