Autor Tópico: Problema circuito refrigeração Clio II  (Lida 9519 vezes)

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
Problema circuito refrigeração Clio II
« em: 31 de Março de 2020, 09:53 am »
Bom dia!
Tenho um Clio II com o motor 1.2L 8V que me tem dado algumas dores de cabeça com o sistema de refrigeração.
A questão é que o liquido desaparece, mas sem desaparecer! Olhando para o vaso, ele +- de dois em dois dias está no mínimo, contudo, se eu tirar a tampa do vaso de expansão, ele fica novamente na marca normal. Devo dizer que retirar a tampa é assustador, mesmo estando o carro com o motor frio/gelado, dada a pressão e a força com que o liquido sobe pelo vaso acima. Outra situação estranha, é que a tampa aperta de tal forma sozinha, que, para a desapertar, só com um alicate!
Já sangrei o circuito várias vezes e já comecei por despistar o mais simples (vaso de expansão, tampa do mesmo, termostato, radiador solfagem…), mas neste ponto estou sem ideias, ou melhor, sem uma ideia do que possa ser sem colocar o carro no mecânico para abrir o motor (sempre a resposta do homem); já me falaram na possibilidade da junta, mas, até ver, não tenho óleo na água nem água no óleo. A outra hipótese será o bloco rachado.
Para ser honesto, estou sem saber muito bem o que fazer pelo que agradeço toda e qualquer dica que me possam dar.

Obrigado.

Offline kelly

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sesimbra
  • Garagem : Kangoo 1.9D / Clio 1.2
Re: Problema circuito refrigeração Clio II
« Responder #1 em: 31 de Março de 2020, 10:52 am »
Boas.. parece me sinal de algum componente no circuito estar com entupimento o que dificulta a passagem do liquido de refigeração, provocando vacuo.

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #2 em: 31 de Março de 2020, 11:23 am »
Troca a tampa do depósito de expansão.

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
« Responder #3 em: 31 de Março de 2020, 12:14 pm »
Boas.. parece me sinal de algum componente no circuito estar com entupimento o que dificulta a passagem do liquido de refigeração, provocando vacuo.
Podes começar por aqui.
Um teste de pressão ao sistema para indicar fugas ou obstruções antes de trocar peças.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 31 de Março de 2020, 13:04 pm »
Podes fazer uma limpeza ao circuito de refrigeração, com agua corrente, e verifica se a agua circula correctamente pelas tubagens e pelos radiadores.
Depois disso, sangra o circuito, e subsitui a tampa do vaso de expansão.

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #5 em: 31 de Março de 2020, 13:44 pm »
Muito obrigado pelas dicas, meus senhores.
A limpeza ao circuito já fiz há uns meses, mas também não perco nada por fazer de novo!
A tampa do vaso já a substituí.. duas vezes!
Custa-me mesmo a crer que seja o bloco estalado como já me foi dito uma centena de vezes, pelo que vou novamente fazer uma limpeza ao circuito e voltar a sangrar.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #6 em: 31 de Março de 2020, 15:45 pm »
junta de cabeça queimada, ou uma estaladela na cabeça vs bloco

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #7 em: 31 de Março de 2020, 16:26 pm »
Um pesadelo em termos de mão de obra, certo?
Se se confirmar esse cenário, o que posso esperar em termos de peças, mão de obra… ?

Offline mingos

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
« Responder #8 em: 01 de Abril de 2020, 20:37 pm »
Pergunta mortal a que ninguém pode responder. Depende do que precisar de arranjar e da oficina.
« Última modificação: 02 de Abril de 2020, 08:14 am por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 02 de Abril de 2020, 08:33 am »
Se for só mudar a junta é uma coisa, aproveitar que o motor está aberto e fazer outras reparações mais completas, como facear a cabeça, fazer as cedes das valvulas, etc é outra, alem disso é feito na mesma altura a distribuição.
Depois há o material que vais usar, do mais barato até ao melhor do mercado, são coisas que influenciam o preço.
Na mão de obra, podes fazer tu, não é dificil ou deixar o mecânico fazer. O saber fazer tambem custa. Mais outro factor que influencia o preço.

Se é coisa que tu não consegues fazer, tens mesmo que deixar para o mecânico e mentalizar que vais ter que pagar essa reparação.
Depois, a pergunta que vai surgir na tua cabeça é, reparo ou troco de carro?
A resposta mais racional é repara. A resposta que vai sobressair mais é troca de carro.
Mas pensa no seguinte, se não tens dinheiro para a reparação, que pode custar 300, 400, 700€ ou mais, tens dinheiro para trocar de carro? não! novo muito menos, e um usado é um risco maior, pois não sabes se o que vais comprar não tem uma surpresa maior que essa.
Por isso o mais racional é reparar.
Vão dizer, o carro já é velho! É velho, mas é teu. As reparações/manutenções, são mais baratas que a dos carros novos, sabes o que tens, não há stresses com empréstimos, os impostos e o seguro sobre o carro são mais baratos, etc
São só vantagens em reparar.
Se não tens dinheiro que chegue para reparar já, pelo menos orçamentos podes pedir, em mais que um lado, para teres base de comparação, ver até que ponto é um esforço financeiro e quanto tempo vais demorar para conseguir pagar, vê se te conseguem facilidades de pagamento, ou contrarir um credito para conseguires pagar a reparação.

É fazeres as coisas com os pés bem assentes na terra e vais ver que não é assim tão difícil ;)

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #10 em: 06 de Abril de 2020, 06:47 am »
Bom dia,

Antes de mais, muito obrigado pela vossa ajuda e pelos vossos esclarecimentos.
 Sls a GPL, vender ou trocar este carro está fora de hipótese. Esta situação já se arrasta há uns bons meses e já perdi a conta às vezes que me disseram para o despachar. A questão, é que a menos que eu não tenha mesmo hipótese a nível financeiro de o manter é que poderei considerar isso, ou seja, a venda não será solução, mas antes falta de uma.
A manutenção deste carro, e até reparações mais simples, sou eu que faço, mas neste caso já é algo que me ultrapassa, não só em conhecimento, mas também por não ter nem equipamento nem espaço adequado para tal. A minha ideia passa mesmo por refazer tudo como deve ser, por forma a não ter de me preocupar ou pensar mais nisto; já me falaram em comprar um motor usado, mas acho que acaba por ser um pau de dois bicos.
Neste fim de semana que passou, voltei a fazer uma limpeza ao circuito e a sangrar o dito. Na mesma. O sacana fica sem ar no sistema mas volta a ganhar o dito.
Falaram-me num teste que se faz com um spray e que mede a passagem de gases (ou algo do género) e que permite confirmar ou despistar precisamente este tipo de situação. Confesso que nunca tinha ouvido falar em tal!
Valerá a pena testar isso?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 06 de Abril de 2020, 18:32 pm »
Vê também, se não tens nenhuma fuga de agua pelo radiador da sofagem, é um problema frequente.
O que podes fazer também é com o carro frio, e com o motor a trabalhar, tiras a tampa do vaso de expansão e colocas a mão a tapar a abertura, e vÊ  se notas aumento de pressão ou não.

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #12 em: 07 de Abril de 2020, 07:42 am »
Bom dia,

O radiador foi das primeiras coisas que vi. Em 2017 aconteceu-me isso mesmo e fiquei logo com receio que fosse esse o problema, mas não.
Já fiz esse teste e sim, pressão é mesmo o que não falta. Como é que é possível o carro estar dias parado, com o motor gelado, e mesmo assim ter/ganhar pressão é algo que não consigo compreender.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 07 de Abril de 2020, 21:36 pm »
Atestaste o deposito com ele frio e sem pores o carro a trabalhar ganhou pressão?

Se a frio com o motor a trabalhar o vaso de expansão ganha pressão é porque está a passar compressão para o circuito de refrigeração.

Offline Newt Scamander

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #14 em: 08 de Abril de 2020, 06:56 am »
È precisamente essa a questão. Para teres uma ideia, se eu sangrar agora o sistema e ele ficar sem ar nenhum, daqui a nada ele já o tem de novo. A pressão é tal que a própria tampa aperta sozinha de tal forma que para a tirar só de alicate.